outra, achei super ridicula a cena do legolas e do gimmli lutando contra os orcs e contando quantos matavam, sei lá, nao imagino que de tempo de ter uma conversa e se preocupar em contar quantos eram, só se desse pra mata-los com uma bolinha de papél...pq na cena demonstrou até que um hobbit sem treinamento poderia matar um orc :/
Mas a contagem de Gimli e Legolas aconteceu mesmo. Está nos livros. Eu acho super divertida a contagem.
É bacana que nessa Batalha Gimli quase morre quando pula sozinho do alto da muralha no meio dos orcs, uruks-hai e homens da TerraParda, quando Aragorn grita para TODOS recuarem para a fortaleza e Gimli não obedece.
Nesse momento Gimli desaparece no livro e só quando a batalha acaba que Aragorn e Legolas reencontram Gimli, que se refugiou nas Cavernas Cintilantes de Aglarond (que o filme não se preocupou em mostrar).
Gimli aparece com a cabeça enfaixada e xingando um orc que tinha uma coleira de aço na garganta o que causou uma rachadura em seu machado, quando Legolas diz a ele que o elfo matou 42, Gimli para de resmungar e grita: "42? Quarenta e trêêêêsss!!!"

Muito divertido.
Eu também imagino que deve ser difícil matar orcs e contá-los, mas dá um desconto vai, eram Gimli e Legolas!
QUanto a outra cena que você comentou... de um hobbit sem treinamento poder matar um orc... não é bem assim...
Sam matou orcs para resgatar Frodo, mas Sam estava com o Anel, e na visão dos orcs ele não era um hobbit, mas uma criatura de grande poder, seu vulto era enorme, os orcs começaram a pensar que se tratava de um grande guerreiro élfico! Não ficou claro no filme, porque Peter Jackson não queria que soubéssemos antecipadamente que Sam estava com o Anel, mas foi isso que ocorreu.
Leia os livros Rob, se você gostou dos filmes, ainda não viu nada, pois os livros conseguem ser ainda mais belos e completos. Na verdade, a obra-prima são os livros, eu vejo os filmes como a propaganda dos livros.