Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Se a família do morto entrar com o processo contra o lutador, após ser diagnosticado que a causa da morte foram os golpes recebidos, mesmo assim ele não seria condenado?
Não. Lembro um professor em uma aula de Direito Penal usar como exemplo pugilistas.
O exercício regular de direito e o estrito cumprimento de dever legal sob a ótica das teorias da tipicidade conglobante e imputação objetiva.
O Código Penal, em seu artigo 23, inciso III, considera o exercício regular de direito e o estrito cumprimento de dever legal como sendo causas de exclusão da antijuridicidade. Assim, o agente que age acobertado pelas referidas justificantes pratica um fato típico, porém lícito. Há subsunção do fato à norma penal incriminadora, atendendo-se ao primeiro elemento do crime (fato típico) mas não ao segundo (antijuridicidade).
No Direito Penal brasileiro, a doutrina tradicional e o próprio artigo 23 concebem o exercício regular de direito e o estrito cumprimento de dever legal como sendo fatos típicos, ou seja, passíveis de se amoldarem aos vários tipos penais previstos no estatuto repressivo. Ilustremos com alguns exemplos: o investigador de polícia, munido de mandado de busca e apreensão e que exerce sua função pública no exercício regular de seu direito (em absoluta legalidade) pode provocar lesões corporais em terceiro que injustamente resista à apreensão de um bem. É evidente que não responderá pelo crime previsto no art. 129 do Código Penal por exclusão da ilicitude da sua conduta. Contudo, a lei, antes de afastar sua responsabilidade criminal pelo fato praticado, considera-o típico. Outro exemplo: o pugilista, durante uma luta, provoca inúmeras lesões corporais em seu adversário. De acordo com o Código Penal, o pugilista pratica fato típico (previsto no art. 129 do mesmo diploma), porém lícito (o exercício regular de direito exclui a ilicitude). O mesmo raciocínio deve ser aplicado ao soldado que, agindo no estrito cumprimento de dever legal, mata seu inimigo no campo de batalha. Para o vigente art. 23, não responde pelo crime de homicídio, tendo em vista que o seu comportamento é típico, mas não antijurídico.
Fonte: http://jus.com.br/revista/texto/105...a-tipicidade-conglobante-e-imputacao-objetiva
A pisada foi o MacDonald ter se machucado, a primeira luta dele com o Condit foi animal.
Chutes:
GSP > Diaz - Unanimous Decision (50-45)
Condit > Hendricks - Unanimous Decision (29-28)
Marquardt > Ellenberger - TKO 2º RND
Verdade, e eu acho que ele ia levar outor sarrafo.
Quanto aos teus chutes, concordo com todos, só acho que o Diaz vai dar um pouco mais de trabalho pro GSP.
Na primeira luta, não vi nenhum sarrafo. O MacDonald ganhou claramente os dois primeiros rounds, no terceiro round o Condit conseguiu encaixar bons golpes e trabalhar o ground and pound. O árbitro interrompeu a luta a 8 segundos do fim, sendo que o "Ares" ainda era capaz de se defender. Se o árbitro tivesse esperado o final do combate, seria 29-28 pro canadense ou 28-28, caso rolasse 10-8 para o Condit no terceiro round. Mas, eu sou fã do Condit e queria ver ele ganhando mesmo.
Apesar do Diaz ser faixa-preta de BBJ pelo mestre César Gracie, não acho que ele conseguirá achar uma finalização contra o St. Pierre. O canadense é o melhor wrestler do UFC e sabe usar muito bem o peso. Ele colocará o Nick pra baixo e amarrará a luta ali.
Olha eu me infiltrando no 'clube dos machos'
Eis as lutas que vou assistir, certeza:
16/03 – UFC 158 – St.Pierre vs Diaz (Voto Pierre, a não ser que dê um de Cigano e perca o cinturão de bobeira)
20/04 – UFC On FOX 7: Henderson vs Melendez(Voto Henderson, por ser o dono do cinturão, mas acho que vai ser uma luta bem dividida)
27/04 – UFC 159 Jones vs Sonnen (A vá, quem será que ganha? não faço idéiaesse aí ta fazendo o pé de meia dele, apanha mas é esperto)
Fora a luta mais foda de todos os tempos que eu ainda espero que aconteça algum dia, nem que seja uma Super Luta, não valendo nada:
Silva vs Jones
Aí sim os cara do UFC encheriam seus traseiros de ouro, de tanta audiência que teria. Mas nisso acho que todos concordam, só estou deixando minhas singelas opniões![]()
Apesar do Diaz ser faixa-preta de BBJ pelo mestre César Gracie, não acho que ele conseguirá achar uma finalização contra o St. Pierre. O canadense é o melhor wrestler do UFC e sabe usar muito bem o peso. Ele colocará o Nick pra baixo e amarrará a luta ali.