Gerbur Forja-Quente
Defensor do Povo de Durin
Você é a favor ou contra o voto impresso auditável?
Qual motivo?
Comente aí!
Qual motivo?
Comente aí!
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
A desculpa perfeita para impugnar milhares de urnas.Não vou nem entrar no mérito do possível rastreamento de quem votou.
Agora imagine colocando papel e ele simplesmente enroscar, travar ou então a tinta secar e nem imprimir? Quanto mais partes mecânicas tem o sistema, maior a possibilidade de falhas.
Sem falar que sem isso, já é um sistema que tem um custo muito caro, imagine com impressora e mais a taxa de superfaturamento?
A proposta não é apenas que na hora do voto seja impresso o mesmo que automaticamente será colocado pela própria urna eletrônica numa urna física?
Bem, a maioria das pessoas tiram. Duvido que você quando você vai pagar alguma conta, não exige algum comprovante.Quem é que tira extrato bancário a casa operação no caixa eletrônico?
Que loucura, velho. Tem maluco pra tudo.
Ora, ora. E isso não funciona como comprovante? Você parece tranquilo por saber que a qualquer momento pode verificar e comprovar, caso necessário, seus pagamentos.lá registrado para o caso de eu ter de provar algum deles um dia
Exato. Isso de "rastrear em quem votou, ou que o eleitor poderá levar o comprovante pra casa" é uma mentira que está sendo usada simplesmente para deslegitimar o projeto que se não fosse por causa do Bolsonaro, todo mundo apoiaria... e a maior prova disso é esse projeto já foi aprovado no passado, mas o STF interviu dizendo que era inconstitucional, o mesmo STF que toma conta das eleições, faz apuração secreta etc.Se o eleitor não tem contato, então o argumento do Omykron de "rastrear" quem votou em quem não faz sentido. Ou então estou sendo inocente e perdi alguma coisa na história.
1 - Você parece que não entendeu a questão. Não importa se é papel ou digital, você tem a POSSIBILIDADE de comprovar uma operação que fez, é isso que essas urnas eletrônicas que temos NÃO tem como fazer, de modo que temos que acreditar simplesmente no que diz o pessoal do STF. Você confia num Barroso ou num Alexandre de Moraes da vida? Eu não.Péssima analogia. Estou tranquilo em saber que tem o registro para comprovar o pagamento se acaso terceiros me pedirem pra comprovar — por exemplo, a companhia elétrica, pra não cortar minha luz. O equivalente a isso é o papelzinho que o mesário te dá ao fim da votação. E é péssima analogia, novamente, porque o tal do voto impresso não vai ficar contigo para conferência posterior. Então não há qualquer sentido essa comparação. Você está comparando alhos com bugalhos.
E não é necessário frisar que existem máquinas mais modernas; mas é que você caiu de pára-quedas neste tópico e imagina que já não saibamos, quando na verdade o assunto já foi debatido noutro tópico com maior profundidade. Esta enquete é apenas uma excrescência pra lá de enviesada que não merece sequer o nosso voto.
Por outro lado, se você não confia nas urnas que temos hoje tão somente porque existem duas outras versões mais modernas, isso não deveria te dizer também pra não confiar na terceira geração, já que haverá, sem dúvida, uma quarta e quinta em algum momento? Ficar repisando a existência de versões mais novas não prova nada.