• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Velho Salgueiro-homem é um Ent?

Para mim, o velho salgueiro é um Huorn.... e nao é violento, apenas uma árvore defendendo seu territorio de quaisquer invasores... mas vale lembrar que ele nao era a unica.. pois no inicio da historia, um dos hobbits conta que as arvores da florestas se movem... e que houve um episodio em que os hobbits cortaram e queimaram varias arvores (nao lembro bem pq) e o lugar onde as queimaram até aqueles dias ainda permanecia uma clareira...

Há um trecho dos HoME ou Cartas que diz categoricamente que o Salgueiro não era um huorn, mas um espírito ocupando a árvore. Vou ver se encontro.

Ringil disse:
Há um trecho dos HoME ou Cartas que diz categoricamente que o Salgueiro não era um huorn, mas um espírito ocupando a árvore. Vou ver se encontro.

Eu tb já vi isso... O velho salgueiro era apenas uma árvore... cheia de mágoas.

Eu tb já vi isso... O velho salgueiro era apenas uma árvore... cheia de mágoas.

Quase... Ele era uma árvore habitada por um daqueles espíritos menores que Tolkien cita em vários lugares que estava cheio de mágoas. :mrgreen:

É bem mais provavel q o homem-salgueiro seja um Huorn.

Ele não poderia ser um Ent, pois como já foi dito eles tinham lingua propria ao contrario dos resmungos do salgueiro. Um huorn pelo q me parece se encaixa perfeitamente na descrição do homem-salgueiro.

Como o Ringil escreveu ali em cima.. Tolkien diz com todas as palavras... O Velho Salgueiro não era um Huorn...

O Velho Salgueiro não era um Huorn...

Também não acredito nesta possibilidade. O livro diz que era apenas um espírito mal, habitando uma árvore... Talvez como Caradhras, a montanha tb tinha vida e não era nada amigável... :?

Quanto a Caradhras, não acho tenha nada nela de especial além de ser especialmente perigosa. Os integrantes da Sociedade culpam Caradhras como se a montanha tivesse tido a intenção de barrá-los, mas isso é só uma personificação, para poder xingar alguém.

mas isso é só uma personificação, para poder xingar alguém.

Mas a montanha não riu deles?... Não lembro muito bem, mas Gandalf diz que Caradhas era muito orgulhoso e que não iria deixá- los passar...me pareceu mais que uma personificação. Deu a entender que a montanha tinha vida... :eek:

Uma montanha animada é um pouco surreal demais. Ela era realmente mais que uma montanha comum, mas não tinha vida, ou espírito. Era má, mas por contaminação. Algum poder dirigiu a neve contra a sociedade. Provavelmente Sauron, para fechar a última passagem livre nas Hithaeglir.

Mas houve exagero. Os risos cruéis que escutaram foi o vento que produziu, passando por entre as pedras. E é uma montanha alta e perigosa em qualquer situação, só ocorreu um agravamento desse perigo.

Ringil disse:
Era má, mas por contaminação. Algum poder dirigiu a neve contra a sociedade. Provavelmente Sauron, para fechar a última passagem livre nas Hithaeglir.

Sauron? Não acredito, pois ele estava a milhares de quilometros. Não é um feito possível a um Maia. A sugestão que o filme dá - de que foi Saruman quem dirigiu a montanha contra a sociedade - é a mais provável, visto que ele não estava tão longe assim. Mas não dá para saber isso exatamente.

O próprio Gandalf aventa a possibilidade de ser Sauron, dizendo que o seu braço cresceu. Não seria impossível, não, considerando o poder de Sauron. Ele não precisava criar uma tempestade, só dirigí-la para onde fosse necessária. A própria dificuldade natural da montanha faria o resto.

Já Saruman eu acho bem mais improvável. Saruman estava limitado por um hroa e estava difundindo o seu poder pesadamente em máquinas e na formação do seu exército. Sauron teria mais vontade sobrando para perseguir a sociedade.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back