Eagle Warrior disse:
Outra questão é que, se houvesse esse tal exército não seria nenhum problema Théoden o enfrentar por tempo suficiente para dar tempo a Aragorn e Dimhold, pois devemos analisar acima de tudo a tática militar usada (e o fato de que a noite inteira quem resistiu foi a própria Minas Tirith e suas muralhas). Era nascer do sol quando Théoden chegou com seus cavaleiros e é de conhecimento notório que a luz do sol enfraquece orcs, isso sem contar no terror imposto pelas trombetas de Rohan e dos enormes cavalos vindos em suas direções. Dispersar orcs não seria difícil. Isso sem contar que Ar-Mûrazor poderia ter dividido a legião em partes, como é feito em táticas militares, ao invés levá-las à frente de batalha de uma só vez.
Não posso concordar! Os seis mil de Théoden não conseguiriam simplesmente "varrer" os orcs de Mordor! Eles conseguiram afastar os orcs da muralha exterior e faze-los fugir com a união de todos esses factores que referiste, mas assim que se recompusessem, tudo mudaria! Se na batalha real de Pelennor ainda haviam reforços em Anórien, imaginem que houvessem mais reforços orcs do outro lado do rio! Como podem dizer que seis mil ou mesmo os (exageradamente) vinte mil dos Povos Livres conseguiriam derrotar seiscentos mil!
Usaste o nome Ar-Mûrazor. Tenho quase a certeza que é um nome não canónico e que foi criado para o RPG baseado no SdA chamado MERP. Não sei até que ponto é correcto usa-lo numa discussão canónica, mas também não é problema, é só um aparte!
Eagle Warrior disse:
Deve-se antes de discutir tal fato, lembrar que todo espírito Ainür, segundo vontade do próprio Illúvatar, não poderia usar seus dons ou poderes como queiram chamar, mais que uma vez. Uma referência disso é a incapacidade de Yavanna em reviver Telperion e Laurelin, as duas árvores de Valinor, pois ela mesmo diz:
Não creio que seja assim! Acho que o que realmente Yavanna se refere é que existem coisas que exigem simplesmente demasiado e um Vala ou Maia não conseguiria repitir o esforço EM ARDA. Porque se considerarmos os poderes de Ulmo que seriam controlar os mares e tals, ele podia fazer várias coisas mais do que uma vez! Agora, se, por exemplo, ele criasse uma coluna de água gigantesca para afogar toda a Terra Média, então sim, acho que seria um tal esforço que ele só conseguiria efectuar uma vez!... Não sei se fui claro!
Eagle Warrior disse:
Obs.: uma prova da tese de que Sauron teria como repetir seus "grandes feitos" de posse do Um seria o fato de os Valar sequer terem se intrometido na guerra contra ele uma vez que estes temiam o poderio ascendente do Senhor de Mordor, ao fato que o próprio Sauron não imaginava invadir Valinor ou lutar contra seus reis, pois bastaria eles tirarem o Um do dedo de Sauron e tudo acabaria... era um eterno impasse.
Volto a discordar! Sauron desejava, por esta altura, mais vingança do que outra coisa e não podemos prever as suas atitudes de conseguisse subjugar a Terra Média.
Quanto aos Vala não intervirem, acho que não tem nada a ver com medo de Sauron e do seu poder! Mesmo no seu auge, ele nunca conseguiu atingir Melkor, ou pelo menos assim acredito!
Morgoth teve Maiar às suas ordens, teve dragões, lobisomens, vampiros e toda uma parfernália de seres sobres os quais nem voltamos a falar, em parte, acredito, porque Sauron não podia, ou conseguia exercer poder sobre eles!
Os Valar não interviram, penso, porque não está nos desígnios do livre arbítrio de Eru. Ou seja, a qualquer perigo na Terra Média, os Valar não podem aparecer para salvar tudo! Eles não podem/querem/devem (não sei) ser tão "activos" na Terra Média! Eles enviaram os Istari e outras pequenas coisas podem ser notadas, como falei noutro tópico (ou neste, nem sei!
), como as águias que podiam ser ajuda vinda de Manwë ou um nevoeiro numa batalha que não me recordo que poderia ser a ajuda de Ulmo, etc...
Eles ajudaram, mas tal como disseram aos Istari que não deviam usar a força para governar os outros para atingir os objectivos, também eles não deviam aparecer, comandar e acabar com o assunto! É como o exemplo de um pai que deixa o filho andar a primeira vez de bicicleta sem capacete e protecções para ele perceber coisas como dever prestar atenção ao que o pai diz (os Valar talvez desejassem que os Homens do Ocidente voltassem ao "bom caminho" de ouvir os conselhos dos poderes)!
Os povos da Terra Média têm de saber lidar com os seus próprios problemas!
Bem, creio que me alonguei demais, mas espero que tenha conseguido expor satisfatoriamente a minha opinião!
;D
[size=-3]Ai meu exame de matemática!!!
[/size]