Acabamos entrando numa seara de DCnauta e Marvete o que eu justamente não tava querendo por que infelizmente vai muito de gosto pessoal um pouco as defesas de cada editora.
Voce acabou citando alguns autores como o Ennis e o Morrison, mas a grande liberdade deles foi em minis ou em series de selo Vertigo. No caso mais recente o Morrison sim teve liberdade criativa no Batman mas a DC arriscou pra tentar bater a Marvel no top ten de vendas e só vem conseguindo isso após o reboot.
Olha, minhas opiniões sobre Marvel e DC não vão muito nessa de "gosto pessoal" não. Em primeiro lugar, porque qualquer um que viu meus replys saca fácil, fácil, que
eu sou marvete E DCenauta ao mesmo tempo. Em segundo lugar, porque é mesmo óbvio que é a Marvel que, há décadas, faz coisas como a saga do Surtur do Simonson, que, basicamente, REBOOTOU toda a história pregressa do personagem nos comics da editora* e não fala nada sobre isso ( "reboot",reset e reformulação seria só a DC que faz no senso comum que passa por cima dessas coisas), contando com um estranho e cúmplice silêncio de fãs e criadores, enquanto fã da Mulher Maravilha na DC crucifica o Byrne por causa do número e disposição das estrelas no calção do uniforme.
*eu disse isso pro Walter Simonson, na cara dele, no forum da DC, anos atrás, quando ele veio me perguntar (instigado por uma cara que estava puto por coisas que nada tinham a ver com o assunto retcon propriamente dito) porque eu falava que ele tinha feito retcon),
Olha aí o Walter Simonson comentando isso no encadernado número 1 do Thor Visionaries
Sijo
June 30, 2009 at 9:50 am
I’ve always been a fan of Simonson’s work and I enjoyed his Thor run. That said, there were a few things that bothered me:
-His insistence in bringing more “mythologically correct” details to the series, up to and including directly hinting that the fact the current Asgard was a recreation and not the original (a detail Roy Thomas and/or Mark Gruenwald had come up to explain the differences between the “real” Thor and the Marvel comics version) was false. I understand why he wanted to do it, but thrashing a previous continuity just to fit your personal vision doesn’t sit well with me.
-Going along with that, he also started redesigning everything, from having the Golden City of Asgard made of wood rather than metal (!!) to changing the original designs for Surtur and the Midgard serpent. (Not that his designs were bad, just not explained.)
-Also, and this is more personal taste than anything, but, his artwork here always looked kinda crude to me. As if he needed a better inker. Otherwise, it was awesome. DOOOM! indeed!
But there was plenty I enjoyed: from the humor of “Thor the Frog” to the despair of Hela’s Curse and of course, the Epic battle with Surtur. Oh, and as for Bill? Yeah, it was pretty much obvious he was invented to -pardoning the expression- “steal the Thunder” off of Thor. As such, he never bothered me much because I knew he was never more than a temporary annoyance- no way this guy was really going to replace Thor in his own book! I do agree he was more interesting before he became all Thor-ified, tho.
In general, while I do not agree with all the changes Walt did, I think he injected a new, enjoyable atmosphere to the series, and he did create several new interesting characters, like Lorelei and Malekith. His run deserves to be called a classic.
E,detalhe,isso tudo aconteceu dois anos ANTES de Crise nas Infinitas Terras. Do mesmo jeito que
Frank Miller mudou completamente a personalidade da Elektra antes da morte do pai dela e seu relacionamento com Matt Murdock ( na mini Man Without Fear com desenhos de John Romita Jr) e assim como
Brian Bendis deu o equivalente de dizer que não existia speed force no caso dos Flashes ao falar que "não existia magia do caos" pra Feiticeira Esclarlate manipular, sendo que o próprio Doutor Estranho, que falou isso, teve uma fase pseudo Spawn nos noventa onde
ele USAVA magia do caos em histórias escritas por Warrem Ellis. Honestamente, eu até gostaria que isso tudo fosse só questão de opinião pessoal mesmo e que não fosse o caso da Marvel fazer isso tão corriqueiramente fingindo que não.
There has been a lot of discussion of rebooting and retconning over the last couple of months. Naturally, being a loquacious sort, I intend to get into some of these discussions myself. I have...
web.archive.org
These, as you can guess, didn’t go over very well, because they came across exactly as they sound — as ham-handed attempts to shoehorn in pet theories and fanfiction into ‘real’ continuity. We get away from trying to add depth to or invigorate the story with this style of retcon, and get more into the areas of ‘putting one’s mark on the series mythology,’ which rarely goes well.
As a side note, Frank Miller did this about as well as anyone ever has, when he reworked a lot of Daredevil’s origin (not to mention all kinds of stuff with Elektra). He combined the “lost tale,” “thought you knew” and “what you know is wrong” retcons into a story that took a fairly average superhero and made him downright epic. So it’s not that it can’t work.
A maneira diferente e, praticamente, diametralmente oposta dos fãs da DC e da Marvel de lidar com picuinhas dessas é, documentadamente explícita pra qualquer um que pesquisa na WEB checar, e isso não é questão de opinião ou preferência pessoal minha não. Infelizmente.
Voce acabou citando alguns autores como o Ennis e o Morrison, mas a grande liberdade deles foi em minis ou em series de selo Vertigo
Grant Morrison teve EXTREMA liberdade e fez, basicamente,
o que quis e como quis no JLA dos Noventa ( reintroduziu a fraqueza ao fogo dos marcianos, criou a tribo dos marcianos brancos que eram, pelo reboot do pós-Crise, uma impossibilidade);QUASE pôde fazer o Superman 2000, fez o All Star Superman, o primeiro spin-off da cronologia ramificada pelo multiverso do DCU e foi aclamado pela crítica e pelo público, teve extrema liberdade com Seven Soldiers of Victory,mostrando Novos Deuses apokoliptianos, Darkseid inclusive,reencarnando na Terra DOIS ANOS antes dos eventos resultantes em sua "morte" acontecerem "in universe", com o personagem viajando no tempo. Tudo isso ANTES de trabalhar com o Batman.
E vc não vai falar que Morrison teve pouca liberdade criativa com o Homem Animal e
a Patrulha do Destino antes disso não, né?
Garth Ennis aprontou poucas e boas em Hitman(inclusive fazendo o personagem vomitar no pé do Batman, personagem do qual o Ennis vocalmente não gosta) e com o Demônio do Jack Kirby,encerrando a revista do personagem escrito por Alan Grant.
Então, não,como vemos, a liberdade de que esses artistas desfrutaram
não se estendeu somente a criações "autorais" do Selo Vertigo ( Invisibles e Preacher)não e,de um jeito ou de outro, tiveram impacto na continuidade dos personagens. O mesmo vale pra artistas como Neil Gaiman, Mike Carey e Peter Milligan que sempre tiveram suas próprias caixinhas de areia influenciando o próprio universo da editora,mesmo que seus trabalhos,depois,tenham migrado pro e, depois, sido "repatriados" do Selo Vertigo, caso que também se aplica a Garth Ennis quando fez o Constantine. Não havia selo Vertigo durante um bom pedaço do período em que o artista trabalhou com o Hellblazer. O mesmo, aliás, valendo pro trabalho dele com o Animal Man e o grosso da Patrulha do Destino...feito ANTES da criação do selo Vertigo e não depois.