Se você acha que falar dos fatores da obra são mais importantes do que discutir a vida do autor, porque não usou o comentário dele como ponte para comentar algo sobre a obra em si?
E sim, para se fazer um estudo da obra do autor é necessário (note que não estou dizendo fundamental) conhecer sobre sua vida também, embora Wilde tenha dito uma vez que "O valor de uma idéia não tem nada a ver com a sinceridade do homem que a expressa". Por isso falar sobre o autor de certa forma é discutir Literatura também.
Isso porque não se pode negar que quando um escritor conta uma história, ele usa seu próprio conhecimento de mundo, o que inclui o modo como ama, como vê as pessoas, seus conceitos de moral, etc. Assim, não dá para separar vida do autor do estudo de sua obra.
Mas se você prefere falar sobre a obra... ok, vamos lá. Por muito tempo achei que Wilde tinha se inspirado em Bosie para criar o Dorian Gray. A questão é que lendo uma biografia de Wilde descobri que ele lançou O Retrato de Dorian Gray após ter conhecido Bosie.
Eu ligava Dorian a Bosie pela questão da inocência que Dorian tinha até conhecer Lord Henry. Achava que na verdade, ao seu modo, Wilde se colocava na pele de Henry (mostrando um novo mundo para Bosie). Sendo essa possibilidade descartada, fico com o que o próprio Wilde disse certa vez:"Basil Hallward é o que penso que sou. Henry Wotton é como as pessoas pensam que sou. Dorian é com gostaria de ser em outra idade."