Armaduras provavelmente estão divididas em 4 categorias, cloth, leather, mail e plate, e não mais em light, medium e heavy armor.
Li não lembro onde que todos os personagens vão começar automaticamente com proficiencia em armas simples. Então comparando essa lista com a lista 3.5, o rogue perde rapier e arco e ganha o shuriken. Pelo jeito o novo rogue será mais voltado para armas menores mais discretas.
Classes diferentes terão HP/level diferentes. E dois rogues diferentes se tiverem Constituições diferentes terão HPs diferentes. E mesmo com Constituições iguais, algum poderá ter feats que modifiquem o HP.Se for isso fixo, sem o +Con por nivel não será algo legal não... terá uma diferença mta pouca entre um ladino e outro. Ponto negativo se for assim, sem o Con/level
A constituição continua importante pro fator sobreivência, pois interfere no HP incial e nos Healing Surges.
Já fiz um barbaro que por azar tinha o mesmo HP que o Sorcerer do grupo. Nâo vejo no que isso faz com que o jogo seja interesante oudivertido e estou feliz que tenham mudado. É um elemento aleatório arcaico e que não tem necessidade de existir no jogo.
Provalemente Healing Surges são a quantidade de vezes por dia que o personagem pode se curar sozinho, ou então é a quantidade de HP que ele pode se curar.E isso funciona como?
Se for o segundo, não é nada útil para um rogue de lvl 20 e Constituição 10, com aproximadamente 112 HP, se curar 6 HPs.
Se for a primeira faz mais sentido se se levar em consideração um artigo do site do D&D:
"Before 4th Edition, a Heal check meant looking down at your shoe to see what the heck you just stepped in. Now it's something I can actually do to help my fellow party members, such as Adam's wee halfing warlock, Atticus. The poor guy was knocked unconscious by a goblin on the high school javelin team. With the roll of a die and some simple addition, Tabitha gave Atticus the ability to use one of his healing reserves. He was back on his feet in no time. At least I think he was on his feet. With a halfling it's kind of hard to tell. I was filled with warm fuzzies from having saved a life, making my resolve even stronger to learn the equivalent of the Heimlich maneuver in the wizard's spellbook."
Acredito que tirando as skills que realmente foram retiradas do jogo, da lista 3.5 o rogue só perdeu diplomacia. O resto está condensado nas que estão aí mesmo.Tá, ok, pericias resumidas, mas talvez resumidas d+, mas por enquanto, nada a reclamar.
Coloque todas as builds de rogue do D&D 3.5 para a gente comparar, que tal?Se for só isso é mto pouco.
Não vale multiclasse.