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Viajar de Trem

Nunca andei de trem, mesmo tendo a já citada pelo Fúria linha Curitiba-Paranaguá por perto...

Mais do que ser uma viável opção para turismo e transporte, seria economicamente bom se o Brasil não tivesse deixado a Deus-dará a maioria das ferrovias. Questões como escoamento da produção seriam descentralizados, evitando um colapso como na greve dos caminhoneiros...
 
@Fúria da cidade aparentemente esse trem foi criado pelo governo e concedido a vale (aparentemente concedido, já que as empresas que tem administração das ferrovias que opera são concessões).

Nesse caso não vejo tão mal.

Ainda espero uma malha ferroviária grande no Brasil, quem sabe viagens com nível interessante. Porque não até na america do sul.

A malha ferroviária brasileira já é razoavelmente grande se a maior parte dela for plenamente reativada, mas existem trechos que são usados exclusivamente só pra cargas.

Compartilhar a via com trem de passageiros é algo plenamente possível, bastando adequar os horários de partida de cada tipo e modernizar totalmente o sistema de sinalização de vias, mas falta vontade e vergonha na cara dos governantes apostarem em algo que no passado sempre funcionou muito bem.
** Posts duplicados combinados **
Nunca andei de trem, mesmo tendo a já citada pelo Fúria linha Curitiba-Paranaguá por perto...

Mais do que ser uma viável opção para turismo e transporte, seria economicamente bom se o Brasil não tivesse deixado a Deus-dará a maioria das ferrovias. Questões como escoamento da produção seriam descentralizados, evitando um colapso como na greve dos caminhoneiros...

Vale a pena experimentar. Nas duas únicas vezes que fui, não foi totalmente como gostaria (com céu 100% aberto), pois peguei neblina em alguns trechos e em meses mais próximos do inverno.

Existe uma semelhança interessante entre o trajeto ferroviário Curitiba-Paranágua e São Paulo-Santos por ambos serem descida de serra, entre uma capital estadual e uma importante cidade portuária, mas se for apontar entre os dois itinerários qual eu mais gostei, eu certamente citaria o itinerário paranaense que passa uma emoção de estar beirando um precipício bem maior e mais longa, além da vista pro mar que é bem bonita e um pouco mais ampla, desde que a neblina não atrapalhe é claro.
 

No papel é animador ver uma lei como essa se tornando oficial, mas quando se trata de transporte ferroviário a inércia de repouso é tão grande que é muito difícil acreditar que na prática a situação vai melhorar. Só resta torcer.
 
Agora é o momento em que minha carteirinha de mineira será confiscada: nunca andei de trem (metrô não conta, nem vem!). A não ser que o fato de eu ter "andado" imaginariamente no Expresso do Oriente, enquanto lia Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, conte como andar de trem. :timido:
 
Agora é o momento em que minha carteirinha de mineira será confiscada: nunca andei de trem (metrô não conta, nem vem!). A não ser que o fato de eu ter "andado" imaginariamente no Expresso do Oriente, enquanto lia Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, conte como andar de trem. :timido:
Aí partindo de BH tem aquele Trem da Vale que vai pra Vitória. Esse é "trem bão" mesmo, viagem lenta, mas bem gostosa, orgulho dos mineiros que viajam bem animados rumo a praia.
 

Lendário Expresso Oriente quer resgatar sua magia original; veja a história


Parada do Expresso Oriente na Bulgária. Partes da composição original devem voltar para os trilhos até as Olimpíadas de 2024 - Hristo Rusev/NurPhoto via Getty Images

Parada do Expresso Oriente na Bulgária. Partes da composição original devem voltar para os trilhos até as Olimpíadas de 2024
Imagem: Hristo Rusev/NurPhoto via Getty Images

Pouco mais de um ano após o retorno do Expresso Oriente às estações europeias por temporadas limitadas, o trem já tido como o "mais luxuoso do mundo" anunciou um reforço de sua circulação nas principais capitais do Velho Continente em 2024, para as Olimpíadas de Paris, com 17 de suas carruagens originais.

Eternizado pela escritora Agatha Christie no livro "Assassinato no Expresso Oriente", publicado em 1934, e mais tarde em sua versão cinematográfica com Lauren Bacall e Albert Finney em 1974, o trem evoca não só o charme de outras eras e do serviço que encantou políticos, aristocratas e grandes estrelas, como também a magnitude de carruagens que ligavam lados opostos do planeta.

O anúncio foi feito pelo grupo Accor, que detém hoje direitos parciais sobre a marca "Orient Express". Os primeiros nove dos 17 trens deverá receber ter sua decoração revelada até dezembro de 2022, enquanto o restante será divulgado gradualmente até o início de 2024, quando a operação deverá ser retomada em tempo para os Jogos na França.

Segundo a companhia, os trens em questão foram encontrados pelo historiador francês Arthur Mettetal em 2015, que trabalhava para o serviço nacional de trens da França (SNCF), e estavam abandonados em uma estação de trem remota entre Belarus e a Polônia.

As carruagens teriam sido fabricadas nos anos 20, e, em 2018, foram devolvidas ao território francês para que se iniciasse sua restauração.

 O lendário Expresso Oriente - Getty Images - Getty Images


O lendário Expresso Oriente
Imagem: Getty Images
Um dos vagões do Expresso Oriente, na ativa desde 1883 - Getty Images - Getty Images


Um dos vagões do Expresso Oriente, na ativa desde 1883
Imagem: Getty Images

Os trens recuperados consistem em doze vagões-dormitório, um vagão-restaurante, três lounges e uma van e preservam painéis em vidro Lalique e design Art Déco.

As obras neles começaram efetivamente em dezembro de 2021 e são conduzidas pelo arquiteto Maxime d'Angeac. Apesar de uma rota não ter sido definida, o ponto de partida e o destino dos restaurados seguirão os mesmos já tradicionais do Expresso: de Paris a Istambul.

Ilustração do século 19 mostra jantar no Expresso Oriente - Getty Images - Getty Images

Ilustração do século 19 mostra jantar no Expresso Oriente
Imagem: Getty Images

"Das porcas e parafusos estampados com a assinatura do Expresso Oriente ao conceito inovador das suítes, [a aplicação de] uma ciência exata nos detalhes permitirá que os viajantes redescubram o esplendor do Expresso Oriente. Ele foi entregue aos melhores artesãos e decoradores especializados em áreas singulares", garantiu o arquiteto à revista "Travel and Leisure".

Ele será fiel [como] a arte da alfaiataria. Será uma experiência de viagem incomparável, imaginada com uma visão contemporânea de conforto e luxo extremo."Prometeu o arquiteto Maxime d'Angeac.

Passageiros do Expresso Oriente na parada de Praga - Getty Images - Getty Images


Passageiros do Expresso Oriente na parada de Praga
Imagem: Getty Images

Ainda de acordo com a publicação, os trens terão três tipos de suítes, incluindo uma presidencial que deve ocupar um vagão inteiro, e cada uma delas contará com seu próprio banheiro.

Um chef deverá ser escolhido até a inauguração da nova rota, mas a equipe de historiadores já avalia antigos menus do Expresso como inspiração. O último vagão comum funcionará como um salão de performance e eventos e terá decoração inspirada por jardins de inverno.

Por que o Oriente Express é tão inesquecível?


 Pôster de divulgação do Expresso Oriente, com imagens da Turquia, de 1891 - Pictures from History/Universal Images Group via Getty Images - Pictures from History/Universal Images Group via Getty Images


Pôster de divulgação do Expresso Oriente, com imagens da Turquia, de 1891
Imagem: Pictures from History/Universal Images Group via Getty Images

O Expresso Oriente original começou suas viagens em 1883 ligando Paris a Constantinopla — hoje conhecida como Istambul, na Turquia.

Ao longo de décadas, suas rotas sofreram alterações e contaram um pouco da história da geopolítica mundial. Por exemplo, em 1914, o serviço do Expresso Oriente foi interrompido por causa da Primeira Guerra Mundial e só pode ser retomado em 1918.

Em 1919, tentando recuperar seu fôlego, ele criou uma nova rota passando pelo recém-inaugurado Túnel do Simplon, entre Suíça e Itália, rumo a Constantinopla.

 Passageiros do Expresso Oriente desembarcam na Bulgária, em foto de 1900 - Bettmann Archive - Bettmann Archive


Passageiros do Expresso Oriente desembarcam na Bulgária, em foto de 1900
Imagem: Bettmann Archive

Assim, iniciou-se o serviço Simplon Orient Express que, após deixar Paris, passava por Lausanne, na Suíça; Milão, Veneza e Trieste na Itália; e Zagreb, na antiga Iugoslávia (atual território da Croácia) para se reencontrar com seus trilhos originais em Belgrado, hoje Sérvia, então também cidade iugoslava.

Nas décadas de 20 e 30, o serviço viveu seu apogeu e foi incorporado definitivamente ao imaginário do luxo na Europa através tanto da obra de Agatha Christie quanto de filmes como "Os Homens Preferem as Loiras" (1925) com Marilyn Monroe.

Ele se manteria ativo nas décadas seguintes, mas o prestígio, aos poucos, foi se deslocando aos céus com a ascensão da aviação comercial após a Segunda Guerra.

Vagão-restaurante do Expresso oriente em foto de 1983 - Wolfgang Kaehler/LightRocket via Getty Images - Wolfgang Kaehler/LightRocket via Getty Images


Vagão-restaurante do Expresso oriente em foto de 1983
Imagem: Wolfgang Kaehler/LightRocket via Getty Images

O Expresso Oriente deixou de operar, em etapas que atingiram diferentes trechos, entre 1962 e 1977. No entanto, nos anos 1980, dois empresários tentaram retomar cada um rotas diferentes do famoso trem: o Venice-Simplon-Orient-Express e o Nostalgie-Istanbul-Orient-Express, mas a empreitada não sobreviveu aos anos 90.

Em 2021, a empresa de hotelaria Belmond, que detém a outra porção da marca, trouxe de volta o Venice-Simplon. Agora, serão os carros do Nostalgie-Istanbul que voltarão a circular.

 Ilustração do século 19 mostra casal se despedindo na plataforma de embarque para o Expresso Oriente - Getty Images - Getty Images


Ilustração do século 19 mostra casal se despedindo na plataforma de embarque para o Expresso Oriente
Imagem: Getty Images

 
Me lembro da minha infância visitando meus avos quase na divisa com Mato Grosso do Sul, mas que pude fazer viajando de trem dormindo na cabine e tomando o café da manhã no vagão-restaurante.
Essa é a Estrada de Ferro Sorocabana né.
Vai se São Paulo a Pres. Epitácio, divisa com MS.

Seria uma ideia incrível das prefeituras do oeste paulista reativa-la para transporte de passageiros, mas jamais as empresas de viação permitiram uma loucura dessas.
Que triste.


Ademais, eu tenho muita vontade de fazer o expresso turístico de São Paulo a Paranapiacaba.
 
Essa é a Estrada de Ferro Sorocabana né.
Vai se São Paulo a Pres. Epitácio, divisa com MS.

Seria uma ideia incrível das prefeituras do oeste paulista reativa-la para transporte de passageiros, mas jamais as empresas de viação permitiram uma loucura dessas.
Que triste.


Ademais, eu tenho muita vontade de fazer o expresso turístico de São Paulo a Paranapiacaba.

E pensar que na época da minha infância em Pres. Prudente quando vinha visitar a parentada na grande SP, era uma delícia viajar a noite toda nesse trem. Pegava ele em PP no final da tarde por volta das 17hs e viajava a noite toda chegando por volta das 11 da manhã. Mais demorado que busão, mas podendo dormir na cabine o conforto era bem superior.
 

Muita demora pra colocar de volta algo que foi excluído e que jamais deveria ter sido retirado de circulação. Daqui a pouco, os primeiros nascidos no século XXI já vão completar 30 anos de idade e ainda não sabem o que é passear de trem pelo interior mais próspero do Brasil e essa linha até somente Campinas ainda é café com leite, já que antes cruzava o estado inteiro e emendada naquela que ia até a Bolívia.
 

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