• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Problemas no PC - Ajuda aqui e apenas aqui

• Criador do tópico Criador do tópico DW
  • Data de Criação Data de Criação
Varatar disse:
Eita, não gosto muito disso :)
Mas vá lá ...
Aqui cabe a pergunta "cretina" que sempre faço quando alguém se manifesta contra um pacote pré-compilado: você abre o código-fonte e verifica linha a linha? Ou já parte para a compilação direta (configure/make/make install)? Raramente alguém faz uma verificação, então baixar o binário não faz diferença, principalmente quando você baixa apenas de um repositório em que confia e verifica se o pacote tem a mesma assinatura digital do repositório (é o que o yum faz, ele não deixa eu instalar um pacote que não for capaz de verificar a assinatura, a não ser que eu o force a isso) :)

Erulasto, será que vc podia me ajudar em uma coisinha aqui tmb?
Eu quero aprender a compilar meu kernel direito .;.. :mrgreen:
Uma série de fatores ñ tá me possibilitando fazê-lo corretamente; o que me leva a tomar procedimentos não "usuais" ;;; :tsc:
:ahn?:
Você me lasca uma dessas assim, à queima-roupa, sem eu me preparar? :lol:
Olha, compilar o kernel é um exercício de paciência e testes. O que você tem que ter em mente é o seguinte: o sistema de arquivos usado (ext2, ext3, xfs, reiserfs...) e o tipo de disco (IDE, SCSI, ...) não devem ser compilados como módulo. Se você não tem um disco SCSI, pode optar por não compilar esse driver e deixar seu kernel mais enxuto (o mesmo vale para sistemas de arquivos que você utilize).

Verifique todos os componentes que sua máquina possui e qual o módulo mais adequado para ele. Decida se você quer que seja parte do kernel (mais rápido) ou um módulo carregável (economiza memória). Não coloque tudo como parte do kernel, ele vai virar um monstro. Cuidado para não deixar componentes de fora que sejam vitais, como sistemas de arquivos :)

Como você não disse a distro ou a série do kernel (2.4/2.6), sugiro que dê uma olhada nesses dois artigos, cada um cobre uma versão do kernel (existem algumas mudanças):
http://www.linuxdicas.com.br/tutoriais1/compilar_kernel.htm
http://brunotorres.net/2004/03/13/compilar-kernel26

Não se esqueça de usar um nome diferente do kernel atual de sua máquina. Muita gente comete a asneira de sobrescrever a bzImage do kernel atual e a máquina não reboota (principalmente quando compilam a mesma versão do kernel que está em funcionamento). Isso vai permitir que você inicie a máquina e repita o processo.

E uma dica que geralmente não vem nos tutoriais: na dúvida, não mude a configuração :)

Se tiver alguma dúvida mais específica, se eu não souber já sei a quem recorrer: o pessoal que cuida da cadeira "Kernel do Linux" na especialização... Minha área é mais o gerenciamento de sistemas e serviços de rede, mas eles me respondem rápido.

Erulasto, vc tocou no ponto ... sistema de arquivos e tipo de disco. É justamente onde eu estava tendo problemas. Então quer dizer q eu devo compilálos como buit in e não como módulos?

Os meus discos são todos Serial ATA, sempre opto por reiserfs. Minha distro é o Slack 10.1 e minha plataforma é AMD64.

Todo o problema começa por causa do mkinitrd. Eu não sei fazê-lo direitoo, na verdade. Mas tudo bem .. eu vou ter paciência, qualquer problema eu posto aqui.

Valew, cara

Se compilar os componentes necessários para inicializar o sistema não como módulos, mas como parte do kernel, não precisa initrd.

No entanto, para gerar um initrd aqui, eu simplesmente usei o programa mkinitrd. E tudo funcionou.

Cildraemoth disse:
Se compilar os componentes necessários para inicializar o sistema não como módulos, mas como parte do kernel, não precisa initrd.

No entanto, para gerar um initrd aqui, eu simplesmente usei o programa mkinitrd. E tudo funcionou.
Cada manual que eu encontro me sugere diferentes parâmetros pra usar o mkinitrd. :tsc:

Cildraemoth disse:
Não ter flash é a solução. :-)

Devido a incompatibilidades técnicas[0], estou sem plugin flash faz algumas semanas. Minha experiência de navegação na internet se tornou muito mais prazerosa.

Mas, se você realmente quiser ver anúncios animados com áudio, já tentou ir no site da Macromedia e tentar instalar manualmente da lá?.

Já sim. Mas eu descobri o que é. Quem tem o Adblock instalado no Firefox, tem que desabilitar a opção Obj-Tabs, se nao o flash 8 nao funciona.

Varatar disse:
Cada manual que eu encontro me sugere diferentes parâmetros pra usar o mkinitrd. :tsc:

Rode sem argumentos:

mkinitrd -o <arquivo-destino> <versão>

onde <versão> é exatamente a versão do kernel para qual gerar o mkinitrd.

Cildraemoth disse:
Rode sem argumentos:

mkinitrd -o <arquivo-destino> <versão>

onde <versão> é exatamente a versão do kernel para qual gerar o mkinitrd.
Ué, mas e os módulos que eu quero carregar?
Alguns manuais dizem tmb que é necessário colocar o sistema de arquivos como parâmetro ...

Se os módulos já estão no kernel, não precisa especificar. Se você quer carregar módulos no initrd, você pode usar os parâmetros "--preload=modulo" e "--with=modulo" tantas vezes quantas forem necessárias. A diferença é que o primeiro carrega o módulo especificado antes de qualquer módulo SCSI e o segundo, obviamente, depois :)

Lembrando que SATA é visto como um dispositivo SCSI em Linux.

SOCORRO

Me aconteceu algo bem desagradável: meu mouse não é mais reconhecido pelo computador. Uso Win XP SP2 e Intellimouse Explorer 3.0, comprado em julho de 2002. É até hoje um dos melhores mouses. Até pouco tempo atrás, se ele não fosse reconhecido em uma das portas USB era só tentar outra entrada que a luz vermelha acendia na hora. Ontem ele estava aqui, conectado numa das portas, quando eu o removo para plugar um cabo USB de dados do meu celular. Além de não ter dado certo na hora a transferencia que eu tava querendo, meu mouse não ligou mais quando eu conectei em porta alguma.

Detalhe talvez importante: a uns dias eu instalei um segundo mouse, ps2, sem fio, que requer driver, deixando os dois funcionando paralelamente. Desde que esse segundo mouse está ligado, eu não havia removido o primeiro (o bom, que tá dando problema) da entrada USB que ele estava. Foi só tirar que jamais religou. Digo isso pois uma vez, a um tempo atrás, em que eu tirei meu bom mouse daqui pra testar um outro optico, de marca mais fraca, ao reconectar o intelli ele ficou todo errado: desconfigurado, acelerado e inclusive mudou a tela de configurações de mouse, do painel de controle. Falaram que isso era culpa do registry, que quando colocamos um outro mouse, ele se modifica todo.

Já tentei instalar o driver novamente... nada. não sei nem se é driver, mas é aquele programinha em CD que acompanha a embalagem do mouse, o Intellipoint 4.1. De nada adiantou.

Existe algo que eu possa fazer?
Grato!

Última edição:
Desinstala o driver e qualquer outro programa que o seu outro mouse tenha instalado.

Quando vc pluga o seu mouse USB ele nem acende a luz? Quando vc pluga qualquer outra coisa no seu USB da certo ou é só o mouse que não funciona neles?

ERA só o mouse. Quando eu acordei ele tava aqui, funcionando. Quem o ligou com sucesso foi meu primo que entende menos do que eu. Curiosamente, o botão lateral que serve, entre outras coisas, para 'voltar' deixou de funcionar.
Que estranho rapaz!
Mesmo assim obrigado.

Desde que eu tirei meu mouse MS Intellimouse Explorer 3.0 da entrada USB dele para instalar o modem USB, ao recolocar, ele não ligou mais. Então, depois de um momento de sorte, ele reconheceu, tá funcionando, mas aparentemente sem driver. Os botões laterais e o botão da rodinha (o botão sob ela, não a própria roda) estão desativados.
Ao iniciar o computador, isso me aparece, nesta ordem:
http://i2.photobucket.com/albums/y29/darossa/assist1.jpg
http://i2.photobucket.com/albums/y29/darossa/assist2.jpg
http://i2.photobucket.com/albums/y29/darossa/assist3.jpg
http://i2.photobucket.com/albums/y29/darossa/assist4.jpg

E realmente não sei o que fazer. Tenho o setup do programa que vinha em CD com o mouse, o IP4_12PtbALLMsi.exe, intellipoint 4.0, e também baixei o IP5_3Ptb.exe, versão 5.0, essa ultima não contendo o modelo do meu mouse, que é o explorer 3.0, tendo somente o 4.0.

Alguém dá 1 luz ae? :D

O problema é que ele já fez isso...

Isso parece conflito de hardware...Você tentou voltar a configuração anterior e ver se funciona? Tnetou ligar o mouse em outra porta USB disponível?

Pronto, amigos, resolvido, sabe como? O mouse é temperamental.. não tava querendo reconhecer ao conectar na entrada USB.... depois de 1 dia ele quis!

Agora o lance é esse aqui oh:

iconeschatos.jpg

Vêem a imagem? Quando eu mudei de adsl da Brt para Virtua, pedi que o modem fosse instalado em USB e não na placa de rede. Ok. Desliguei o modem Dlink 500g da BrT, mas permanece o ícone destacado mais à direita, que se chama "remover hardware com segurança". Ao ver, se trata justamente do novo modem motorola que me conecto ao Virtua, é cable. Por que apareceu esse 'remover hardware com segurança'?

O da direita também aparece com meu modem USB da BrT e volta e meia uma das minhas irmãs inventa de clicar lá para saber o que é - e lá vai trabalho para reinstalar tudo. Eu também gostaria de saber da solução.

O da esquerda indica que a conexão da placa não está funcionando, porque você desconectou o modem. Vá em Painel de Controle -> Conexões de Rede, clique nela com o botão direito e a desative, o ícone deve desaparecer.

Nunca usei nenhum adaptador de rede USB no windows (e o modem nada mais é que isso, do ponto de vista do SO). Mas é o mesmo ícone que aparece quando se conecta um pen drive. Serve para desconectar o disco de maneira segura, garantindo que todos os dados realmente foram gravados e que ele não está mais sendo usado.

No caso, deve servir para a mesma coisa. Se você quisesse remover o modem da porta USB, deveria clicar ali antes e usar o comando para permitir ao windows parar de usar o dispositivo para só então você poder desconectá-lo fisicamente.

Como não parece ser o caso, ignore o ícone. Mesmo porque não sei se é possível não o mostrar. Talvez alguma opção nas configurações do adaptador de rede do modem.

Tenho um pequeno grande problema aqui... há algum tempo um spyware atacou o Registro do Windows e quando fui deletar o miserável, parece que levei uma chave importante junto e o Windows parou de iniciar. Daí mamãe instalou o XP por cima e voltou a funcionar.

Porém, parece que o mardito agora não reconhece minha placa de vídeo (nem aparece "Adaptador de vídeo" no Gerenciador de Dispositivos) e usa um driver padrão, que não se dá bem com o DirectX e faz com que a tela tremule na rolagem, 99% dos jogos não funcionem e eu não consiga reproduzir DVD. Se alguém puder me dar uma ajuda, agradeço muito. Já estou quase para formatar o disco.

A placa é nVidia GeForce FX 5200 128Mb. O S.O. é Windows XP Professional SP2, o PC é Athlon XP 2600+ com 512Mb de RAM DDR 333 e HD 80Gb, CD-RW e DVD-RAM LG, placa-mãe Asus.

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back