eu sou fã de Harry Potter, e digo que nao tem lá muuuuuuuuito a ver com SdA.Nada impede que ela tenha lido e tirado informações, mas tb nao é obrigatório, pq o mundo de HP é um festival de mitolgias que só lendo akeles fininhos, "Quadribol através dos séculos" e principalmente "Animais Fantásticos e onde habitam" que eu fui perceber.Tem desde Japão até Egito, passando por muita coisa da mitologia nórdica (por isso eu disse que SdA nao é a fonte única e obrigatória dela)
e qto aos personagens, o Dumbledore nao é o Gandalf.Sinto dizer, mas lendo dá pra ver o abismo.Gandalf era um Maia, ele era tudo, um dos líderes da guerra.Mas o Dumb é mais "humano", entendem?Velho, sábio, inteligente, mas ainda apenas o sr. Diretor.E pessoalmente acho que ele é o "Merlin", ate a roupa dele é o classico azul com chapéu de estrelas!nada a ver com o Gandalf!
E o Voldie e Sauron realmente são parecidos, mas não iguais.Sauron não tem "passado palpável", como quem leu HP e a Câmara Secreta sabe.Voldemort tem motivos ultrapessoais para detonar com os bruxos.
Isso é outra coisa legal q percebo em HP: a questao do preconceito, no caso a metáfora "bruxos q odeiam trouxas e vice-versa", ou foi impressao só minha os Comensais parecerem um bando de nazistas?Mesmo no colégio existem as "familias tradicionais" que dão apelidos depreciativos aos filhos de trouxas, como "sangue-ruim".Uma coisa que existe muito na sociedade, e eu nao sei se foi colocado de proposito ou nao, mas está lá.
além de tudo, os livros sao carismáticos, e pessoalmente acho q comparar qualquer coisa com Tolkien é injusto.
basicamente:
Tolkien - épico atemporal, fantasia de primeiro nível
Rowling - livro infanto-juvenil, fantasia c/ toques de realidade