• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quarenta livros para ler antes dos quarenta

Eu tava comentando outro dia com o @Bartleby que tinha achado Os sofrimentos do jovem Werther nada demais, mas coloquei na minha lista porque é difícil pensar, por exemplo, Hermann Hesse ou Philip Roth sem Goethe.
De Goethe, botei Fausto porque queria colocar Grande sertão: veredas, o Fausto sertanejo.
mas já duas pessoas citaram As irmãs Makioka aqui. Invejando a administração de tempo de vocês. :lol:
Eu tô aderindo às indicações d'ocês! E nem ligo se são calhamaços (nunca que vou ler ou reler isso aí tudo num ano. Li 30 livros neste ano e, de calhamaços, só reli Grande sertão e Madame Bovary hahahahahahha Tem Ulysses nessa merda. Essa coisa só me ocuparia um ano! É, esse eu coloquei por minha conta e risco). Botei porque quis uma lista diversa, aí gostei da indicação.​

Fiquei pensando sobre a lista uns dias. Cheguei atrasado, mas ainda em tempo de colaborar (não muito):

Qualquer lista de livros que se proponha essencial e não inclua Homero e Shakespeare não é uma lista séria. Eu já colocaria Ilíada, Odisseia, Hamlet, Otelo e Rei Lear. O complicado é que já mata 5 posições só aí. Mas o que é bom e definidor do humano não pode faltar.

Pelo caráter etário da lista, penso que deve ter daqueles livros chamados de "de formação". Considero o Herman Hesse o melhor dos que eu li nesse aspecto. Recomendaria Demian. O Retrato de Dorian Gray também toca nesse assunto, e outros, que imagino ser essencial recomendar.

Pelo mesmo motivo etário, tem que incluir livros que retratem a passagem do tempo e a sensação de finitude. Eu, por exemplo, nunca mais fui o mesmo depois de ler Samuel Beckett. Cito o intrincado Malone Morre do autor. Mas talvez A Morte de Ivan Ilitch (Tolstói) ou O Velho e o Mar (Hemingway) sejam mais palatáveis e mais adequados ao objetivo.

Dostozinho é essencial também, né não? Tem que ser, vai. Pra dar um ar intelectual de calhamaço inevitável. Então vai Crime e Castigo.

Não pode faltar o maior poeta da língua portuguesa, Fernando Pessoa. É sim, quem pensa diferente está errado. Mas qual livro/poema? Melhor é seguir o próprio autor e recomendar O Guardador de Rebanhos. Apesar de achar que Tabacaria é a obra-prima dele.

Do Brasil-sil-sil é Machadão na cabeça, não tem como. Aí tem que escolher Brás Cubas, puta coisa de gênio do caramba!

Pensado nessa lista, vi que inclui mais referências brancas, eurocêntricas, masculinas e heteronormativas. Eu também preciso de umas dicas pra ler antes dos 40 (que estão terrivelmente próximos) na minha vergonhosa frequência de leitura atual.

Vou pensar mais e trago outros livros mais tarde.

Qualquer lista de livros que se proponha essencial e não inclua Homero e Shakespeare não é uma lista séria. Eu já colocaria Ilíada, Odisseia, Hamlet, Otelo e Rei Lear. O complicado é que já mata 5 posições só aí. Mas o que é bom e definidor do humano não pode faltar.
Botei os três primeiros.
Pelo mesmo motivo etário, tem que incluir livros que retratem a passagem do tempo e a sensação de finitude. Eu, por exemplo, nunca mais fui o mesmo depois de ler Samuel Beckett. Cito o intrincado Malone Morre do autor. Mas talvez A Morte de Ivan Ilitch (Tolstói) ou O Velho e o Mar (Hemingway) sejam mais palatáveis e mais adequados ao objetivo.
Botei O Velho e o Mar, que sempre vai ser meu Hemingway favorito. E é um dos meus livros favoritos da vida.
Dostozinho é essencial também, né não? Tem que ser, vai. Pra dar um ar intelectual de calhamaço inevitável. Então vai Crime e Castigo.
Botei Crime e Castigo, e vou morrer por causa do calhamaço.
Não pode faltar o maior poeta da língua portuguesa, Fernando Pessoa. É sim, quem pensa diferente está errado. Mas qual livro/poema? Melhor é seguir o próprio autor e recomendar O Guardador de Rebanhos. Apesar de achar que Tabacaria é a obra-prima dele.
EU ME ESQUECI DO PESSOA. ÇOCORRRR! :oops::oops::oops::oops: MAIS UM QUE TENHO DE COLOCAR. QUEM EU TIRO, MEU DEUS?​
Do Brasil-sil-sil é Machadão na cabeça, não tem como. Aí tem que escolher Brás Cubas, puta coisa de gênio do caramba!
Não preciso nem dizer que o meu livro preferido da VIDA está na lista. hahahahaha

1. Ilíada (Homero)
  2. Odisséia (Homero)
  3. A Divina Comédia (Dante Alighieri)
  4. Os Lusíadas (Luís Vaz de Camões)
  5. Paraíso Perdido (John Milton)
  6. Fausto (Goethe)
  7. O auto da barca do inferno (Gil Vicente)
  8. Ulysses (James Joyce)
  9. A montanha mágica (Thomas Mann)
  10. Hamlet (William Shakespeare)
  11. O velho e o mar (Ernest Hemingway)
  12. Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)
  13. Crime e castigo (Fiódor Dostoiévski)
  14. Frankenstein (Mary Shelley)
  15. Pedro Páramo (Juan Rulfo)
  16. O jogo da amarelinha (Julio Cortázar)
  17. Ficções (Jorge Luis Borges)
  18. Cem anos de solidão (Gabriel García Márquez)
  19. O velho que lia romances de amor (Luís Sepúlveda)
  20. A máquina de fazer espanhóis (Valter Hugo Mãe)
  21. A casa dos espíritos (Isabel Allende)
  22. A metamorfose (Franz Kakfa)
  23. Terra sonâmbula (Mia Couto)
  24. Luuanda (José Luandino Vieira)
  25. Sidarta (Hermann Hesse)
  26. A falência (Júlia Lopes de Almeida)
  27. O cortiço (Aluísio Azevedo)
  28. Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)
  29. Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
  30. Dom Casmurro (Machado de Assis)
  31. Grande sertão: veredas (João Guimarães Rosa)
  32. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo)
  33. Morte e vida severina (João Cabral de Melo Neto)
  34. Angústia (Graciliano Ramos)
  35. A paixão segundo G.H. (Clarice Lispector)
  36. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (Mário de Andrade)
  37. Murilo Rubião: obra completa (Murilo Rubião)
  38. A obscena senhora D (Hilda Hilst)
  39. O primo Basílio (Eça de Queirós)
  40. O Guardador de Rebanhos e Outros Poemas (Fernando Pessoa)
Estou tirando calhamaços, aos poucos. Quem sabe a lista acabe se tornando viável, hein? As irmãs Makioka (Jun'Ichiro Tanizaki) ficou pelo meio do caminho. Mas tô pensando num outro projeto.​

Vim dá um pitaco.
Não sei se eu manteria o Luuanda aí na lista, li há um bom tempo, e não lembro de nada que tenha me chamado a atenção.
Esaú e Jacó por Hamlet foi troca necessária, hahah. Certíssima nisso aí.
Pra sugerir um moderninho e outro nem tanto, ficaria aí com A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao, do Junot Díaz e A Festa do Bode, do Llosa.

A obra completa do Murilo Rubião é acerto demais também, o conto Bárbara é uma beleza única, um dos meus preferidos dele. Mas o livro com um todo vale demais. Se coubesse mais, sugeriria um José J. Veiga, mas aí não saberia quem tirar.
Gostei desse título aí 'O velho que lia romances de amor', conhecia não.

Última edição:
To sentindo falta de uns livros goticos.
Algo do Edgar Allan Poe ou semelhante...

Só se algum da lista que não conheço aborda esses assuntos, mas enfim, seria legal ter representantes desse tipo

Não li o tópico todo, mas um que eu indicaria é O Deserto dos Tártaros, do Buzzati.

Primeiro ponto a considerar é que esse livro não é um calhamaço. Segundo ponto é que o livro te dá um tremendo chacoalhão existencial, bom pra quem está na fase dos 30 e alguns ficar em crise, pensando na própria vida e se descobrir fazendo a guarda do Forte Bastiani. rsrs

Não sei se eu manteria o Luuanda aí na lista, li há um bom tempo, e não lembro de nada que tenha me chamado a atenção.
Boa sugestão, porque as literaturas africanas de língua portuguesa estão representadas por Terra sonâmbula, do Mia Couto, né?​
Esaú e Jacó por Hamlet foi troca necessária, hahah. Certíssima nisso aí.
Vou ter pesadelo por ter tirado um livro do Machado, mas não tinha como deixar Hamlet fora da lista. hahahaha
Pra sugerir um moderninho e outro nem tanto, ficaria aí com A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao, do Junot Díaz e A Festa do Bode, do Llosa.
Quem eu tiro, meu Deus? O primeiro dá para colocar no lugar de Luuanda, mas e o segundo? Tô pensando em tirar o Thomas Mann, mas isso tá pesando na alma. E se eu tirasse o Eça de Queirós? Machado de Assis ficaria feliz. hahahahahahahah​
A obra completa do Murilo Rubião é acerto demais também, o conto Beatriz é de uma beleza única, um dos meus preferidos dele. Mas o livro com um todo vale demais. Se coubesse mais, sugeriria um José J. Veiga, mas aí não saberia quem tirar.
Murilo Rubião é muito maravilhoso, não tem como ficar de fora. Pensei em A hora dos ruminantes, do José J. Veiga, que é bom demais da conta, mas como já tinha botado o Rubião, o gênero fantástico ficou contemplado.

Ainda queria dar um jeito de botar O reino deste mundo, do Alejo Carpentier, que é um trem lindo demais da conta, mas não tem mais o que tirar. NÃO TEM.​
Gostei desse título aí 'O velho que lia romances de amor', conhecia não.
Foi indicação do @Finarfin. Achei o título lindíssimo, também. Li a sinopse e pensei: tenho de colocar na lista.​

To sentindo falta de uns livros goticos.
Algo do Edgar Allan Poe ou semelhante...
Nossa, não botei NADA do Poe. Verdade.
Não li o tópico todo, mas um que eu indicaria é O Deserto dos Tártaros, do Buzzati.

Primeiro ponto a considerar é que esse livro não é um calhamaço. Segundo ponto é que o livro te dá um tremendo chacoalhão existencial, bom pra quem está na fase dos 30 e alguns ficar em crise, pensando na própria vida e se descobrir fazendo a guarda do Forte Bastiani. rsrs
Esse livro apareceu em alguma lista, acho que foi na do Lufe.

Tô pensando, aqui, se tem Mrs. Dalloway (e esse não vai sair) precisa ter Ulysses? 🤔

Acho que A montanha ficará menos mágica. Thomas essa, Mann! (Desculpa, gente, já bebi mais café do que deveria).

Será que seria roubar descaradamente colocar um trem assim: Os assassinatos na rua morgue + A máscara rubra da morte? (Queria botar este, mas não vou gastar um lugar com um conto, aí boto um livro mais um conto avulso. Pode, né? Como se fosse "Um brinde de Poenureto" Meu Deus, eu tô impossível, hoje. Socorro!)​

1. Ilíada (Homero)
  2. Odisséia (Homero)
  3. A Divina Comédia (Dante Alighieri)
  4. Os Lusíadas (Luís Vaz de Camões)
  5. Paraíso Perdido (John Milton)
  6. Fausto (Goethe)
  7. O auto da barca do inferno (Gil Vicente)
  8. Hamlet (William Shakespeare)
  9. O velho e o mar (Ernest Hemingway)
  10. Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)
  11. Crime e castigo (Fiódor Dostoiévski)
  12. Frankenstein (Mary Shelley)
  13. Pedro Páramo (Juan Rulfo)
  14. O jogo da amarelinha (Julio Cortázar)
  15. Ficções (Jorge Luis Borges)
  16. Cem anos de solidão (Gabriel García Márquez)
  17. O velho que lia romances de amor (Luís Sepúlveda)
  18. A máquina de fazer espanhóis (Valter Hugo Mãe)
  19. A Festa do Bode (Mario Vargas Llosa)
  20. A casa dos espíritos (Isabel Allende)
  21. A metamorfose (Franz Kakfa)
  22. Terra sonâmbula (Mia Couto)
  23. Sidarta (Hermann Hesse)
  24. A falência (Júlia Lopes de Almeida)
  25. O cortiço (Aluísio Azevedo)
  26. Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)
  27. Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
  28. Dom Casmurro (Machado de Assis)
  29. Grande sertão: veredas (João Guimarães Rosa)
  30. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo)
  31. Morte e vida severina (João Cabral de Melo Neto)
  32. Angústia (Graciliano Ramos)
  33. A paixão segundo G.H. (Clarice Lispector)
  34. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (Mário de Andrade)
  35. Murilo Rubião: obra completa (Murilo Rubião)
  36. A obscena senhora D (Hilda Hilst)
  37. Histórias extraordinárias (Edgar Allan Poe)
  38. O Guardador de Rebanhos e Outros Poemas (Fernando Pessoa)
  39. A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao (Junot Díaz)
  40. O deserto dos tártaros (Dino Buzzati)
Acho que a lista está pronta, gente. Tá bem a minha cara. hahahahaha

Achei que a lista era pra você ler coisas que ainda não leu até os 40, por isso sugeri umas coisas menos óbvias.

Dixxxculpa a demora, só vi agora o tópico... Daqui a pouco quando tiver mais um tempinho dou umas sugestões mais personalizadas, embora a lista já pareça estar formada (só, desde já, deixo minha recomendação para a inclusão do que seja talvez meu livro preferido — faz tempo, tenho de o reler — O Amante, de Marguerite Duras - trocaria pelo da Allende fácil fácil - não li o livro mas tenho preconceito, me deixa rs).

E, pro futuro, para quando quiser consultar clássicos que ainda não lemos, indico fortemente este site:

https://thegreatestbooks.org/

Nele, compilaram umas 400 listas de melhores livros de todos os tempos, e tem muita coisa boa. Além disso, você consegue ver umas listas separadas, como melhores africanos, melhores asiáticos, melhores isso e aquilo, além das listas individuais que fazem parte da lista geral, aqui.

Espero que ajude 😉

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back