Erulasto
Equipe Valinor
Aqui cabe a pergunta "cretina" que sempre faço quando alguém se manifesta contra um pacote pré-compilado: você abre o código-fonte e verifica linha a linha? Ou já parte para a compilação direta (configure/make/make install)? Raramente alguém faz uma verificação, então baixar o binário não faz diferença, principalmente quando você baixa apenas de um repositório em que confia e verifica se o pacote tem a mesma assinatura digital do repositório (é o que o yum faz, ele não deixa eu instalar um pacote que não for capaz de verificar a assinatura, a não ser que eu o force a isso)Varatar disse:Eita, não gosto muito disso
Mas vá lá ...
Erulasto, será que vc podia me ajudar em uma coisinha aqui tmb?
Eu quero aprender a compilar meu kernel direito .;..
Uma série de fatores ñ tá me possibilitando fazê-lo corretamente; o que me leva a tomar procedimentos não "usuais" ;;;
Você me lasca uma dessas assim, à queima-roupa, sem eu me preparar?
Olha, compilar o kernel é um exercício de paciência e testes. O que você tem que ter em mente é o seguinte: o sistema de arquivos usado (ext2, ext3, xfs, reiserfs...) e o tipo de disco (IDE, SCSI, ...) não devem ser compilados como módulo. Se você não tem um disco SCSI, pode optar por não compilar esse driver e deixar seu kernel mais enxuto (o mesmo vale para sistemas de arquivos que você utilize).
Verifique todos os componentes que sua máquina possui e qual o módulo mais adequado para ele. Decida se você quer que seja parte do kernel (mais rápido) ou um módulo carregável (economiza memória). Não coloque tudo como parte do kernel, ele vai virar um monstro. Cuidado para não deixar componentes de fora que sejam vitais, como sistemas de arquivos
Como você não disse a distro ou a série do kernel (2.4/2.6), sugiro que dê uma olhada nesses dois artigos, cada um cobre uma versão do kernel (existem algumas mudanças):
http://www.linuxdicas.com.br/tutoriais1/compilar_kernel.htm
http://brunotorres.net/2004/03/13/compilar-kernel26
Não se esqueça de usar um nome diferente do kernel atual de sua máquina. Muita gente comete a asneira de sobrescrever a bzImage do kernel atual e a máquina não reboota (principalmente quando compilam a mesma versão do kernel que está em funcionamento). Isso vai permitir que você inicie a máquina e repita o processo.
E uma dica que geralmente não vem nos tutoriais: na dúvida, não mude a configuração
Se tiver alguma dúvida mais específica, se eu não souber já sei a quem recorrer: o pessoal que cuida da cadeira "Kernel do Linux" na especialização... Minha área é mais o gerenciamento de sistemas e serviços de rede, mas eles me respondem rápido.