Melian
Período composto por insubordinação.
Às vezes, o óbvio precisa ser dito. Talvez por isso frases como "não há caminhos, há que caminhar"; "não tem jeito, aprende-se fazendo", embora simples, sejam, por nós, carregadas de significações. E não o é também a vida? Thoreau perseguia a simplicidade, em contrapartida, a maioria de nós complica as coisas, e se algo é simples, tendemos a descartar ou a desconfiar. Talvez simplicidade seja o modo com que escolhemos caracterizar tudo o que desconhecemos, para podermos mergulhar em outros mundos sem o temor de sermos devorados por complicações. Talvez o simples seja apenas o modo com que chamamos o misterioso milagre de nos equilibrarmos na tênue linha que separa a vida da morte. E talvez a simplicidade seja a mais épica das qualidades de que dispomos em um mundo em que tudo tem de ser absurdamente sofisticado. Simples assim? Não, apre(e)nde-se vivendo.
Volkgar disse:A justificativa do Walden é uma citação do próprio livro, juro que não estou sendo preguiçoso![]()

1. Walden (Walden; or, Life in the Woods) - Henry David Thoreau
"Fui para os bosques porque queria viver deliberadamente, enfrentar apenas os fatos essenciais da vida, e ver se podia aprender o que ela tinha a ensinar, e não, quando viesse a morrer, descobrir que não havia vivido.”
2. O Trem da Morte (Le Train de la Mort) - Christian Bernadac
Li quando era adolescente, emprestei na biblioteca da cidade. Não lembro da qualidade da escrita do livro, mas com ele tive um dos primeiros aprendizados da maldade que a humanidade é capaz de fazer.
3. O Oceano no Fim do Caminho (The Ocean at the End of the Lane) - Neil Gaiman
O livro me fez ter lembranças vívidas da infância. É um sentimento que simplesmente não consigo explicar.
4. A Menina que Roubava Livros (The Book Thief ) - Markus Zusak
Por razões particulares. (LdGP, saudades)
5. O Clube dos Jardineiros de Fumaça - Carol Bensimon
A vida é uma boa história e nem toda história precisa ser épica.