Creio que uma pessoa só passa a sentir a idade a partir dos 60 anos. Se é uma pessoa que sabe se cuidar, ela pode ir ainda mais longe. Um ator como o Viggo, que tem mais ou menos uma rotina profissional atlética, embora moderada, dá para imaginar que 50 anos não faz tanta diferença em termos de desempenho. Claro que ele não tem a rotina de uma Madonna, com pique extra e tudo o mais. Mas já li diversos artigos científicos sobre envelhecimento, e o que consegui absorver foi o fato de que é um mito a idéia de que uma pessoa torna-se incapaz a partir de determinada idade. O certo é que, até os 70 anos, qualquer pessoa pode ter uma vida relativamente ativa, desde que ela se prepare para isso, seja fazendo exercícios regulares, seja alimentando-se bem, seja trabalhando a mente no sentido de evitar o estresse.
Mas o Viggo é o tipo de cara que não está nem aí para a imagem. Ele envelhece e não faz questão de usar botox ou algo do tipo. Eu o admiro bastante. Ele tem o tipo de vida exemplar e simples que lhe diz quando deve parar. Além do mais, ele tem outros interesses. Nem sempre algo a que ele tenha se dedicado intensamente anteriormente significa que seja insubstituível.
A cada fase da vida, novas descobertas e interesses nos dizem o que fazermos, no momento certo. É claro que existem atores com ataques de estrelismo e com narcisismo até o último fio do cabelo, que não admitem demonstrar cansaço ou perda de desempenho nas filmagens, mas não é o caso do Viggo.
É preferível que ele não filme O Hobbit a filmá-lo só para mostrar que é o mesmo de antes. Ele até é( ou pode ser, se quiser), mas talvez não fosse sincero, já que a mente dele pode estar em outro lugar. Eu respeito a decisão dele.