Bom, já estou a algumas semanas com o séries s, acho o suficiente para algumas opiniões
Ele é muito bonito, gostei de mais da portabilidade (comparado ao ps5, q eh horrível de levar para outros lugares), o game pass eh sensacional e vai me fazer economizar bastante, o controle achei o pior dos 3 (Xbox, Nintendo e PlayStation), a angulação achei menos confortável, as setinhas são horríveis, o analógico achei meio estranho também (não me incomodo com um ser mais alto que o outro, mas jogando fifa por ex, senti menos precisão) e odeio demais pilhas, toda hora q tenho q trocar pilha me sinto na década passada, e ainda por cima o Xbox não aceita outros controles (como por ex da 8bit-do), mas em geral o controle não me atrapalhou, em fps tbm foi tranquilo (ou seja, não é que não gostei dos controles, mas acho tanto o de switch qnt o de ps5 mais confortáveis, o que é bem ruim mesmo são as setinhas)
Eu não consegui ainda transformá-lo em emulador, mas é a meta. Em suma gostei bastante, qnd for comprar algum jogo eu vou ter preferência de pegar no ps5 (mesmo q seja mais caro), mas para usar o game pass tá ótimo, valeu o investimento