Fingolfin
Feitiço de Áquila
Ai ai... demagogia
Sabe pq o Brasil não investe em trem?
A nossa formação geografia é de grande variação de altura. Um trem anda em inclinação máxima de 1%, oq significa 10 metros a cada 1km. Ou seja, se vc tem uma região 100 metros mais alta, vc precisa de 10km de ferrovia pra esse trem subir. E nem sempre é possível fazer túnel pq não estamos falando de uma montanha (mas de um caminho tipo Rio-BH).
Com isso, os preços de trens comerciais ficariam absurdos além de lentos (pela inclinação). Hoje por exemplo vc tem trem de passageiro que liga Mariana-BH, etc a Vitória, trecho muito concorrido entre os mineiros que invadem as praias do Espirito Santo. A viagem demora 18 horas.
Pra chegar a santos por exemplo, o trem da MRS tem que descer a serra de cremalheira, sabe, igual carrinho de montanha russa sobe a pista, com algo puxando no meio. E só é economicamente viável de tão perto que o porto de Santos é de São Paulo, principal capital industrial do país.
Sabe pq o Brasil não investe em trem?
A nossa formação geografia é de grande variação de altura. Um trem anda em inclinação máxima de 1%, oq significa 10 metros a cada 1km. Ou seja, se vc tem uma região 100 metros mais alta, vc precisa de 10km de ferrovia pra esse trem subir. E nem sempre é possível fazer túnel pq não estamos falando de uma montanha (mas de um caminho tipo Rio-BH).
Com isso, os preços de trens comerciais ficariam absurdos além de lentos (pela inclinação). Hoje por exemplo vc tem trem de passageiro que liga Mariana-BH, etc a Vitória, trecho muito concorrido entre os mineiros que invadem as praias do Espirito Santo. A viagem demora 18 horas.
Pra chegar a santos por exemplo, o trem da MRS tem que descer a serra de cremalheira, sabe, igual carrinho de montanha russa sobe a pista, com algo puxando no meio. E só é economicamente viável de tão perto que o porto de Santos é de São Paulo, principal capital industrial do país.