• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Volkgar

• Criador do tópico Criador do tópico Melian
  • Data de Criação Data de Criação

Melian

Período composto por insubordinação.
Às vezes, o óbvio precisa ser dito. Talvez por isso frases como "não há caminhos, há que caminhar"; "não tem jeito, aprende-se fazendo", embora simples, sejam, por nós, carregadas de significações. E não o é também a vida? Thoreau perseguia a simplicidade, em contrapartida, a maioria de nós complica as coisas, e se algo é simples, tendemos a descartar ou a desconfiar. Talvez simplicidade seja o modo com que escolhemos caracterizar tudo o que desconhecemos, para podermos mergulhar em outros mundos sem o temor de sermos devorados por complicações. Talvez o simples seja apenas o modo com que chamamos o misterioso milagre de nos equilibrarmos na tênue linha que separa a vida da morte. E talvez a simplicidade seja a mais épica das qualidades de que dispomos em um mundo em que tudo tem de ser absurdamente sofisticado. Simples assim? Não, apre(e)nde-se vivendo.

Volkgar disse:
A justificativa do Walden é uma citação do próprio livro, juro que não estou sendo preguiçoso :rofl:
🤔 🤔 🤔

1. Walden (Walden; or, Life in the Woods) - Henry David Thoreau

1744234385254.webp
"Fui para os bosques porque queria viver deliberadamente, enfrentar apenas os fatos essenciais da vida, e ver se podia aprender o que ela tinha a ensinar, e não, quando viesse a morrer, descobrir que não havia vivido.”​

2. O Trem da Morte (Le Train de la Mort) - Christian Bernadac

1744234635586.webp
Li quando era adolescente, emprestei na biblioteca da cidade. Não lembro da qualidade da escrita do livro, mas com ele tive um dos primeiros aprendizados da maldade que a humanidade é capaz de fazer.​

3. O Oceano no Fim do Caminho (The Ocean at the End of the Lane) - Neil Gaiman

1744234762212.webp
O livro me fez ter lembranças vívidas da infância. É um sentimento que simplesmente não consigo explicar.​

4. A Menina que Roubava Livros (The Book Thief ) - Markus Zusak

1744234934585.webp
Por razões particulares. (LdGP, saudades)

5. O Clube dos Jardineiros de Fumaça - Carol Bensimon

1744235064701.webp
A vida é uma boa história e nem toda história precisa ser épica.

Às vezes, o óbvio precisa ser dito. Talvez por isso frases como "não há caminhos, há que caminhar"; "não tem jeito, aprende-se fazendo", embora simples, sejam, por nós, carregadas de significações. E não o é também a vida? Thoreau perseguia a simplicidade, em contrapartida, a maioria de nós complica as coisas, e se algo é simples, tendemos a descartar ou a desconfiar. Talvez simplicidade seja o modo com que escolhemos caracterizar tudo o que desconhecemos, para podermos mergulhar em outros mundos sem o temor de sermos devorados por complicações. Talvez o simples seja apenas o modo com que chamamos o misterioso milagre de nos equilibrarmos na tênue linha que separa a vida da morte. E talvez a simplicidade seja a mais épica das qualidades de que dispomos em um mundo em que tudo tem de ser absurdamente sofisticado. Simples assim? Não, apre(e)nde-se vivendo.
Mensagem emocionante, obrigado!! 🥰

Walden tá na minha lista de leitura há um bom tempo. Será que agora vai?

Eu só li O Oceano no Fim do Caminho e a Menina que Roubava Livros.
Conheço o Trem da Morte e justamente por essa capa bem chamativa.

Mas acho que o Sr. Volkgar deveria se demorar nas justificativas, metade da diversão é saber os pq dos livros.

Mas acho que o Sr. Volkgar deveria se demorar nas justificativas, metade da diversão é saber os pq dos livros.
Entendi, eu estou disposto a escrever um pouquinho mais e depois passar pra @Melian se ela estiver de acordo.

Conheço o Trem da Morte e justamente por essa capa bem chamativa
Foi por isso que cheguei nele também, nunca teria passado pela minha cabeça procurar um livro falando de um trem para um campo de concentração, a capa ajudou um pouco.

Desses, só li A Menina que Roubava Livros. Não sei se é a minha memória me pregando peças, mas eu lembro que gostei muito quando li. Me pegou de jeito mesmo. Talvez seja um livro meio subestimado por ser best-seller — mas, ao mesmo tempo, talvez não sobreviveria a uma releitura, e essa opinião iria por água abaixo. Tenho medo de arriscar.

Eu leria todos os outros quatro livros. Não conhecia o segundo, e é justamente o que me pareceu mais interessante.

Última edição:
'A Menina que Roubava Livros' que dessa lista é o único que conheço, já é um clássico das listas dos usuários da Valinor. Não sei se estatisticamente é o mais mencionado, mas vire e mexe acaba aparecendo.

'A Menina que Roubava Livros' que dessa lista é o único que conheço, já é um clássico das listas dos usuários da Valinor. Não sei se estatisticamente é o mais mencionado, mas vire e mexe acaba aparecendo.
Dessa lista é o unico que li e também gosto muito, embora tenho outros na lista de favoritos rs

Listinha peculiar de livros favoritos. :think:

O único a mim conhecido é a Menina que Roubava Livros esse nem precisa explicar, acho que quase todas as pessoas que o leem ficam chocadas com a historia.

o do gaiman é muito bom (ele é um abusador fdp, mas enfim, o livro é bom).

a menina que roubava livros é um negócio meio doido, esse livro saiu em 2005 - um momento em que eu ainda estava em fase de formação enquanto leitora, e aí justamente por isso eu não sei se sobreviveria a uma releitura comigo (e justamente por ter gostado tanto do livro na época, eu prefiro não reler. faz sentido o que eu disse? não sei. só sei que eu gosto de preservar a lembrança boa.)

carol bensimon é ótima, sou fã demais. inclusive ela tem publicado uns textos bem bons em uma newsletter que dá para assinar, deixo aí a sugestão para vocês >> https://carolbensimon.substack.com/

ele é um abusador fdp, mas enfim, o livro é bom
Pois é, ele é uma grande decepção.🙁

eu prefiro não reler. faz sentido o que eu disse?
Faz sim, eu li duas vezes, mas logo quando saiu, depois disso não li mais. Mas ele tá na minha lista não por causa da qualidade — que acredito ser ok —, mas sim por causa do contexto em que eu o li.

deixo aí a sugestão para vocês
Não conhecia, obrigado! Acho ela ótima também e tem mais livros delas na minha lista de leitura.

Edição: Erro ortográfico.

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.794,79
Termina em:
Back