essa noticia acabou de ser publicada aqui na Valinor:
*SPOILERS*
*SPOILERS*
"O pessoal do site Tolkien OnLine fez uma lista interessante de cenas que nós muito possivelmente veremos em O Retorno do Rei. Eles se basearam no livro The Making of The Lord of the Rings, escrito por Brian Sibley e editado pela Houghton Mifflin Company. Para quem não conhece, esse livro traz relatos e imagens dos bastidores da filmagem da trilogia do Anel além de entrevistas com a produção e com os atores. Mas vamos a nossa listinha de cenas prováveis de RdR:
-As Sendas dos Mortos: o autor do livro visitou os construtores de miniaturas e afirma que viu um deles trabalhando no cenário das Sendas. Infelizmente não temos muitos detalhes, mas aparentemente, o cenário vai ter construções destruídas entalhadas em paredes pretas, veremos várias escadas, portas, torres e redomas.
-Os corsários de Umbar, que atacam Gondor no livro, provavelmente apareceram também. Existe um modelo de um dos navios, com muitas armas incluindo arcos, flechas e uma espécie de borda afiada, para cortar as cordas de navios inimigos.
-O Grond, aríete que os Orcs usam no ataque a Minas Tirith, também vai aparecer no filme. Alias, disso já temos fotos, basta clicar aqui.
-As Sammath Naur, as câmaras de fogo na Montanha da Perdição, onde Frodo tem que destruir o Anel, vão aparecer bastante no final do filme. Logicamente, é um cenário com muito fogo, lava e explosões.
-Os Portos Cinzentos, segundo Alan Lee [famoso ilustrador de Tolkien e também envolvido com a produção do filme], terá uma arquitetura similar a Valfenda e Lothlórien [péssima notícia para quem não gostou muito desses cenários]. O ilustrador diz, no entanto, que os prédios serão de pedra ou invés das construções de madeira de Valfenda.
-As Casas de Cura, em Minas Tirith, também vão aparecer no filme. Para lá foram levados os feridos da Batalha dos Campos de Pelennor. E temos boas chances do cenário ser bem parecido com as ilustrações de Alan Lee, um pátio tranqüilo, com gramas e árvores, cercado por arcadas.
-Para a Batalha dos Campos de Pelennor, foram usados 700 cavaleiros, além de centenas de outros soldados... pelo jeito, podemos esperar mais ainda do que vimos no Abismo de Helm."