Pipi, creio eu, que qualquer ateu que questiona qualquer coisa sobre Deus ou religião, o faz na base da hipótese, afim de compreender sua lógica e significados. E, no caso de uma discussão, como é o caso aqui no fórum, o saudável é que não se parta de premissas, seja ela se Deus existe ou não.
Um ateu mesmo não deve questionar baseando-se em Deus, ele deve contra-argumentar. Questionar ou não existência é mais profundo do que apenas me dizer: "Quem criou Deus?". Mesmo assim a discussão continua e meu ponto de vista influência para que os ateus se manifestem assim como os crentes (não no sentido de evangélicos, por favor).
Atacar as 'ações' de Deus é ser anti-Deus e ser anti quer dizer (e admitir) que ele existe, você não pode ser contra uma coisa que não existe. Além do que a primeira retórica que eu postei foi meio vazia mesmo, como uma discussão onde não existem constatações.
Hipóteses são ótimas desde que não fiquem apenas naquilo de: Ele fez, Ele não fez, Ele não existe, etc. Uma discussão acerca das ações divinas ou não deve ir além de acusações e contra-argumentações evasivas. Sem contar que tentar descobrir as origens pode aprofundar mais ainda a discussão. Ou as pessoas apenas querem discutir sobre as linhas tortas?
Para mim não acreditar em Deus é acreditar que o nada pode criar algo.
Abiogênese? Por GOD!
A discussão sobre o nada é uma das coisas mais dificeis que existem. Uma vez tentaram me explicar e até agora não consegui achar uma saída.
Do ponto de vista do nada: As pessoas não enxergam a verdade porque participam de uma mesmo meio. Você se descrever ou descrever alguém não é uma verdade absoluta, pois ambos são do mesmo ambiente. Como um jogo de xadrez onde duas pessoas ficama atentas, mas quem está de fora sempre saca uma jogada a mais.
A mesma coisa pode ser limitada a Deus, talvez ele veja a verdade absoluta, pois não participa de nosso cosmo, consciência, verdades, mentiras, isto é, conceitos criados. Mas se conseguissemos ir para o mesmo plano que ele, poderíamos então julgar sua existência? E a verdade absoluta estaria onde?
Imanência:
■ substantivo feminino
1 qualidade ou estado de imanente
2 Rubrica: filosofia.
qualidade do que pertence à substância ou essência de algo, à sua interioridade, em contraste com a existência, real ou fictícia, de uma dimensão externa
2.1 Rubrica: filosofia.
atributo do que é inerente ao mundo concreto e material, à natureza
3 Derivação: por metonímia. Rubrica: filosofia.
a realidade material, em sua concretude
Acho que seria a primeira parte para 'sacar' Deus.
Eu mesmo tento acreditar.