Guilbor
Old Man
O flerte da Diana com o Batman, feito pra pegar carona na shipperagem que fizeram dos dois no desenho da Liga da Justiça, onde Bruce Timm já entrou com o desejo de fazer TUDO no universo pagar pau pro Morcego, COMO SEMPRE ( muito provavelmente, descontando/anulando a votada fora da Liga que a Diana deu nele no fim de Torre de Babel, não faz diferença nenhuma pra continuidade dos dois, praticamente não gerou repercussões posteriores e era, em grande parte, completamente fora da caracterização para ambos os personagens apesar de Joe Kelly, com uma previewzinha de Phil Jimenez, terem dourado a pílula com habilidade já que coisa era produto de Executive Meddling onde os quadrinhos eram forçados a acompanhar a mídia mais "visível" e prestigiada dos Cartoons( outro exemplo foi o "casanova" do Noturno virando padre nos comics da Marvel).
Haja vista que aconteceu exatamente entre esses dois momentos aí
No caso do Noturno não foi um desrespeito ao personagem uma vez que o cunho religioso dele sempre foi muito forte e abordado nas historias mesmo ele sendo um galanteador.
Nisso eu concordo que hoje a grandes descaracterizações por conta de abordagens de outras midias desses herois e também por que os quadrinhos no EUA estagnaram e eles precisavam revitalizar as franquias por isso essa aproximação de HQ com outras midias mesmo sendo na maioria dos casos danosa para os HQs.
A abordagem do Bendis de dar um "bend" ( dobrar, prostrar) na continuidade seletivamente, em muito pouco tempo, gera o efeito Continuity Snarl da TV Tropes ( porque dá "efeito cascata"), e, muito embora a Marvel negue ( como a DC negou que o Reboot pós Flashpoint era mais do que "um reboot soft"), vai terminar E está terminando NISSO DAÍ Ó:
Mas não é um restart total da cronologia apagando anos de historias boas reduzindo tudo a 5 anos e apagando todos os conceitos de decadas passadas.
Não questiono aqui o nivel das historias até por que não estou acompanhando elas, apenas o modo.
O rumor de que o "Dark Reign" de Quesada e Bendis sempre foi PROGRAMADO pra terminar em Reboot depois de todo o estardalhaço, mayhem and descaracterização arbitrária de personagens como Tony Stark,Reed Richards, Wolverine, Homem Aranha, Feiticeira Escarlate, Magneto, Xorn, Ciclope, Bishop, Xavier e sabe-se lá Deus quem mais, ainda mais quando a iniciativa Ultimate PROVOU que universo Rebootado, pelo menos de início, faz MILAGRES em termos de projeção e revitalização de franquias superheróicas quando envolvem, virtualmente, o universo inteiro; já estava rolando tem uns SETE ANOS e a DC, provavelmente, se adiantou a eles, já que a idéia já tinha ocorrido ao Marv Wolfman em 1985 mas, salientemos, NUNCA TINHA SIDO IMPLEMENTADA de verdade no universo da DC.
Cara mas ai voce pode ver que o Ultiverso tirando pequenos casos caiu enormemente de vendas mesmo o Aranha não tinha boas vendas a anos. A unica grande vantagem do Ultiverso era a liberdade criativa ja que voce podia seguir qualquer caminho tanto que varios herois morreram e não voltarma mais sendo o propio Peter um deles.
Ao contrário do que muita gente"pensa que sabe", a DC só rebootou mesmo DUAS VEZES o seu universo por completo em 1958 e agora em 2012 ( com as exceções pontuais de Green Lantern e Batman.
Atenção especial para este trecho por que eu acho este o grande ponto capital uma vez que o reboot omitiu a cronologia de dois herois o que gera incongruencias uma vez que varios fatos ocorreram com estes herois ja se conhecendo e que agora voce não sabe como aconteceu ou oque vai ser considerado ou não já que um escritor pode considerar algo e outro não.
O Reboot depois da Crise foi SÓ PARCIAL e atingiu uma MINORIA de personagens da editora centrados na linha cronológica principal, só o Superman, a Mulher Maravilha e o Hawkman ( muito mais por "erro" e não design")foram completamente rebootados com as repercussões "vazando" em cima da Legião dos Superheróis ( sim! por burrice e "queda de braço editorial" dentro da editora) e , numa escala MUITO MENOR, pros Novos Titãs por incompetência ou egocentrismo de alguns editores isolados. Mais tarde, na surdina, bem ao "modo Bendis", fizeram uns reboots nas origens (não na história) de Aquaman e Capitão Marvel mas SEM A EXCLUSÃO de suas participações retroativas no Universo.
Inclusive, foi o fato do Reboot cíclico de 25 anos mais ou menos, como defendido pelo Wolfman, NÃO TER SIDO FEITO como o autor de Crise tinha programado, que determinou a Zona com a Legião e o Gavião Negro, que foram a PRINCIPAL CAUSA de Zero Hora onde, sim, a DC, na última hora, voltou atrás na idéia de mudar mais o universo pra acomodar novas mudanças QUE JÁ TINHAM sido propostas por Wolfman.
O que prova que a DC historicamente volta atras em seus grades eventos por conta de criticas ou medo da repercussão.
Quem acompanha com detalhes, sabe que desde a época de Crise nas Infinitas Terras a DC, como Universo ficcional como um todo, teve muito mais "diretriz" e ordenamento construtivo, onde,inclusive, os escritores e editores, de um modo geral, SEMPRE disseram que tinham MUITO MAIS LIBERDADE, sem que isso implicasse em ter que fazer trocentas histórias retroativas e gambiarras sem sentido pra explicar o que a editora DEIXOU acontecer num maior ou menor grau pra depois voltar atrás.
Compara aí quantas histórias a Marvel teve nas últimas décadas cujo prime goal foi fazer controle de danos da continuidade e resultando num virtual "tudo que vc viu acontecer dos anos x em diante até ponto Y não era o que parecia ou, graças a Deus, terminou", em comparação com as da DC.
Saga do Clone e Aftermaths, Justiceiro do Garth Ennis que retconnava o Punisher Guerreiro do Sobrenatural do fim dos Noventa, Spider Man Year One, Avengers-The Crossing, Avengers Forever, as múltiplas versões e acréscimos na origem do Wolverine, a palhaçada do que aconteceu com o Xorn-Magneto, Thor-Worldengine, One More Day e suas DUAS sequências depois dos famigerados sins of the Past e The Other, Infinity Abyss, Heroes Reborn, Heroes Return, Young Justice-Children's Crusade.
Na DC: Superman-Return to Krypton e sua sequência de um ano depois, partes das fases de John Byrne e Phil Jimenez na Mulher Maravilha.
Ai não a DC historicamente sempre foi mais linha dura que a Marvel isso é fato. Claro que tem seus periodos de liberdade e tals mas sempre foi mais linha dura.
E se voce for levar em conta retcon de historias, a Marvel tem mais historicos mas ai voce pega a DC e vai ver que ela sempre gerou as Crises para consertar isso.
No fundo ambas as editoras sempre vão utilizar de recursos para atualizar seus personagens e consertar cronologia.