• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quarenta livros para ler antes dos quarenta

Carla Madeira - Tudo é rio
E.M. Foster - Uma passagem para a Índia
Ernest Hemingway - O velho e o mar
Gabriel Garcia Marquez - Ninguém escreve ao coronel
Hermann Hesse - Sidarta
Isabel Allende - A casa dos espíritos
Ismail Kadaré - Abril despedaçado
João Ubaldo Ribeiro - Viva o povo Brasileiro
John Steinbeck - Sobre homens e ratos
Jun'Ichiro Tanizaki - As irmãs Makioka
Luís Sepulveda - Um velho que lia romances de amor
Rabindranath Tagore - Gitanjali
Yasunari Kawabata - Kyoto
Yukio Mishima - O marinheiro que perdeu as graças do mar

Eu tava pensando, aqui: sou a única pessoa da turminha do Literatura que não leu Sidarta?* (Embora eu seja fascinada por esta capa e sempre fale que vou ler esta edição). Se alguém disser que é por isso que sou irritadiça, vai levar um safanão!**

*Rômulo encerrando a amizade comigo em 3, 2, 1. :rofl: :rofl: :rofl:
**Desculpa, Buda.​

Eu tava pensando, aqui: sou a única pessoa da turminha do Literatura que não leu Sidarta?* (Embora eu seja fascinada por esta capa e sempre fale que vou ler esta edição). Se alguém disser que é por isso que sou irritadiça, vai levar um safanão!**

*Rômulo encerrando a amizade comigo em 3, 2, 1. :rofl: :rofl: :rofl:
**Desculpa, Buda.​
Eu não li também, nem sei que livro é esse :dente:

1. Ilíada (Homero)
  2. Odisséia (Homero)
  3. A Divina Comédia (Dante Alighieri)
  4. Os Lusíadas (Luís Vaz de Camões)
  5. Paraíso Perdido (John Milton)
  6. Fausto (Goethe)
  7. O auto da barca do inferno (Gil Vicente)
  8. Ulysses (James Joyce)
  9. A montanha mágica (Thomas Mann)
  10. O velho e o mar (Ernest Hemingway)
  11. As irmãs Makioka (Jun'Ichiro Tanizaki)
  12. Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)
  13. Crime e castigo (Fiódor Dostoiévski)
  14. Frankenstein (Mary Shelley)
  15. Pedro Páramo (Juan Rulfo)
  16. O jogo da amarelinha (Julio Cortázar)
  17. Ficções (Jorge Luis Borges)
  18. Cem anos de solidão (Gabriel García Márquez)
  19. O velho que lia romances de amor (Luís Sepúlveda)
  20. A máquina de fazer espanhóis (Valter Hugo Mãe)
  21. O livro dos abraços (Eduardo Galeano)
  22. A casa dos espíritos (Isabel Allende)
  23. A metamorfose (Franz Kakfa)
  24. Terra sonâmbula (Mia Couto)
  25. Luuanda (José Luandino Vieira)
  26. Sidarta (Hermann Hesse)
  27. A falência (Júlia Lopes de Almeida)
  28. O cortiço (Aluísio Azevedo)
  29. Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)
  30. Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
  31. Dom Casmurro (Machado de Assis)
  32. Esaú e Jacó (Machado de Assis)
  33. Grande sertão: veredas (João Guimarães Rosa)
  34. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo)
  35. Morte e vida severina (João Cabral de Melo Neto)
  36. Angústia (Graciliano Ramos)
  37. A paixão segundo G.H. (Clarice Lispector)
  38. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (Mário de Andrade)
  39. A obscena senhora D (Hilda Hilst)
  40. O primo Basílio (Eça de Queirós)

Lista preliminar, claro. Ainda vou mexer antes de finalizar, mas acho que está ficando muito com "a minha cara", né?

Última edição:
Comecei a ler o prefácio de Sidarta (a internet é linda e eu botei no kindle a edição bonita que falei procês; cês me deixem com as minhas manias!) e ele não sai da lista de jeito nenhum! Parece ser um trem bão demais da conta.​

Comecei a ler o prefácio de Sidarta (a internet é linda e eu botei no kindle a edição bonita que falei procês; cês me deixem com as minhas manias!) e ele não sai da lista de jeito nenhum! Parece ser um trem bão demais da conta.​
Eu gostei de Sidarta, de O Lobo da Estepe também, mas na minha lista coloquei Demian, que acho que abrange bem temas dos dois.

Eu disse que a lista ainda vai mudar e vai, mesmo. Acabei de me dar conta de que não coloquei Shakes. Quero por Hamlet, mas preciso pensar bem em qual tirar. (Sim, eu preciso de três livros do Machado na lista. Exatamente dos três que coloquei. 🤭)​

eu tiraria esaú e jacó e colocava hamlet. esaú e jacó é bão, mas não é dos melhores. e é meio que estranho colocar o aluno na lista sem colocar o professor, se é que você me entende.

a lista é para tender mais para clássicos ou serve contemporâneos? eu roubaria e colocaria a tetralogia napolitana da ferrante em uma posição só (se der crise de consciência, dá para colocar dias de abandono que é uma proto-tetralogia).

eu tiraria esaú e jacó e colocava hamlet. esaú e jacó é bão, mas não é dos melhores. e é meio que estranho colocar o aluno na lista sem colocar o professor, se é que você me entende.
Exatamente! Tô me sentindo muito culpada por tirar meu marido, mas acho que ele há de me perdoar, porque uma das inspirações maiores do Machado precisa constar na listinha. Até lembrei do professor João Cézar falando "Machado leu Shakespeare de modo criativo", em algum vídeo que vi nas internerdz.​
a lista é para tender mais para clássicos ou serve contemporâneos?
É para tender mais para clássicos, mas tem aquilo o que o Bruce disse: tem livro que tá se encaminhando para clássico, tá quase lá, só não se assentou ainda.
eu roubaria e colocaria a tetralogia napolitana da ferrante em uma posição só (se der crise de consciência, dá para colocar dias de abandono que é uma proto-tetralogia).
Cê sabe que, da Ferrante, eu fico devendo. Aí cê tem de ajudar, mesmo. hahahah Eu li A Amiga Genial, (e não li o resto do trem porque fui acumulando leituras e não comprei os outros livros; esse cê me deu, e eu amei) e acho que ele poderia ser visto como um clássico já, não? Não teve um negócio de ele ter sido eleito como melhor livro do século XXI? (Eu posso estar delirando, tal qual Brás Cubas, mas acho que li isso em algum lugar. E, sim, o povo acha que a gente vai morrer, tá definido). Aí eu posso aproveitar para falar que preciso criar vergonha na cara e aproveitar que vou reler esse livro e terminar a tetralogia do sorvete. E também acho que a Ferrante como um adicional feminino à lista de escritoras de clássicos seria importante. (Cadê as teorias sobre ela ser O Ferrante? hahahahaha)

Sobre Dias de abandono: nada sei dessa vida, vivo sem saber... (Cê acha que é mais clássico qual dos dois: Tetralogia do sorvete ou música da Fafá de Belém?)​

e é meio que estranho colocar o aluno na lista sem colocar o professor, se é que você me entende.
Eu tava comentando outro dia com o @Bartleby que tinha achado Os sofrimentos do jovem Werther nada demais, mas coloquei na minha lista porque é difícil pensar, por exemplo, Hermann Hesse ou Philip Roth sem Goethe.

No mais, me abstive de colocar calhamaço pensando questão de tempo nos atuais pré-40, mas já duas pessoas citaram As irmãs Makioka aqui. Invejando a administração de tempo de vocês. :lol:

É para tender mais para clássicos, mas tem aquilo o que o Bruce disse: tem livro que tá se encaminhando para clássico, tá quase lá, só não se assentou ainda.
Citei dois romances dos últimos 40 anos que a turma já considera "clássicos", como Reparação e Os vestígios do dia, mas acrescentei O fundamentalista relutante porque eu tenho certeza que mais alguns anos ele vai ser melhor apreciado como obra pós-moderna que é — eu achava que Bússola, do Mathias Enard, era uma proposta e tanto de "espelhamento" e reflexão do olhar ocidental sobre o oriente, mas lembrei do romance de Mohsin Hamid e já estava lá a herança dessa escrita que se via em VS Naipaul e Hanif Kureishi mas com uma sacada irônica a mais.

Última edição:
  1. Ilíada (Homero)
  2. Odisséia (Homero)
  3. A Divina Comédia (Dante Alighieri)
  4. Os Lusíadas (Luís Vaz de Camões)
  5. Paraíso Perdido (John Milton)
  6. Fausto (Goethe)
  7. O auto da barca do inferno (Gil Vicente)
  8. Ulysses (James Joyce)
  9. A montanha mágica (Thomas Mann)
  10. Hamlet (William Shakespeare)
  11. O velho e o mar (Ernest Hemingway)
  12. As irmãs Makioka (Jun'Ichiro Tanizaki)
  13. Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)
  14. Crime e castigo (Fiódor Dostoiévski)
  15. Frankenstein (Mary Shelley)
  16. Pedro Páramo (Juan Rulfo)
  17. O jogo da amarelinha (Julio Cortázar)
  18. Ficções (Jorge Luis Borges)
  19. Cem anos de solidão (Gabriel García Márquez)
  20. O velho que lia romances de amor (Luís Sepúlveda)
  21. A máquina de fazer espanhóis (Valter Hugo Mãe)
  22. O livro dos abraços (Eduardo Galeano)
  23. A casa dos espíritos (Isabel Allende)
  24. A metamorfose (Franz Kakfa)
  25. Terra sonâmbula (Mia Couto)
  26. Luuanda (José Luandino Vieira)
  27. Sidarta (Hermann Hesse)
  28. A falência (Júlia Lopes de Almeida)
  29. O cortiço (Aluísio Azevedo)
  30. Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)
  31. Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
  32. Dom Casmurro (Machado de Assis)
  33. Grande sertão: veredas (João Guimarães Rosa)
  34. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo)
  35. Morte e vida severina (João Cabral de Melo Neto)
  36. Angústia (Graciliano Ramos)
  37. A paixão segundo G.H. (Clarice Lispector)
  38. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (Mário de Andrade)
  39. A obscena senhora D (Hilda Hilst)
  40. O primo Basílio (Eça de Queirós)
Tirei Esaú e Jacó e botei Hamlet. Senti uma pontinha de desespero.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back