Fala galera!
Mesmo no review que tu mostrou, fica bem claro que o sistema é totalmente abstrato, até mais que o do D&D
Exatamente!
Aff... Armitage, não entendi nada. Para mim você se contradisse.
Pessoal, uma coisa é
abstração, outra coisa é
realismo. UMA COISA NÃO TEM, NECESSARIAMENTE, A VER COM A OUTRA. Ou seja:
Um sistema pode ser abstrato e realista( Riddle of Steel, Unknown Armies).
Pode ser abstrato e não-realista ( D&D).
Pode ser não-abstrato e realista ( GURPS).
Pode ser não-abstrato e não-realista. E por aí vai...
O fato de algo
ser abstrato por si só não diz se é ou não
realista. E vice-versa,ou seja, não tem nada a ver. Entenderam agora?
Pendragon 5ª Ed? Como ki eh isso?
Pendragon é um RPG de fantasia medieval mítica, baseado nos romances arturianos (Rei Arthur Pendragon, lembram? ), e passado entre os anos de 453 e 1066 d.c., ou seja na alta idade média britânica. É muito interessante, todos os personagens são nobres cavaleiros e o jogo captura muito bem a temática. O único senão (pelo menos pra mim), é que o jogo é explicitamente "de campanha", não serve pra one-shots e aventuras de 2sessões. Existe uma regra que, pra cada intervalo entre-sessões, passa-se 1 inverno (ou seja, 1 ano dentro da história), isso é pra ilustrar a passagem dos anos, o crescimento das dinastias , o desenrolar de alianças e guerras entre os feudos, etc. que é caracteristico das lendas arturianas.
Review aqui:
http://www.rpg.net/reviews/archive/12/12018.phtml
- - -
Definitivamente quero comprar um desses 3 jogos de fantasia medieval (Enigma do Aço, Pendragon, Warhammer). Estou estudando as possibilidades... Enigma tem a seu favor um combate fuderosamente sangrento e um clima dark-fantasy à la Conan; Pendragon tem uma era mítica muito bem retratada no jogo, e Warhammer tem um cenário de fantasia bem redondinho. Ah, ainda tem o Artesia, que dizem ser porreta, e ganhou tudo quanto foi prêmio Origins!
Qual será o sortudo a compartilhar minha estante com Forgotten Realms e Banestorm? Ó dúvida cruel...