Olórin of Lórien
Minuano
Eu não acho que esses dois continentes tenham dado origem à América. Acho que a América tenha surgido de continentes novos, criados após a Queda.
Peraí, mas isso está no achismo? Achei que fosse alguma informação oficial.
Isso é oficial Eriadan... está dito no próprio livro que foram criadas novas terras no lugar de Valinor.
Foi mal se falei besteira. Jurava que era algo oficial, porque já li isso umas duas vezes há muito tempo. Talvez eu tenha feito confusão com as memórias que tenho.
Mas se não foi o que houve, o que teria acontecido então aos continente à leste da TM? Prefiro pensar que se afastaram e formaram o meu Brasil!!!!
Mesmo que Tolkien não tenha dito (afinal, por mais que ele tenha descrito à exautão o seu universo, nem tudo o está), pelos mapas que existem fica claro que as terras formadas após a desfiguração do mundo a leste das que já existiam (ou oeste da Terra-Média, considerando que o mundo tornou-se esférico) são, sim, as Américas.
Tipo, não precisa o Tolkien ter escrito pra ver que a Terra-Média e Formenor são a Europa e a Rússia; Romen, Endor e Hither Lands são o restante da Ásia (incluindo Ásia Central, China, Mongólia, Oriente Médio...); Harad, a África; e Hyarmenor, a Antártida.