Clara
Perplecta
Dá uma olhada aqui:
![]()
Prefeitura decreta ponto facultativo durante o Carnaval | Folha de Londrina
Na semana passada, o prefeito Tiago Amaral (PSD) havia suspendido o feriado de Carnaval, permitindo que o comércio abra as portaswww.folhadelondrina.com.br
Aparentemente pode se for feito de um jeito específico, mas esse caso não valeu:
![]()
Decreto não revoga feriado da terça de Carnaval, diz advogado | Folha de Londrina
Polêmica volta à tona após TJ-PR decidir que o feriado era inconstitucional; Sincoval diz estar amparado pelo STF para abrir as portaswww.folhadelondrina.com.br
EDIT: Eu tive a mesma reação que você quando li no jornal
E aqui uma fotinha dos dois juntos pra mostrar que não exagerei com extrema-direita:
Ver anexo 101116
Assim, desde que me conheço o Carnaval É ponto facultativo, inclusive na terça, não sei como é em Londrina mas em SP a maioria dos comércios abre e alguns fecham na chamada terça-feira-gorda.
O que quero saber é se um governante (pref., gov. etc) pode "proibir" a comemoração de Carnaval enquanto festa popular, proibindo bloquinhos, bailes e desfiles de escola de samba.

.
Fui pesquisar e vi que em algumas cidades a terça de carnaval é sim feriado, mas no geral permanece como ponto facultativo, ou seja as empresas decidem se devem ou não dispensar os funcis.
No caso de Londrina, pelo que li nas reportagens, a terça-feira está como feriado mas o prefeito bolsonarento quer que o comércio abra e deixou pras secretarias dos órgão públicos decidirem se dispensam ou não os funcis. Ou seja, um bom fdp, mesmo.
.
No entanto permanece minha dúvida se os governantes podem proibir a comemoração do carnaval (ou qualquer festa popular) porque só soube de alguns prefeitos crentelhos que vieram com a conversa mole de "substituir" o carnaval "pagão" por uma "festa cristã" o que não passa de um jeito canalha de enfiar a grana das prefeituras nos rabos dos amiguinhos pastores e cantores gospel.

Última edição: