Skywalker
Great Old One
O dispell magic ficou foda na 4E.
Quanto à tradução, postei lá minhas idéias e cito aqui:
Quanto à tradução, postei lá minhas idéias e cito aqui:
Saudações a todos. Como alguns de vocês devem lembrar, eu fui o cara que chegou munido de centenas de pedras no fórum Casa de Vidro para reclamar da tradução que a Devir fez para a 3E.
Agora, com essa possibilidade, venho fazer a minha parte, mostrando que não só critico e meto pau mas também faço questão de contribuir para melhorar o jogo no Brasil.
Ok, sinceridade: Eu não vou comprar a edição brasileira da 4E, inclusive já fiz a pré compra do gift set pela Amazon. Mas mesmo assim faço questão de expor aqui a minha contribuição. Desde já deixo claro que manifesto aqui apenas a minha opinião, nada de verdades absolutas.
Exploit: Definitivamente a melhor tradução já foi apontada aqui, que seria "feito".
Combat advantage: Literal e simples: Vantagem em combate.
Minion: Lacaio.
Lurker: Espreitador, como já foi dito.
Skirmisher: Embora o ideal fosse escaramuceiro, acho que guerrilheiro soa melhor.
Shift: Ajuste.
Paragon: Ok, não é a tradução ideal, mas paragon dá a idéia de modelo, de exemplo, etc. Acho que poderia seguir esse raciocínio.
Warlord: Senhor da Guerra, como já foi dito.
Ranger: Guardião, como sempre foi. "Ah, mas e o guardian?" Bom, guardian pode ser traduzido como defensor tranquilamente sem perder o significado.
Sobre a nova tradução dos nomes dos livros: É uma coisa que eu esperava desde o AD&D. Minhas sugestões é que a tradução dê o tom daquilo que é a proposta do livro:
Player's Handbook: Manual do Jogador. É o livro que "ensina a mexer no jogo".
Dungeon Master's Guide: Guia do Mestre. São idéias e dicas, não palavras cravadas na pedra.
Monster Manual: Compêndio dos Monstros. É a proposta do livro, não tem como fugir.
Dica 100% separada: Especificamente, quanto ao monstro Nightmare: Fujam do óbvio e dêem uma verdadeira aula de conhecimento mitológico. Não traduzam como o óbvio "Pesadelo", mas sim como realmente deveria ser, "Égua da Noite".
Abraços.