• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o tamanho da Terra-média?

• Criador do tópico Criador do tópico Sano
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Qual é o tamanho da Terra média?

Eriadorion disse:
Eu sei. Leia meu post com atenção:

Eriadorion disse:
Post Original de Eriadorion
Com ela [Beleriand], acho que superava o tamanho da Ásia. Sem [Beleriand], talvez o da África.

:oops:
É que eu entendi errado. Acehi que fosse um erro de ortografia. Tipo:
"superava o tamanho da Ásia. Sim, talvez o da África"

Disculpaaa :oops:

É do tamanho do Antigo mundo conhecido pelos gregos e romanos que inclui a Europa parte da Ásia e o norte da África. Quanto às partes desconhecidas devem ser equivalentes às do nosso mundo.

Foi exatamente o que falei em TODO o meu post ^^
Mas a diferença é que eu expliquei coisa por coisa COMO eu cheguei à conclusão de que Arda é de tamanho praticamente igual ao nosso mundo.

Sim mas quando eu li algo sobre pangéia esqueci do resto e postei. Créditos a você então Witch king.

Obrigado =D
Fiquei aproximadamente 2 meses só pesquisando isso... num foi fácil não, hehe... foi um Atlas em uma mão, na otra um livro de história, os mapas de Tolkien na mesa e os livros SdA debaixo do braço...

Só uma coisa, Pangea no caso inclui a América, não?
E a América não faz parte da TM, nem a Oceania.

Tirando isso Tolkien afirma que Arda é a Terra em um passado "mítico".

Ele apenas pensou em pangea, não significa q ele tenha postado de acordo com isso.
E se a terra média é o passado mítico da europa, e o nosso passado místico? Já pensou se o tolkien fizesse uma história pensando no brasil?:D:D:D

Pensando bem, os Europeus classificavam a América como um mundo novo onde todos vivem melhor... podemos considerar isso e identificar a América como Valinor, talvez...
Porém ao descobrirem a Oceania, viram q era um mundo novo, um verdadeiro paraíso, o Novíssimo Mundo onde todos poderiam viver em paz e ordem... podemos classificar a Oceania também como Valinor...
Nesse empasse temos América vs. Oceania, ou talvez, os dois continentes unidos, pois se juntarmos as idéias da descoberta da América e da descoberta da Oceania podemos chegar à descrição de um paraíso, e Valinor era uma espécie de Paraíso... mas as Ilhas da Indonésia podem ser identificadas... basta olhar as pequenas ilhas q ficam a sudeste, sul e Nordeste de Mordor, que juntando tudo é um grande arquipélago... podemos ter aí nossa Indonésia.

Agora há também outra idéia: "Só uma coisa, Pangea no caso inclui a América, não?
E a América não faz parte da TM, nem a Oceania."
Bem, em parte você está certo, porém na época do Pangéia a América não era única, mas estava separada... a américa central era uma ilha, a américa do norte ficava acima da Europa e a América do Sul ficava a sudoeste da Europa/Ásia... a Oceania ficava apenas a parte da Austrália ligada ao continente, ligada com a Índia e com a Ásia, ao Sul do continente, e as ilhas da Oceania ficavam dispostas na costa marítima de toda a Ásia. Procurarei um mapa do Pangéia e farei um esquema para todos entenderem melhor.
Mas uma coisa eu concordo: Tolkien foi um gênio de pensar em um passado tão distante onde nenhum outro escritor se aventurou a construir suas histórias. Por isso ele é meu ídolo, meu Mestre =D

Última edição:

<_Witch King_> disse:
Pensando bem, os Europeus classificavam a América como um mundo novo onde todos vivem melhor... podemos considerar isso e identificar a América como Valinor, talvez...

Só fazendo uma correção, os europeus nunca viram a América como um novo mundo MELHOR de se viver, e sim como uma colônia de exploração e um lugar para onde podiam mandar as pessoas que estavam fazendo infortunio em suas cidades. Não creio que a América {ou mesmo a Oceania mais tarde} pudesse ser tratada como Valinor, vejo Valinor mais como um lugar feito o Jardin do Éden {lembrando-se que Tolkien era católico}.

E sobre o tamanho da Terra Média, eu creio que ele tenha se baseado realmente nas medidas do "velho mundo" europeu, pois se olharmos um mapa da Terra média {e tivermos um pouco de imaginação} conseguiremos perceber uma certa semelhança nos contornos e na unidade geográfica.

Ankaladar disse:
Só fazendo uma correção, os europeus nunca viram a América como um novo mundo MELHOR de se viver, e sim como uma colônia de exploração e um lugar para onde podiam mandar as pessoas que estavam fazendo infortunio em suas cidades. Não creio que a América {ou mesmo a Oceania mais tarde} pudesse ser tratada como Valinor, vejo Valinor mais como um lugar feito o Jardin do Éden {lembrando-se que Tolkien era católico}.

E sobre o tamanho da Terra Média, eu creio que ele tenha se baseado realmente nas medidas do "velho mundo" europeu, pois se olharmos um mapa da Terra média {e tivermos um pouco de imaginação} conseguiremos perceber uma certa semelhança nos contornos e na unidade geográfica.

Em Parte você está certo, porém os Ingleses viram a América como um mundo novo com maiores oportunidades de vida melhor. Alguns poetas ingleses chegavam a citar em seus versos que a América era o Jardim do Éden dado de bandeja para os ingleses. Os que enchergaram a América apenas como uma colônia foram os espanhóis, portugueses, holandeses e esses outros colonizadores.
Mas concordo com a afirmação de que Valinor seria um Jardim do Éden, mas como abri um leque de chances, também levantei a chance de Valinor não ter nada a ver com Oceania ou com a América, pois no Pangéia a organização dos continentes não é como conhecemos hoje... para você ter uma idéia, no Pangéia, a Europa se colocava de maneira que Portugal passava pela linha do Equador e que a península itálica se situava a leste, dobrada, fazendo ligação com a Ásia, enquanto a parte européia da Rússia se situava tombada para a direita a extremo norte. A Ásia ficava em diagonal. Portugal fazia fronteira com a América do Sul e o Golfo do México se encaichava na parte que hoje é o atual norte europeu. A face do mundo mudou bastante até chegar nesse ponto que vemos hoje.

E se você olhar apenas a parte dos reinos de Rohan e Gondor, realmente, pois é a parte atual Europa, porém se você for para outras regiões verá outras formas de relevo, como Harad, que é dito que é uma terra quente e inóspita. Lembre-se sempre de que não havia apenas, em SdA, Mordor, Gondor, Rohan, Isengar, Lothlórien e o Condado, devemos nos lembrar de todos os povos da TM, inclusive os reforços de Sauron, como os Homens de Rhûn de os Haradrin. Quando tiver a oportunidade, leia a descrição que Tolkien faz dos Haradrin e dos Homens de Rhûn que você verá imensas semelhança de Haradrin/Africanos e dos Homens de Rhûn/Asiáticos (indianos, chineses e japoneses).
Tolkien trabalhou uma escala maior, uma escala de planeta, e não de apenas um continente, lembrem-se sempre disso. Só para completar, raciocine um pouco: se é dito que Sauron subjulgou com exeção de Gondor , Rohan e os Elfos, todos os povos da TM, então Tolkien trabalhou com uma escala que poderia envolver dezenas de nações, e para tanto território seria preciso enchergar um todo, onde viveriam tantos homens? E os Olifantes, são gigantescos, como eles viveriam em apenas uma beradinha do continente? A escala de Tolkien trabalhava a TM mais como mundo do que como mundo Conhecido.

Última edição:

<_Witch King_> disse:
Em Parte você está certo, porém os Ingleses viram a América como um mundo novo com maiores oportunidades de vida melhor. Alguns poetas ingleses chegavam a citar em seus versos que a América era o Jardim do Éden dado de bandeja para os ingleses. Os que enchergaram a América apenas como uma colônia foram os espanhóis, portugueses, holandeses e esses outros colonizadores.

Epa, os Ingleses viam apenas a America do norte desse jeito, assim como os franceses (Quebec). E os colonos ingleses da Amercia d Norte eram em geral pessoas fugindo das persiguisões que ocorriam na Europa (como os calvinistas).
Veja o caso da Jamaica, colonia inglesa cuja populãção branca (de origem bristancia) é um minoria muito pequena.

Ei Witch king, tira os chineses e japoneses, tem Huno Tártaro-mongol de sobra pra ser reforço de Sauron. Vou postar um mapa da Dúvendor:
Mapas_Era6_Sol.jpg

Última edição:

Agora quem tiver curiosidade, faça uma comparação com o Pangéia... verão que as semelhanças são berrantes, o que reforça ainda mais a tese de que Tolkien conta uma história dos primórdios do mundo em que vivemos, e como disse o Deriel (o Tilkien disfarçado) conta assim a verdadeira face dos Mitos que conhecemos que chegaram a nossos ouvidos de maneira distorcida, uma Mitologia dos Mitos.

Notem na parte do mapa de Re-United Kingdom... é cmo se as penínsulas européia tivessem se unido ao continente e ele tivesse sido virado de maneira que a Espanha ficou pro norte e a Rússia para o Sul. Harad, Mordor e Rhûn fazem um formato parecido com uma ásia primitiva... já em Far harad, é claro a semelhança com a nossa África. E Tolkien não se esqueceu da Ámérica, Olhem Sunlands, a semelhança é claríssima com a América. Comparem com o Pangéia quando ele começou a se dividir, e "vualá!", temos praticamente... Arda.
Calimbadil, muitíssimo obrigado por postar esse mapa, facilitou muito o serviço ^^

Mas esse mapa foi feito quando Valinor já tinha se afastado de arda, certo? Então Valinor não foi a América, certo?
E Mordor virou a Austrália? Olhem as Dark Lands na parte de baixo no mapa...Tem até um deserto que nem o da austrália...
E esse mapa tem semelhança não só com pangea, mas também com nosso mapa atual. Na verdade, tem mais semelhanças com agora q com pangea...

Última edição:

Sano disse:
Mas esse mapa foi feito quando Valinor já tinha se afastado de arda, certo? Então Valinor não foi a América, certo?

Aman nunca foi a América não. Aman saiu dos círculos do mundo em meados da Segunda Era

Sano disse:
E Mordor virou a Austrália? Olhem as Dark Lands na parte de baixo no mapa...Tem até um deserto que nem o da austrália...

Nope, Mordor estaria mais ou menos no que hoje são os balcãs. Mais ou menos.

Sano disse:
E esse mapa tem semelhança não só com pangea, mas também com nosso mapa atual. Na verdade, tem mais semelhanças com agora q com pangea...

Ué, qual a surpresa? Estamos no mesmo planeta, só alguns milhares de anos depois do SdA :yep:

As coisas não eram assim tão exatas... o próprio Tolkien falou que a geografia era um problema pra tese do "passado alternativo". Mas, tomando como base que o Condado seria a Inglaterra, temos algo aproximado com o mapa em anexo

Anexos

• M-e_Euro.webp
    M-e_Euro.webp
    57,8 KB · Visualizações: 53
Dá pra ver melhor nesse outro mapa da Dúvendor: (demorei pra anexar)

Anexos

• MPTM.webp
    MPTM.webp
    79,9 KB · Visualizações: 40
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back