Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Se você quiser, você pode pegar um monstro de normal de nível mais alto e usar ele como solo, mas saiba que vai faltar a ele muitas das habilidades que tornam os monstros solos em monstros solo. Mas ainda funciona. E pelo jeito a curva de desenvolvimento não é mais tão ingrime e o jogo ainda funciona se você colocar um monte de adversários de nível mais baixo e não é TPK automático se você colocar um monstro de nível mais alto. É só você ver que teve grupo na D&D XP que conseguiu vencer o dragão negro que é um adversário solo de nível 4.
Cara, isso pra mim é ótimo. A partida mais frustrante da minha campanha de Greyhawk foi quando eles, no lvl 19, enfrentaram um beholder e 3 mind flayers e foi um passeio, os monstros não tiveram a menor chance.
Depois de ler isso tudo, agora estou decidido a não largar 3.5 nem morto.
De fato foram muitas novidades boas.
É recomendável, pra tentar acompanhar as coisas, entrar nos blogs dos caras da Wizards, especialmente os do Gamer_Zero.
O que eu mais gostei de tudo que vi até agora é que eles substituiam as regras que faziam sentido mas atrapalhavam o jogo (por exemplo, -4 no ataque pra atirar em alguém colado num aliado) por regras que podem até não fazer sentido mas que são ótimas para o jogo (por exemplo, sem a penalidade).
Essa penalidade era horrível. Basicamente, forçava todo mundo que quisesse jogar com um arqueiro a comprar Point Blank Shot e Precise Shot na primeira oportunidade. Isso muitas vezes significava que você só ia escolher um feat de verdade lá no 6° nível.
Eu vi também gente reclamando que agora você volta full depois de dormir por 8 horas direto. Mas já não era isso que acontecia? O clérigo gastava todas as suas magias até curar todo mundo e ainda queimava uma varinha de cure light inteira. Já que é assim, deixa todo mundo curar logo de cara.
Minha única objeção mesmo foi o fato de que parece que eles vão limitar uma invenções muito mirabolantes. Por exemplo, o ladino só pode usar os poderes dele com lâminas leves. Ou seja, um ladino nunca vai poder usar uma longsword e fingir que é um guerreiro que luta sujo. Mas isso vai sumir rapidinho nas minhas mesas como house rule.
Eu definitivamente vou mudar.
O que eu mais gostei de tudo que vi até agora é que eles substituiam as regras que faziam sentido mas atrapalhavam o jogo (por exemplo, -4 no ataque pra atirar em alguém colado num aliado) por regras que podem até não fazer sentido mas que são ótimas para o jogo (por exemplo, sem a penalidade).
Essa penalidade era horrível. Basicamente, forçava todo mundo que quisesse jogar com um arqueiro a comprar Point Blank Shot e Precise Shot na primeira oportunidade. Isso muitas vezes significava que você só ia escolher um feat de verdade lá no 6° nível.
Barlach disse:Eu vi também gente reclamando que agora você volta full depois de dormir por 8 horas direto. Mas já não era isso que acontecia? O clérigo gastava todas as suas magias até curar todo mundo e ainda queimava uma varinha de cure light inteira. Já que é assim, deixa todo mundo curar logo de cara.
Barlach disse:E também adorei o fato de que magos são obrigados a usar um implemento, seja uma varinha, um cajado ou um orb. Fica muito parecido com os magos mitológicos (Merlim, Gandalf etc) que sempre tinham algo. Faltou só a adaga e a jóia como implemento, mas isso a gente perdoa.
(Um pequeno parênteses: esses implementos são os que dão origens aos naipes do baralho. Cajado e varinha são os mesmos, equivalentes aos paus. O orb (a clássica bola de cristal) é o copas. A adaga é a espada e a jóia é ouros. Um ótimo fluff).
Eu vou manter minha amada 3.5E; afinal, desarovo completamente essa história de "healing suges", "renovation smite" etc. Se alguém quiser se desfazer de algo da "velha" 3E estou aqui.
A únca coisa que eu irei mudar (se confirmar na edição final, claro) é nos ataques de área. Em vez de rolar um ataque pra cada alvo, vai ser um ataque pra todos os alvos. As ACs que foram batidas, acerta, as que não forem, erra. Se der crítico, é crítico em todo mundo e se der fumble é fumble em todo mundo.
O pessoal do ENworld criou um Player's Handbook Lite e um Monsters and More, com base no que já se sabe.