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Áudiolivros

  • Criador do tópico Criador do tópico -Jorge-
  • Data de Criação Data de Criação
Também me distraio muito. Quando leio livros vivo relendo parágrafos e às vezes até páginas inteiras porque percebo que esqueci tudo que acabei de ler. Mas eu gosto muito de audiolivros, talvez no futuro eu grave alguns se eu tiver o equipamento.

 
Eu vou começar a ouvir A Guerra dos Tronos no Canal da Fantasia. Lá diz que a leitura é dramatizada e tal. Acho que isso vai me ajudar a manter a concentração (por uns dez minutos, pelo menos).
 
Gente, eu me distraio com muita facilidade. Por isso, acho que será um problema se eu tentar ouvir audiolivros. Para experimentar, vou tentar começar a ouvir de um livro que reli recentemente: A guerra dos Tronos (para vocês terem uma noção de como a minha memória é ruim, faz pouco tempo que reli, e já não me lembro de muita coisa). Vamos ver se vai funcionar.

Eu sou exatamente contrário, me foco talvez 10 vezes mais em audiolivros do que um livro escrito..

Acho que isso se deve o fato de eu amar demais o rádio, ouvir locutores clássicos que narravam histórias e logicamente desde criança ouvir histórias contadas pela minha mãe na cabeceira da cama. Isso fez uma diferença enorme.
 
No caso de livros que já foram lidos, eu acho que áudiolivros são muito bons para serem ouvidos enquanto se faz outra coisa que pode ser considerada tediosa. Eu vivo ouvindo o áudiolivro do Silmarillion enquanto faço a barba ou lavo louça (essa versão é muito boa, apesar da capa dos Contos e da pronúncia errada de alguns nomes).

Por culpa dela eu já quase decorei o Ainulindalë de cor. :lol:
 
Assim como acompanho muito a carreira de locutores e dubladores, não é diferente também em relação aos narradores de áudiolivros. Eu particularmente tendo a apreciar mais aqueles oriundos da dublagem, pois estão bastante habituados a interpretar personagens.
 
Gente, consegui ouvir o prólogo e o primeiro capítulo, "Bran", de Guerra dos Tronos. O Canal da Fantasia fez um trabalho bacana: barulhos de espadas, uivos, enfim, eles realmente se preocuparam com os detalhes. A voz do Ned ficou excelente. A dos outros, nem tanto, mas é questão de preferência de timbre, não de falta de empenho dos narradores. Acho que pesou, também, o fato de alguns narradores terem sotaque carregado.

Enfim, acho que foi um avanço, já que o outro audiolivro que tentei ouvir não conseguiu me prender por mais de onze minutos. Desisti porque não estava conseguindo assimilar nada.
 
Última edição:
Estabeleci a meta de ouvir dois capítulos por dia. Até agora, está funcionando.
 
Amo ouvir audiobooks, ganhei a mania de ouvi-los quando estava fazendo curso de inglês para aprimorar os sons diferentes, ouço mais em língua estrangeira, devido a falta de livros que gosto de ler e não estão disponíveis em português, sem contar que só assim para acompanhar as diversas historias do Doctor Who.
Salve o audiobookbay.
 
Ainda falta muita coisa em áudio em português, mas o mercado futuro é promissor, porque hoje não é necessário uma estrutura enorme de estúdio como se fosse gravar um cd de música. Os áudios são gravados separadamente e os programas de mixagem e filtro estão bem mais acessíveis.
 
Gente, lá vou eu, mais uma vez, elogiar o Canal da Fantasia. Como comentei, estou ouvindo Guerra dos Tronos e, tirando umas coisinhas e outras, o trabalho deles é bem feito. A pronúncia do nome de alguns personagens me incomoda, mas, para ser sincera, tem nome de personagem que, até hoje, eu não sei qual é a pronúncia correta. E eu sou bastante viciada nos livros d'As Crônicas de Gelo e Fogo.

Hoje, vi que eles têm audiolivro de O Silmarillion :grinlove: também. Ainda não ouvi. Então, não sei como está a qualidade. (Sim, se eles pronunciarem o meu nome errado, eu vou relevar. Não é pecado não saber que a pronúncia é MElian e não MeliAN).

Para quem quiser dar uma conferida, está aqui:

 
Gente, preciso retomar o projeto: LER AUDIOLIVRO EM 2020. Eu me esqueci, completamente. :-(
 
Já devo ter recomendado aqui em algum outro lugar, mas repito a recomendação agora no tópico apropriado:

O Horrorbabble é um canal com centenas de audiolivros de terror.
Tudo feito com o maior capricho e com a voz sedutora de Ian Gordon :grinlove: ...
(Às vezes a leitora é a Jennifer Gill, que colabora com o canal).

1) Qualidade profissional
2) Gratuito
3) Somente para quem manja de inglês

Exemplo:
 

A Bookwire Brasil publicou um artigo no seu site que demonstra o crescimento do mercado de audiolivros no país, ainda que o catálogo em língua portuguesa seja pequeno se comparado ao disponível em idiomas como inglês, espanhol e alemão. No quarto trimestre de 2024, houve um aumento significativo das vendas, com destaque para a expansão da participação do áudio na receita do digital e o fortalecimento de gêneros específicos no formato, como ficções – thrillers, romances, fantasias – e obras de negócios.

Os números do último trimestre de 2024 apontam para crescimento de 166% na receita de audiolivros, incluindo telecom, em relação ao mesmo período do ano anterior, e de 100% de crescimento na receita sem telecom em relação ao mesmo período do ano anterior – com um crescimento de 52% do catálogo.

Comparado ao trimestre anterior, houve aumentos de +8% (com telecom) e de +16% (sem telecom), com um crescimento de 10% do catálogo.

Clique aqui para acessar o artigo original.

Participação dos audiolivros no digital

Como os audiolivros representam apenas cerca de 3% do catálogo digital entregue hoje pela Bookwire Brasil, a empresa fez uma análise comparativa considerando apenas as obras disponíveis em e-book e áudio, e que geraram alguma receita em ambos formatos em 2024, para medir de maneira justa e precisa o impacto que a receita de um produto pode sofrer com a adição de sua versão falada.

A participação do áudio na receita digital (e-book & audiobook) dessas obras chegou a 19,5% no quarto trimestre de 2024. Esse número representa um crescimento significativo em relação ao terceiro trimestre (16%) e ao mesmo período de 2023 (11,5%). O modelo telecom não foi incluído nesse comparativo pela dificuldade de mensurar o consumo real.

No último trimestre de 2024, 25 obras disponíveis nos dois formatos registraram uma receita superior em áudio em comparação ao e-book (foi estabelecido um valor mínimo de corte de R$ 1 mil em vendas da versão em áudio para inclusão nessa análise). De acordo com a empresa, as pesquisas de mercado realizadas internacionalmente endossam uma não-canibalização por parte do formato falado.

A análise por gênero dessas obras revela um predomínio da ficção entre os títulos mais vendidos. Romances, como A guarda-costas (Planeta), e thrillers, como A inquilina silenciosa (Planeta), figuram entre os destaques. Além disso, sagas de fantasia consolidadas, como a série Witcher (WMF Martins Fontes), continuam a ganhar tração por meio do formato de audiolivro, indicando que títulos mais antigos podem criar novo ciclo de interesse através da versão em áudio.

Lista de audiolivros mais vendidos no quarto trimestre de 2024, segundo a Bookwire:

  • Quarta Asa (Planeta Minotauro)
  • A psicologia financeira (HarperCollins Brasil)
  • Nexus (Companhia das Letras)
  • O hobbit (HarperCollins Brasil)
  • Sapiens (Nova edição) (Companhia das Letras)
  • A geração ansiosa (Companhia das Letras)
  • Torto arado (Todavia)
  • Especialista em pessoas (Academia)
  • Trabalhe 4 horas por semana (Planeta)
  • O silmarillion (HarperCollins Brasil)
  • O último desejo (WMF Martins Fontes)
  • Gatilhos mentais (DVS Editora)
  • O poder do hábito (Objetiva)
  • Antifrágil (Nova edição) (Objetiva)
  • A guarda-costas (Essência)
  • Inteligência emocional (Objetiva)
  • Rápido e devagar (Objetiva)
  • Deixe de ser pobre (Maquinaria Sankto)
  • Pensamento eficaz (Objetiva)
Tendências e oportunidades para o mercado de audiolivros

Segundo a análise no artigo da Bookwire, o grande desafio para o setor de audiolivros no Brasil segue sendo a ampliação do catálogo disponível no formato. "Uma curadoria estratégica na seleção de títulos para conversão pode impactar significativamente o desempenho de vendas das editoras no digital. No último trimestre, os audiolivros representaram 19,5% da receita do mercado digital entre as obras disponíveis nos dois formatos, e essa participação segue em expansão. Em gêneros como negócios, esse índice foi de 26%. Com a ampliação do catálogo, a tendência é que essa fatia do mercado cresça de forma exponencial", diz o texto.
 
Tá aparecendo também mais cursos pra formar mais audionarradores e espero que o mercado absorva bem eles e menos possível de inteligência artificial que ainda não sabe colocar bem emoção na voz tão bem quanto um humano bem preparado.
 

A Bookwire Brasil publicou um artigo no seu site que demonstra o crescimento do mercado de audiolivros no país, ainda que o catálogo em língua portuguesa seja pequeno se comparado ao disponível em idiomas como inglês, espanhol e alemão. No quarto trimestre de 2024, houve um aumento significativo das vendas, com destaque para a expansão da participação do áudio na receita do digital e o fortalecimento de gêneros específicos no formato, como ficções – thrillers, romances, fantasias – e obras de negócios.

Os números do último trimestre de 2024 apontam para crescimento de 166% na receita de audiolivros, incluindo telecom, em relação ao mesmo período do ano anterior, e de 100% de crescimento na receita sem telecom em relação ao mesmo período do ano anterior – com um crescimento de 52% do catálogo.

Comparado ao trimestre anterior, houve aumentos de +8% (com telecom) e de +16% (sem telecom), com um crescimento de 10% do catálogo.

Clique aqui para acessar o artigo original.

Participação dos audiolivros no digital

Como os audiolivros representam apenas cerca de 3% do catálogo digital entregue hoje pela Bookwire Brasil, a empresa fez uma análise comparativa considerando apenas as obras disponíveis em e-book e áudio, e que geraram alguma receita em ambos formatos em 2024, para medir de maneira justa e precisa o impacto que a receita de um produto pode sofrer com a adição de sua versão falada.

A participação do áudio na receita digital (e-book & audiobook) dessas obras chegou a 19,5% no quarto trimestre de 2024. Esse número representa um crescimento significativo em relação ao terceiro trimestre (16%) e ao mesmo período de 2023 (11,5%). O modelo telecom não foi incluído nesse comparativo pela dificuldade de mensurar o consumo real.

No último trimestre de 2024, 25 obras disponíveis nos dois formatos registraram uma receita superior em áudio em comparação ao e-book (foi estabelecido um valor mínimo de corte de R$ 1 mil em vendas da versão em áudio para inclusão nessa análise). De acordo com a empresa, as pesquisas de mercado realizadas internacionalmente endossam uma não-canibalização por parte do formato falado.

A análise por gênero dessas obras revela um predomínio da ficção entre os títulos mais vendidos. Romances, como A guarda-costas (Planeta), e thrillers, como A inquilina silenciosa (Planeta), figuram entre os destaques. Além disso, sagas de fantasia consolidadas, como a série Witcher (WMF Martins Fontes), continuam a ganhar tração por meio do formato de audiolivro, indicando que títulos mais antigos podem criar novo ciclo de interesse através da versão em áudio.

Lista de audiolivros mais vendidos no quarto trimestre de 2024, segundo a Bookwire:

  • Quarta Asa (Planeta Minotauro)
  • A psicologia financeira (HarperCollins Brasil)
  • Nexus (Companhia das Letras)
  • O hobbit (HarperCollins Brasil)
  • Sapiens (Nova edição) (Companhia das Letras)
  • A geração ansiosa (Companhia das Letras)
  • Torto arado (Todavia)
  • Especialista em pessoas (Academia)
  • Trabalhe 4 horas por semana (Planeta)
  • O silmarillion (HarperCollins Brasil)
  • O último desejo (WMF Martins Fontes)
  • Gatilhos mentais (DVS Editora)
  • O poder do hábito (Objetiva)
  • Antifrágil (Nova edição) (Objetiva)
  • A guarda-costas (Essência)
  • Inteligência emocional (Objetiva)
  • Rápido e devagar (Objetiva)
  • Deixe de ser pobre (Maquinaria Sankto)
  • Pensamento eficaz (Objetiva)
Tendências e oportunidades para o mercado de audiolivros

Segundo a análise no artigo da Bookwire, o grande desafio para o setor de audiolivros no Brasil segue sendo a ampliação do catálogo disponível no formato. "Uma curadoria estratégica na seleção de títulos para conversão pode impactar significativamente o desempenho de vendas das editoras no digital. No último trimestre, os audiolivros representaram 19,5% da receita do mercado digital entre as obras disponíveis nos dois formatos, e essa participação segue em expansão. Em gêneros como negócios, esse índice foi de 26%. Com a ampliação do catálogo, a tendência é que essa fatia do mercado cresça de forma exponencial", diz o texto.
Eu entraria nessa estatísticas, mas o preço do audiolivro ou assinatura não é vantajosa, sem contar que os livros que curto ouvir apenas estão disponíveis em voz de IA, é tão sem emoção que prefiro continuar a ouvi-los em língua inglesa.
 

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