• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Operação Lava Jato [Oficial]

Você está dizendo que sem o impeachment essa galera não teria tentado essa anistia? Ou que esforços para barrar a Lava-Jato não existi(ri)am sem a saída da Dilma?
Quem entendia que com Dilma eles não iam conseguir estancar essa sangria eram os próprios articuladores do impeachment. A solução mais fácil era botar o Michel. Isso não é especulação minha, isso é a expressão literal do que vazou. E veja só que coincidência: enquanto essa proposta de anistia tende a passar com o apoio do Planalto, quem é o líder do governo no Congresso, a pessoa mais importante para manobrar o que ocorre no Parlamento a favor do Executivo? O mesmo dos áudios. É juntar dois mais dois, né?

Também não estou insinuando que o governo anterior fosse mais ou menos ético. A intenção de Jucá e companhia podia muito bem ser "vamos entrar pra não sobrar pra gente, só pros nossos adversários", mas é bastante óbvio que foi forte o propósito de impinchar só para salvar a pele de alguns.

A verdade é que esse impeachment teve tantos ingredientes podres que daria um livro. Teve alguns engraçados também, como o povo que dizia que era contra a corrupção, e os ingênuos que realmente acharam isso.

Última edição:
Quem entendia que com Dilma eles não iam conseguir estancar essa sangria eram os próprios articuladores do impeachment. A solução mais fácil era botar o Michel. Isso não é especulação minha, isso é a expressão literal do que vazou. E veja só que coincidência: enquanto essa proposta de anistia tende a passar com o apoio do Planalto, quem é o líder do governo no Congresso, a pessoa mais importante para manobrar o que ocorre no Parlamento a favor do Executivo? O mesmo dos áudios. É juntar dois mais dois, né?

Também não estou insinuando que o governo anterior fosse mais ou menos ético. A intenção de Jucá e companhia podia muito bem ser "vamos entrar pra não sobrar pra gente, só pros nossos adversários", mas é bastante óbvio que foi forte o propósito de impinchar só para salvar a pele de alguns.

A verdade é que esse impeachment teve tantos ingredientes podres que daria um livro. Teve alguns engraçados também, como o povo que dizia que era contra a corrupção, e os ingênuos que realmente acharam isso.

Ok, eu concordo que o impeachment teve uma série de outras motivações que não exclusivamente a vontade de tirar a Dilma por ter incorrido em irresponsabilidade fiscal. Aliás, não tinha como ser diferente, dado que era um julgamento político, e é praticamente tautológico que um julgamento desse tipo estará contaminado por uma série de outras intenções particulares. O meu ponto é: com impeachment ou sem impeachment, o status da corrupção no meio político permanece o mesmo, dado que não houve nenhuma mudança institucional substancial que enseje resultados diferentes. Então sim, obviamente concordo que quem esperava colocar a Dilma e o PT na rua para acabar com a corrupção é iludido e mongolão. Mas também não acho que as tentativas de obstruir a Lava Jato estão ocorrendo apenas porque derrubaram a Dilma, ou que derrubá-la era uma condição necessária para conseguir interferir na operação. Pensar assim é acreditar que o PT era o último bastião que mantinha a operação em pé, e que os políticos petistas tinham intenções muito distintas dos demais em relação à manutenção das investigações. Ilustração de que a coisa não é assim? Basta ver os votos e orientações dos partidos em relação às tão polêmicas medidas contra a corrupção. Ainda não tive tempo para ler direito e me aprofundar na coisa, então não vou emitir opinião sobre o quanto acho que essas medidas podem ou não comprometer a Lava-Jato. Mas uma coisa é nítida: afete ou não, a orientação do PT não parece divergir do PMDB, por exemplo. Os golpeados estão do lado dos golpistas?

Em tempo: se você tiver opiniões sobre esse assunto (o pacote anticorrupção e sua relação com as investigações), elas serão bem-vindas, @Eriadan =)

Palavras de Deltan: "Até o governo Dilma avançou propostas contra a corrupção muito melhores que as que foram aprovadas". Mesmo o PT sendo...o PT.

tumblr_n2k8oaIm4t1ts6q6eo1_500.gif

@Fëanor, meu ponto é: se o próprio Jucá afirmou claramente que tinha que tirar Dilma para conseguir frear a Lava-Jato (ou as acusações contra seu próprio grupo), por que eu, que não estou no bolo doido da política, vou duvidar da conclusão dele? De modo algum o PT é o "bastião da justiça", mas a fala dele leva a crer que, no mínimo, Temer é um aliado muito melhor para esse propósito de atrapalhar as investigações do que ela era. Repare que, ao contrário de Temer, o nome dela praticamente não apareceu nas investigações, e a proposta que ela lançou ao Congresso contra a corrupção (elogiada por juristas) jamais foi votada.

Quanto às "10 medidas contra a corrupção" e as alterações... olha, eu tô evitando opinar sobre esse assunto porque é muita coisa envolvida e eu não estou tão a par. Mas adianto que todos os penalistas respeitáveis que ouvi dizem que o pacote era desastroso, que tinha que ser editado mesmo ou refeito. Inclusive me arrependi de ter assinado. E eu sou plenamente a favor de penalização a juízes e promotores que são irresponsáveis e criam réus sem o embasamento mínimo necessário (as corregedorias e os conselhos de classe são quase sempre corporativistas). Na História, foi quase sempre nesse clima que a sociedade endossou a ideia de dar superpoderes ao Estado: com a existência de alvos de ódio e um ambiente de decadência ou recessão que favorece o desespero por medidas radicais. Isso me preocupa: parece que não vai haver uma tomada autoritária de poder como o golpe de 1964, mas sim que estamos aos poucos abrindo mão de institutos democráticos.

Mas também não sou idiota, é lógico que existe um oportunismo podre dos congressitas nessa história toda.

Última edição:
@Fëanor, meu ponto é: se o próprio Jucá afirmou claramente que tinha que tirar Dilma para conseguir frear a Lava-Jato (ou as acusações contra seu próprio grupo), por que eu, que não estou no bolo doido da política, vou duvidar da conclusão dele?

O ponto não é interferir ou não na Lava-Jato: todos os políticos e partidos afetados gostariam de tirar o seu da reta. Nesse sentido, a mudança de governo pode mudar a balança dos grupos de poder, tentando mudar o direcionamento de alvos específicos - Jucá queria tirar Dilma porque achava que assim seria mais fácil proteger seus interesses no âmbito das investigações, assim como alas opostas à dele e eventuais oponentes de um governo Temer poderiam ser anti-impeachment por entenderem que a mudança os tornaria mais vulneráveis às investigações. Ou seja: apontar o viés desse ou daquele lado em defender seus interesses não muda o fato de que o viés existe. Ele só muda de roupa. Os parlamentares que lá estão "nos representando" são os mesmos, e seus interesses também. A mudança no executivo pode ajudar a mudar o direcionamento do viés, mas não está criando o mesmo, tampouco anulando-o.

E eu sou plenamente a favor de penalização a juízes e promotores que são irresponsáveis e criam réus sem o embasamento mínimo necessário (as corregedorias e os conselhos de classe são quase sempre corporativistas). Na História, foi quase sempre nesse clima que a sociedade endossou a ideia de dar superpoderes ao Estado: com a existência de alvos de ódio e um ambiente de decadência ou recessão que favorece o desespero por medidas radicais. Isso me preocupa: parece que não vai haver uma tomada autoritária de poder como o golpe de 1964, mas sim que estamos aos poucos abrindo mão de institutos democráticos.

Deixa eu aproveitar esse seu ponto e perguntar: atualmente no Brasil não existe nenhuma punição prevista para abusos de autoridade por parte de magistrados? Eu encontrei a lei 4898 de 1965, ainda em vigor, que "Regula o Direito de Representação e o processo de Responsabilidade Administrativa Civil e Penal, nos casos de abuso de autoridade". Essa lei não é suficiente?

Além disso, me parecem problemáticos alguns termos vagos da emenda em proposta: o que configura "exercer atividade político-partidária"? E ser "patentemente desidioso"? Ou ainda, "proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções"?

Por fim, me parece estranho que esse tipo de proposta tenha surgido meio "do nada", sendo que existe um projeto de lei no senado versando exatamente sobre o mesmo assunto.

Naturalmente concordo que precisamos de uma accountability rígida e séria sobre todas as esferas governamentais. Mas fico com um pé e meio atrás quando essas propostas surgem da classe política num momento que parece lhes ser bastante conveniente. Por que essas propostas não surgiram quando aquele juiz deu carteirada na agente de trânsito no Rio, ainda em 2011? Ou quando aquela juiza colocou uma menina de 15 anos na mesma cela que 30 homens, láá em 2007? Talvez porque as demandas políticas possuem maior prioridade do que as demandas públicas.

Romero Jucá, Jacques Vagner, Moreira Franco, Geddel, Michel Temer... é, rapaz, tanta roubalheira iria estourar no atual Governo. Só não esperava que acontecesse tão rápido. Essa Odebrecht

o problema não é governo, é sistemico.
imagina a treta no diretório do PSDB com serra 23 mm x 4 do Alckimin?

Hoje novamente ouço na Rádio sobre uma possível queda do Governo Temer pelo impacto da Lava-Jato, e de uma eleição indireta que elegeria Nelson Jobim.

É melhor que House of Cards essa porra.

melhor apelido da história: Santo.
Esse cara realmente é um santo, como consegue esquivar-se tanto.

Sim. Frases nunca ditas mas compartilhadas por um dos lados como verdadeiras. E agora esse mesmo lado compartilham convicções e teorias sobre a morte do Teori envolvendo Jucás e afins.
Afinal. As ideias só valem enquanto convém, quando não convém mais, segue em frente.

Em qual bolha estão inseridos?

http://blogdosakamoto.blogosfera.uo...eori-mostram-em-qual-bolha-da-rede-voce-esta/

Se em suas timelines de redes sociais e mensagens de WhatsApp aparece apenas que Lula, Dilma e PT derrubaram o avião, você está em uma bolha.

Se aparece apenas que Temer, Jucá, PMDB e PSDB foram os responsáveis por sabotar, você está em outra bolha.

Se você é da minoria em que as duas teorias aparecem mais ou menos por igual, meus pêsames. Sua vida deve ser um inferno.

Não que uma conspiração não seja possível, claro que é. Mas temos que esperar para dizer isso.

O problema é que há tanta gente que já se decidiu por essa opção que elas só aceitarão uma investigação que levar a resultados que vão ao encontro de sua opinião. Ou seja, que foi A ou B que mandou matar.

Última edição:
Para as investigações o certo é evitar a desmobilização da população enquanto não cumprirem o dever. O próximo a sentar na cadeira tem que sentir que já vai ter pressão com reunião grupal de órgãos públicos, associações e da população na sala dele seja na data que o próximo nomeado vier a assumir para continuar o trabalho. É interesse nacional, ou melhor prioridade de segurança nacional.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back