• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Top 5/10/20/30

• Criador do tópico Criador do tópico Thico
  • Data de Criação Data de Criação
O fato de centenas de pessoas gostarem de um álbum não quer dizer nada. Ou pelo menos não serve de argumento para dizer que ele é bom.

Top5 Alligator:
1- Abel
2- City Middle
3- Looking For Astronouts
4- Val Jester
5- All the Wine

str1ker disse:
Sim, a questão é justamente essa acessibilidade maior. Antes da internet, as bandas passavam por uma peneira bem maior na mídia, só as mais decentes sobreviviam. Hj vc acaba ficando sabendo de qualquer mané que monta uma banda e grava músicas no sótão de casa, o contato com porcarias é muito maior.

Ah, e você confia mais no que gravadoras/público procuram? Você vai em sites que fazem propagandas pra bandas ultra amadoras? Você acha que hoje em dia não existem novos tipos de peneiras, como Pitchfork e outras do tipo, muito mais orientadas pra selecionar trabalhos pelo mérito musical do que pelo apelo popular? Você não prefere viver num mundo onde você pode pesquisar e descobrir novas avenidas musicais ainda não lançadas -- e tentar você mesmo decidir o que merece e o que merece não ser lançado, de uma forma ajudando a mudar como a indústria é formada -- do que receber apenas o mastigado que as gravadoras e distribuidoras acham que é o que você vai gostar?

:roll:

Krebain disse:
O fato de centenas de pessoas gostarem de um álbum não quer dizer nada. Ou pelo menos não serve de argumento para dizer que ele é bom.

:roll:

Claro que serve. Se são pessoas com conhecimento musical e que são informadas o suficiente no assunto pra ter uma opinião de valor, é claro que vale. Como você acha que consensos são formados? E até onde eu sei, eles são o mais próximo de se conseguir alcançar o valor objetivo de um album em particular. Você acha que o que é importante pra música é só o que você gosta? Você acha que "Revolver" é considerado uma obra-prima por que um anjo desceu à Terra e explicou pra todos que ele era uma obra-prima?

Última edição por um moderador:
Folco disse:
Claro que serve. Se são pessoas com conhecimento musical e que são informadas o suficiente no assunto pra ter uma opinião de valor, é claro que vale.
Mas isso continua sendo subjetivo. Uma pessoa com bom conhecimento musical pode achar (exemplo) Alligator um album "mediano". Uma não, várias.

Folco disse:
Como você acha que consensos são formados? E até onde eu sei, eles são o mais próximo de se conseguir alcançar o valor objetivo de um album em particular.
Consenso são válidos. Mas mesmo assim dependem das pessoas que o compõe.

Folco disse:
Você acha que o que é importante pra música é só o que você gosta?
Pra mim, sim. Se Beethoven me fala que Maiden é uma merda que fede que nem a area de Música da Valinor, paciência. Não vou deixar de gostar por causa disso.

Folco, vai no centro de música da Unicamp, chega lá e pergunta pros doutores em música o que eles acham da musicalidade do Alligator. Eles provavelmente dirão:
- Quem?

E se você mostrar e colocar então o CD pra tocar provavelmente dirão:

- Não é bom.

Krebain disse:
Mas isso continua sendo subjetivo. Uma pessoa com bom conhecimento musical pode achar (exemplo) Alligator um album "mediano". Uma não, várias.

Se uma pessoa de bom conhecimento musical falar que "Alligator" é um album mediano, é subjetivo. Se várias pessoas de bom conhecimento musical falam, aí começa a se formar um consenso de que o album é objetivamente mediano. Isso não vai mudar a opinião do album pra ninguém, mas vai continuar tendo um valor além do "é só a opinião dele".

Consenso são válidos. Mas mesmo assim dependem das pessoas que o compõe.

Jura?

Pra mim, sim. Se Beethoven me fala que Maiden é uma merda que fede que nem a area de Música da Valinor, paciência. Não vou deixar de gostar por causa disso.

Você não entendeu o meu ponto. Eu não quero mudar a opinião do Striker, eu só quero mostrar pra ele que várias pessoas que eu conheço de bom conhecimento musical acham um album fantástico, e que essa informação deve no mínimo fazer ele reconsiderar essa idéia como sendo uma "piada". Se ele tampar os ouvidos pras opiniões de qualquer outra pessoa ele não vai aprender muita coisa sobre música.

Jedan disse:
Folco, vai no centro de música da Unicamp, chega lá e pergunta pros doutores em música o que eles acham da musicalidade do Alligator. Eles provavelmente dirão:
- Quem?

E se você mostrar e colocar então o CD pra tocar provavelmente dirão:

- Não é bom.

Hmmm, você não entendeu. Por "bom conhecimento musical" eu não quis dizer acadêmicos que estudam profundamente música erúdita ou whatever, etc. A opinião deles não tem muito valor pra mim. Devem ser os mesmos que você disse que acham que Radiohead e Joy Division não é música e outras bobagens assim.

Eu estou falando de "bom conhecedores de música pop", pessoas viciadas em música, de todos os tipos, eras (eras do século 20 e além), das que aparecem na MTV até as que aparecem em bares sujos até as que só existem na internet, eletronica, enfim, qualquer coisa.

EDITANDO: Eu lembro numa entrevista o Thom Yorke falando que ele não queria fazer música pras pessoas sentarem numa poltrona num museu e ficarem pensando "hmmmmm... interessante". Ele faz músicas pras pessoas pularem e falarem "Yeah!". É engraçado, mas é bem o que eu quis dizer aqui.

Folco disse:
Você acha que hoje em dia não existem novos tipos de peneiras, como Pitchfork e outras do tipo, muito mais orientadas pra selecionar trabalhos pelo mérito musical do que pelo apelo popular?
A pitchfork frequentemente rejeita coisas ótimas e recomenda lixos (não peça exemplos). Não chega a ser "o caminho". É uma opinião pra mim tão válida quanto a de alguns amigos. Btw, eu ainda leio de vez em quando.

Folco disse:
Você não prefere viver num mundo onde você pode pesquisar e descobrir novas avenidas musicais ainda não lançadas -- e tentar você mesmo decidir o que merece e o que merece não ser lançado, de uma forma ajudando a mudar como a indústria é formada -- do que receber apenas o mastigado que as gravadoras e distribuidoras acham que é o que você vai gostar?
Prefiro. Eu só quis dizer \nesse\ mundo surgem na mídia MUITO mais bandas por dia do que antigamente, umas piores (maioria) e umas melhores (etc), e a proporção de coisas ruins que vc acaba tomando conhecimento é muito grande, então vc acaba por se impressionar quando aparece uma bandinha regular, mais ou menos equilibrada. Comparando-a com outras coisas do estilo, The National é bom sim, mas quando se pára e analisa cada característica da banda isoladamente (letras, conceito, técnica, originalidade, apresentações ao vivo, vocal) nota-se fácil que várias bandas já fizeram coisas assim, e de uma forma melhor. Tudo bem que a forma como eles se relacionam e definem o estilo tb é importante, mas particularmente eu acho que no TN isso não ocorre de forma assim espetacular. É bom, audível, divertido, mas só.

Tb não se esqueça que ao ouvir a opinião de gente que vc respeita e comumente concorda, o teu inconsciente já se predispõe a analisar o que vc ouve de forma a filtrar as qualidades e enxergar coisas "a mais".

Última edição:
str1ker disse:
A pitchfork frequentemente rejeita coisas ótimas e recomenda lixos (não peça exemplos). Não chega a ser "o caminho". É uma opinião pra mim tão válida quanto a de alguns amigos. Btw, eu ainda leio de vez em quando.

Eles são um site, eles não são um guia do caminho de ouro. Eles já fizeram escolhas bem ruins (IMO) e os reviews são medianos, mas as pessoas que trabalham lá tem bastante conhecimento musical. Se o seus amigos também tem, então provavelmente a opinião deles é igualmente válida, sim.

Prefiro. Eu só quis dizer \nesse\ mundo surgem na mídia MUITO mais bandas por dia do que antigamente, umas piores (maioria) e umas melhores (etc), e a proporção de coisas ruins que vc acaba tomando conhecimento é muito grande, então vc acaba por se impressionar quando aparece uma bandinha regular, mais ou menos equilibrada.

Fale por si mesmo. Eu não sou inundado por bandas do jeito que você fala, por que eu tenho minhas próprias peneiras (que com certeza são diferentes das peneiras de gravadoras/povão).

Comparando-a com outras coisas do estilo, The National é bom sim

Você pode especificar aqui? Qual é o "estilo" do The National? Eles meio que misturam folk, country e rock, mas eles fazem isso com tanta distinção que eu não vejo muitas bandas que se encaixariam num "estilo" semelhante ao The National. Pra falar a verdade, a banda mais próxima que eu consigo pensar deles é "Los Hermanos", e mesmo assim ainda há uma bela distância entre os dois. Um pouco de Smihts também, etc.

mas quando se pára e analisa cada característica da banda isoladamente (letras, conceito, técnica, originalidade, apresentações ao vivo, vocal)

Qual o problema com esses elementos? Certamente, em termos de letras, o Matt é um gênio total. As letras dele são altamente sofisticadas, articuladas, orgânicas, e sutis, etc. Conceito? Não sei o que você quis dizer aqui. Técnica? Todos da banda sabem tocar muito bem (dois membros dela aliás, formaram uma banda paralela chamada Clogs que toca coisas instrumentais inspirada em composições clássicas). Originalidade? Além do fato do The National ter um estilo já bem definido e distinto, eu não acho que eles estão inventando nada, ou mudando o rumo da música ou algo assim (aliás, quem faz isso?). Apresentações ao vivo? Só ouvi elogios. Vocal? O Matt tem um voz baixa e grave e linda, bastante evocativa, e ele geralmente inventa melodias de vocais perfeitas pra composição.

nota-se fácil que várias bandas já fizeram coisas assim, e de uma forma melhor.

Quais?

Tb não se esqueça que ao ouvir a opinião de gente que vc respeita e comumente concorda, o teu inconsciente já se predispõe a analisar o que vc ouve de forma a filtrar as qualidades e enxergar coisas "a mais".

Talvez, mas várias evidências mostram que isso geralmente não ocorre no meu caso. Eu costumo discordo bastante de sites que eu leio e amigos viciados em música. E nas primeiras 2 vezes que eu ouvi o album eu não achei nada demais. Eu só fui começar a ver o quanto o Alligator era brilhante quando eu peguei ele pra ouvir de novo, um mês depois.

EDITANDO: Eu lembro numa entrevista o Thom Yorke falando que ele não queria fazer música pras pessoas sentarem numa poltrona num museu e ficarem pensando "hmmmmm... interessante". Ele faz músicas pras pessoas pularem e falarem "Yeah!". É engraçado, mas é bem o que eu quis dizer aqui.
Engraçado, o sentimento que o Radiohead me passa é contrário. É o tipo de banda que aprecio deitando, prestando atenção na letra e viajando na sua atmosfera. Não me imagino pulando e falando Yeahh em NENHUMA música deles. Mas enfim.

Jedan disse:
Engraçado, o sentimento que o Radiohead me passa é contrário. É o tipo de banda que aprecio deitando, prestando atenção na letra e viajando na sua atmosfera. Não me imagino pulando e falando Yeahh em NENHUMA música deles. Mas enfim.

Radiohead me passa uma idéia mais próxima do Progressivo hoje em dia. Não que eles sejam no estilo, e sim na idéia (até porque Radiohead toca o estilo Radiohead para mim). Por que isso? Porque apesar de você não necessariamente precisar pular e gritar "YEAH!", aquele som faz você se sentir empolgado, é como se mesmo você estivesse parado sua alma vibrando alucinadamente. Ao contrário do clássico/erudito, que também me emociona em alguns momentos, mas de outra forma.

E Radiohead tem sim música "pulantes" e tudo mais, você já ouviu o HTTT e o Kid A, Jedan, então provavelmente sabe disso.

Jedan disse:
Não me imagino pulando e falando Yeahh em NENHUMA música deles. Mas enfim.

Vou citar aleatoriamente:

Idioteque
The Bends
Myxomatosis
There There
Just
2+2=5
The National Anthem
Sit Down, Stand Up
Optimistic
Packt Like Sardines in a Crushd Tin Box
Go to Sleep

etc etc etc. Eu poderia continuar com o dobro do que eu já citei.

Mas é claro, isso é se você levar o que o Thom Yorke falou literalmente, o que é errado. Se você interpretar que ele obviamente quis dizer que gosta de fazer músicas que tem um alto impacto de emoção imediata (aka "música pop"), eu poderia incluir exemplos como Dollars & Cents, You and Whose Army, Lucky, Fake Plastic Trees, Airbag, etc, basicamente a maioria das música deles. Você devia assistir um show deles, é tão energético e intenso e excitante que faz os shows do Rolling Stones e U2 que passaram na TV parecerem uma missa de domingo.

Última edição:
TOP Radiohead - OK Computer

1. Paranoid Android PRO+
2. Karma Police PRO+
3. Climbing up the Walls PRO
4. Subterranean Homesick Alien PRO-
5. Lucky PRO-
6. Let Down pro+
7. No Surprises pro+
8. The Tourist pro
9. Airbaig pro
10. Exit Music (For a Film) pro-
11. Electioneering pro-
12. Fitter Happier mixed

TOP The Strokes - First Impressions of Earth

1. Ize of The World PRO+
2. Razorblade PRO
3. Juicebox PRO-
4. Heart in a Cage PRO-
5. Fear of Sleep pro+
6. You Only Live Once pro+
7. Red Light pro+
8. On the Other Side pro+
9. Eletricityscape pro
10. Killing Lies pro
11. Ask me Anything pro-
12. Evening Sun mixed+
13. Vision of Division mixed
14. 15 Minutes mixed-

A-ha.

Acho que vou adotar esse método também....

Running Wild: Death or Glory

1. Riding The Storm PRO +
2. Renegade PRO +
3. Evilution PRO +
4. Running Blood PRO +
5. Highland Glory PRO +
6. Marooned PRO +
7. Bad To The Bone PRO +
8. Tortuga Bay PRO +
9. Death Or Glory PRO +
10. The Battle Of Waterloo PRO +
11. March On PRO +

É, até que é fácil...

Revolver (The Beatles):

01. Tomorrow Never Knows - PRO+
02. I'm Only Sleeping - PRO
03. Eleanor Rigby - PRO
04. Taxman - PRO-
05. She Said She Said - PRO-
06. And Your Bird Can Sing - pro+
07. Go to Get You Into My Life - pro+
08. Here, There And Everywhere - pro
09. Yellow Submarine - pro
10. Love You To - pro-
11. Doctor Robert - pro-
12. I Want to Tell You - mixed+
13. For No One - mixed
14. Good Day Sunshine - mixed

TOP Bob Marley - Exodus

1. Exodus PRO+
2. Natural Mystic PRO
3. Jamming PRO
4. Waiting in Vain PRO-
5. Turn Your Lights Down Low PRO-
6. Three Little Birds pro+
7. So Much Things To Say pro+
8. One Love/People Get Ready pro
9. Guiltiness mixed+
10. The Heathen mixed

TOP Bob Marley - Legend

1. I Shot The Sheriff PRO+
2. No Woman No Cry PRO
3. Buffalo Soldier PRO
4. Get Up Stand Up PRO
5. Is This Love PRO-
6. Redemption Song PRO-
7. Exodus pro+
8. Jamming pro+
9. Stir It Up pro
10. Waiting In Vain pro
11. Three Little Birds pro
12. One Love/People Get Ready pro-
13. Could You Be Loved pro-
14. Satisfy My Soul mixed
15. Punky Reggae Party mixed-

Legend, o melhor album de Reggae de todos os tempos.

Tem certeza que você compreendeu esse sistema? PRO+ geralmente é reservado pras suas músicas super ultra favoritas, tipo, as 20 ou 30 melhores. Acho que você já postou mais de 20 PRO+ só de ontem pra hoje. O que seria curioso, se as suas músicas favoritas fossem todas compostas pelo Bob Marley e Thom Yorke. Mas eu suspeito que isso não é o caso.

Folco disse:
Tem certeza que você compreendeu esse sistema? PRO+ geralmente é reservado pras suas músicas super ultra favoritas, tipo, as 20 ou 30 melhores. Acho que você já postou mais de 20 PRO+ só de ontem pra hoje. O que seria curioso, se as suas músicas favoritas fossem todas compostas pelo Bob Marley e Thom Yorke. Mas eu suspeito que isso não é o caso.

Ah sim. Culpe o Thico então, heh.
Vou editar.

EDITANDO: Já me explicaram. Tudo editado lá em cima.

Eu cheguei a uma conclusão sobre RATHER RIPPED, aparentemente:

01. Rats - PRO
02. Pink Steam - PRO
03. Reena - PRO
04. Incinerate - PRO
05. The Neutral - PRO
06. Jams Run Free - PRO
07. Turquoise Boy - PRO-
08. Or - PRO-
10. Sleepin Around - pro+
09. Lights Out - pro