Parece que estou vendo uma discussão na década de 80 (uma excelente, por sinal, e não estou sendo irônico), mas lhes pergunto: não há anacronismo demais nas ideias trazidas aqui?!
Pessoalmente, acho que algumas ideias aqui são universais e superam épocas e contextos, mas temo que isso não alcance tanto essa geração nova e o mundo dinâmico, corrido/ágil demais da atualidade.
Estamos nos atendo muito a procurar homens do povo. E, discordo, o ideal não é termos homens do povo. Na minha opinião, o ideal eram homens que não fossem povo, mas governantes a favor do povo.
Impressão que os modelos de governança estão "lentos demais". Exemplo: a esquerda usou muito o jargão do "temos que acabar com a desigualdade social" - e, realmente, é um objetivo humano e nobre. Porém, tenho a impressão que a esquerda ficou nisso apenas. Os tempos atuais são muito mais o "como acabar com a desigualdade social?" "Qual o seu modelo de governança, tendo em vista que você fala muito em acabar com a desigualdade social?", "Seu modelo se adequa aos tempos atuais ou você ainda tem ideia do início (era Jurássica) dos anos 2000?"
Vai ficar só no jargão fácil? Isso fará com que suas ideias não sejam debatidas e ampliadas. A direita diz que não quer acabar com a desigualdade social. Ela quer se ater aos valores morais conservadores. Há gente da direita que quer um Estado menor para que o país se desenvolva mais. Há a direita que diz ter a resposta prática contra a imigração. Há a direita que se aproveita da incompetência da "Esquerda que tá no poder".
Você pode dizer: as ideias da Direita são "Bullshit", mas elas pelo menos são discutidas, mesmo em meio à desinformação reinante nas redes. Aí o que a Esquerda faz quanto a isso? Combate com ideias novas? Traz algo que gere a discussão para destruir a ideias da direita, vistas como Fake News? Não! Vamos regulamentar as redes; vamos censurar; vamos bloquear usuários; vamos regulamentar algoritmo, vamos regulamentar....
A nossa época "vai olhar" e vai "pensar": a esquerda pode até estar certa quanto a essa desvantagem que ela vivencia nas redes, mas ela combate isso como se fosse uma datilografia querendo enfrentar o computador.
Essas ideias de invasão, distribuição de renda (da forma atual), relativização de propriedade privada (...) não cola mais como antigamente.
A direita vai chegar e dirá: "não sou a favor de invasão, relativização de propriedade privada (...), sou contra a imigração desenfreada, etc."
Aí como a Esquerda luta contra as ideias supracitadas? "Nazista, fascista, extrema-direita!"
O povo vai olhar pra isso e dirá: "Direita, o que tu disse sobre lutar contra imigração desenfreada? Fiquei interessado."
A esquerda: "vocês são Nazistas, fascistas, extremistas."
O povo: "tá certo, sou Nazista, fascista e extremista."