"Enquanto os companheiros falavam, Nib anda até uma das criaturinhas mortas, pega o corpo e guarda na mochila, displicentemente. Ele pára para pensar por que fez aquilo, mas dá de ombros. Pode ser útil depois - eles não sabem nada a respeito delas. Quando Alanian pede sua confirmação, ele subitamente se lembra que está invisível, e aparece - lenta e teatralmente - em meio ao campo de batalha. Ele surge à medida que dá um passo, com uma expressão displicente e entediada, chutando uma pedra.
Pensa um pouco sobre o que Alanian disse - ele não perdeu nenhuma palavra do que foi dito, mas não pensou muito a respeito - e responde:
'Concordo com você, Alanian. Não poderíamos fazer nada mais tolo do que nos dividirmos agora. E todos parecem ter se esquecido que um grupo dessas criaturas quase nos matou, todos juntos, e agora querem ir atrás delas um de cada vez. Pode ser que aquele seja o último homem-galho, mas pode ser que haja mais, possivemente mais até do que os que nos atacaram.'
Ele dá alguns passos.
'Mas... ignorar as criaturas também não me parece sábio. Não desprezem o papel que pequenas criaturas podem ter em eventos importantes! Me pergunto se não será arrogância nossa, considerar essa guerra como um conflito unilateral entre dois povos humanóides.'
Ele saca seu cantil e bebe um longo gole.
'Estou também bastante surpreso com vocês terem esquecido que o vigia anterior da fortaleza não retornou, e provavelmente está perdido e em perigo. Embora cada momento seja perigoso para nós, sugiro que adiemos o ataque à fortaleza para a próxima noite. Minha sugestão é que esta noite, investiguemos a floresta nas imediações, mas sem nos desviarmos muito no escuro; tentaremos encontrar mais sinais daquelas criaturas ou de Reg, depois encontremos um refúgio para passarmos o dia, e então vigiemos a fortaleza o máximo possível pelo restante da noite. Amanhã, quando a noite cair, retornemos para uma última espiada - ver se algo mudou, por exemplo - e depois executaremos o plano. Se encontrarmos Reg, podemos descobrir muito. Capturar um sentinela orc, antes de ele dar o alarme, seria ótimo mas eu não vou procurar a encrenca e colocar tudo a perder. Agora, esta é minha sugestão, mas estou disposto a acatar a decisão do grupo desde que não nos separemos. O que vocês tem a dizer? Wardinock?'"
O plano seria explorarmos a região por não mais que uma hora (até as 21:00); depois, caminhar até a fortaleza varrendo uma área maior, ao invés de pelo caminho mais direto - levando uma hora a mais, por exemplo (até as 00:00). Uma vez lá, procurar um esconderijo (sei lá, uma hora também, até as 01:00). Subir por uma hora, como o Al Dimeneira disse (02:00), observar por uma meia hora (02:30), descer em mais uma hora (03:30), se esconder antes do sol começar a sair (supondo umas 5 horas), e ainda temos um tempo de folga para imprevistos.
Lembrando: os PJs não sabem esses dados...