Fiquei pensando sobre a lista uns dias. Cheguei atrasado, mas ainda em tempo de colaborar (não muito):
Qualquer lista de livros que se proponha essencial e não inclua Homero e Shakespeare não é uma lista séria. Eu já colocaria Ilíada, Odisseia, Hamlet, Otelo e Rei Lear. O complicado é que já mata 5 posições só aí. Mas o que é bom e definidor do humano não pode faltar.
Pelo caráter etário da lista, penso que deve ter daqueles livros chamados de "de formação". Considero o Herman Hesse o melhor dos que eu li nesse aspecto. Recomendaria Demian. O Retrato de Dorian Gray também toca nesse assunto, e outros, que imagino ser essencial recomendar.
Pelo mesmo motivo etário, tem que incluir livros que retratem a passagem do tempo e a sensação de finitude. Eu, por exemplo, nunca mais fui o mesmo depois de ler Samuel Beckett. Cito o intrincado Malone Morre do autor. Mas talvez A Morte de Ivan Ilitch (Tolstói) ou O Velho e o Mar (Hemingway) sejam mais palatáveis e mais adequados ao objetivo.
Dostozinho é essencial também, né não? Tem que ser, vai. Pra dar um ar intelectual de calhamaço inevitável. Então vai Crime e Castigo.
Não pode faltar o maior poeta da língua portuguesa, Fernando Pessoa. É sim, quem pensa diferente está errado. Mas qual livro/poema? Melhor é seguir o próprio autor e recomendar O Guardador de Rebanhos. Apesar de achar que Tabacaria é a obra-prima dele.
Do Brasil-sil-sil é Machadão na cabeça, não tem como. Aí tem que escolher Brás Cubas, puta coisa de gênio do caramba!
Pensado nessa lista, vi que inclui mais referências brancas, eurocêntricas, masculinas e heteronormativas. Eu também preciso de umas dicas pra ler antes dos 40 (que estão terrivelmente próximos) na minha vergonhosa frequência de leitura atual.
Vou pensar mais e trago outros livros mais tarde.