• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o tamanho da Terra-média?

• Criador do tópico Criador do tópico Sano
  • Data de Criação Data de Criação
A cho que essa richa inglaterra França só aconteceu no tempo de napoleão. os dois paises lutaram como aliados nas guerras mundiais, ambos fazem parte da Otan, etc. Acho que atualmente a unica coisa que separa os dois são o fato de a iglaterra apoiar sempre o EUA e a França ser um pouco mais pacifista...

Capitão Nemo disse:
A cho que essa richa inglaterra França só aconteceu no tempo de napoleão. os dois paises lutaram como aliados nas guerras mundiais, ambos fazem parte da Otan, etc. Acho que atualmente a unica coisa que separa os dois são o fato de a iglaterra apoiar sempre o EUA e a França ser um pouco mais pacifista...

Até hoje em dia existe essa rixa sim entre franceses e ingleses. Toca a Marselhesa, o hino da França, na frente de um inglês pra você ver... :roll:

Capitão Nemo disse:

Já ouviu falar na Guerra dos 100 Anos? Adivinha quem eram os paises em guerra?

Essa briga é bem antiga e até hoje é um "passatempo" inglês tirar sarro dos franceses e vice-versa. O fato de terem lutado juntos nas Grandes Guerras modernas na verdade só piorou pq os ingleses dizem que os franceses precisaram deles pra não serem chutados do mapa! (Aliás os americanos adotaram muito isso também e adoram sacanear os franceses).

Guerra dos 100 anos... Duração: 116 anos.

Mesmo assim... Foram em média se contarmos de forma corrida 4 anos de trégua, sem nenhum tipo de ataque!

Enfim... Foi a guerra dos 112 anos! :obiggraz:

Essa rivalidade Francesa-Inglesa é mais como uma rivalidade Brasil-Argentina, ou Elfos-Anões, EUA-Rússia (após o fim da URSS)...
Tenho certeza absoluta que os Alemães foram retratados por Tokien: só não sei dizer ao certo se foi como o povo de Rohan, pois os Germanos tinham cavaleiros exelentes, ou se foi mais como Mordor, devido a Primeira Guerra.

<as podem nter certeza que ele botou Isengard perto de alguma potência da época dele, pois nakela época desmatavam sem motivo nenhum, etc. e tolkien odiava isso, pois gostava das árvores, e ateh demonstrou isso qdo sam olhou no espelho de galadriel, e tb imaginou que a natureza pudesse se levantar para ir contra os desmatadores, e o exemplo disso foi os Ents destruindo Isengard.

Sano disse:
<as podem nter certeza que ele botou Isengard perto de alguma potência da época dele, pois nakela época desmatavam sem motivo nenhum, etc. e tolkien odiava isso, pois gostava das árvores, e ateh demonstrou isso qdo sam olhou no espelho de galadriel, e tb imaginou que a natureza pudesse se levantar para ir contra os desmatadores, e o exemplo disso foi os Ents destruindo Isengard.

Olha só, Sano, o que você disse tá certo, mas não relacionado a uma "potência", porquê como o próprio Tolkien disse diversas vezes, o SdA não tem conotação com a 1ª ou a 2ª Grande Guerra, ou nenhuma conotação política, apesar de parecer muito com essas guerras em algumas partes. Eu dei uma procurada aqui em casa e achei a afirmação do apego de Tolkien à natureza no Prefácio do Sociedade do Anel (aqui em casa eu tenho os três livros separados, pela editora Martins Fontes, e isso que vou reproduzir aqui tá na página 16, parte do último parágrafo do Prefácio): "... algumas pessoas supuseram que "O expurgo do Condado" [Sam o viu no Espelho também] reflete a situação da Inglaterra na época em que eu terminava minha história. Isso não é verdade. Esse capítulo é uma parte essencial do enredo, previsto desde o inécio, embora neste episódio tenha sido modificado pelo modo como o caráter de Saruman se configura na história, sem, é preciso que eu diga, qualquer significado alegórico ou referência política de qualquer tipo. Ele tem de afato alguma base na experiência, embora pequena (a situaçãoeconômica era totalmente difeente), e muito anterior. O lugar em que vivi na infância estqava sendo lamentavelmente destruído antes que eu completasse dez anos (...)".

Vale lembrar que França e inglaterra já foram um povo unido culturalmente, durante a centralização dos estados, havia a bretanha insular (Inglaterra) e a bretanha armoricana(França).
E Witch king, a rivalidade é bem Brasil e Argentina mesmo, não EUA-URSS que estavam em conflito indireto mesmo.

Calimbadil, eu disse a rivalidade EUA e RÚSSIA, a atual, não URSS.

Bom, gente... EUREKA!
Achei finalmente a maior chance de onde seja a Mordor!
Ao olhar o mapa da TM, observei q se vc olar bem, Gondor e Rohan se situam na França, portanto, se vc descer, estará descendo até a península ibérica... e logo após os alpeninos, lá está Mordor! É isso, tão simples: MORDOR é ESPANHA! Península Ibérica! Basta abrir no mapa do final do livro e girá-lo de maneira que Rhûn fique a Sul, pra baixo. Vocês verão claramente a Europa.

Ahn... eu ainda prefiro acreditar que Mordor seja onde Tolkien falou e pronto =]

O que vocês também não podem esquecer é que Tolkien situa o final da Terceira Era e o início da Quarta Era coincidentemente à época do começo da escrita, ou seja, ainda na pré-história. Portanto jogar isso pra civilizações atuais é meio forçação :yep:

Eu não acho que é meio forçação, afinal, o mundo apenas mudou de lugar, não de forma... a única forma alterada foram as alturas das montanhas e algumas erosões, kannyons, etc... mas a base total, a que está desde os primórdios sobre as Placas Tectônicas continua o mesmo mundo, portanto, não seria forçação trazer isto par atempos modernos. É apenas uma questão de, hmmm... curiosidade de tolkiano-maníacos :D

Mas se isso for verdade, nós descenderíamos de Mordorianos, afinal, Portugal também fica na penísnsula Ibérica...:(

Nós vírgula! Eu não. Se Mordor fosse na Península Ibérica, eu seria de Gondor.

E eu ainda prefiro acreditar que Mordor fica onde hoje é o Mar Negro. Mesmo porque, onde ficaria Harad nessa situação? No Atlântico?

<_Witch King_> disse:
Eu não acho que é meio forçação, afinal, o mundo apenas mudou de lugar, não de forma... a única forma alterada foram as alturas das montanhas e algumas erosões, kannyons, etc... mas a base total, a que está desde os primórdios sobre as Placas Tectônicas continua o mesmo mundo, portanto, não seria forçação trazer isto par atempos modernos. É apenas uma questão de, hmmm... curiosidade de tolkiano-maníacos :D
Mas Mordor é a leste do Condado e de Gondor e a Pen. Ibérica é o Sudoeste da Europa. O Oeste da TM (sem falar de Valinor) sempre esteve associado aos Povos Livres. É do Leste que vêm os problemas...

==
Independente disso, qual o problema em descender de Mordor, Sano? Eles apenas eram incompreendidos... :mrgreen:

Com certeza, incompreendidos em suas destruições em massa, no fundo eles só queriam o bem...[/sarcasmo]

Mas o Sudeste do Condade é, na cartografia do nosso mundo atual, Leste da Europa... EXTREMO Oeste, ou seja, Península Ibérica. E a respeito de descendermos de Mordonianos, eu não tenho essa idéia, afinal, quando Sauron foi finalmente destruido com o Anel, Mordor ficou desabitada... séculos após o fim da Guerra do Anel, provavelmente, os povos humanos, possivelmente de Gondor mesmo, ou os Haradrin, podem ter ocupado as terras da Mordor de outrora. Ou mesmo uma missigenação do povo Haradrin com o povo de Gondor, pois, afinal, o povo Ibérico é uma mistura africana-européia, comprovado geograficamente e históricamente.

P.s.: Nos enganamos... a região da França tem em seus domínios Rohan... Gondor seria mais como o Leste espanhol. Como eu falei, peguem o mapa e deixe o nome "Rhûn" de cabeça pra baixo que você verá CLARAMENTE a Europa. Façam o teste :D

De novo, não precisamos supor onde as coisas eram, Tolkien nos diz:

Carta #254 disse:
If Hobbiton and Rivendell are taken (as intended) to be at about the latitude of Oxford, then Minas Tirith, 600 miles south, is at about the latitude of Florence. The Mouths of Anduin and the ancient city of Pelargir are at about the latitude of ancient Troy.

Eu nunca li as cartas...
Fala alguma coisa das américas?
Seriam elas o correspondente a Valinor?

Deriel, vc me fez ter minhas teorias por água abaixo.... nossa... pirei agora... eu realmente acreditava que Mordor se localizava na Península Ibérica...

<_Witch King_> disse:
E a respeito de descendermos de Mordonianos, eu não tenho essa idéia, afinal, quando Sauron foi finalmente destruido com o Anel, Mordor ficou desabitada.

Não ficou não. Aragorn, quando foi coroado, doou as terras do Nurn para os (ex-)escravos de Sauron, que já viviam lá.

Agora essa história de descendermos dos povos das várias regiões da Terra-Média é um pouco forçada, não?

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back