• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“OS ANÉIS DE PODER”: UMA ANÁLISE DOS DOIS PRIMEIROS EPISÓDIOS

• Criador do tópico Criador do tópico Deriel
  • Data de Criação Data de Criação

Qual sua nota para o PRIMEIRO episódio da primeira temporada?

• Total de votantes
    25
Cá entre nós, como mulher hétero... sempre achei essa Sombria gostosíssima. Taí, vou fazer uma fanart dela.
As pessoas hoje em dia reclamam MUITO do chamado "genérico".... mas a verdade é que em time que está ganhando não se deve mexer demais....

E esse arquétipo SEMPRE, pra mim, é muito mais vencedor do que o "encouraçado robótico" de armadura que o Peter Jackson e o John Howe acabaram metendo na cabeça das pessoas.

E o "Encapuzado Genérico" aí em cima nas iterações exemplificadas é MUITO MAIS fiel ao que o Tolkien chegou a descrever da forma malévola de Sauron do aquele macetado robozão blindado do PJ e do Howe. Confissão: NUNCA GOSTEI.

Se fosse algo que mesclasse a beleza da armadura com o fulgor dos olhos estilo o Ares da Wonder Woman dos Comic Books seria diferente

Última edição:
As pessoas hoje em dia reclamam MUITO do chamado "genérico".... mas a verdade é que em time que está ganhando não se deve mexer demais....E esse arquétipo SEMPRE, pra mim, é muito mais vencedor do que o "encouraçado robótico" de armadura que o Peter Jackson e o John Howe acabaram metendo na cabeça das pessoas.

Depende muito da obra, Ilmarinen. Visualmente falando, eu gosto dessa coisa do terror de armadura, uma sombra cujo ódio se cristaliza e junta partes de armaduras de guerreiros mortos, e tal. Devo estar jogando RPG demais, hahaha. Ao mesmo tempo, o mal incorpóreo de manto negro também me atrai. Entre ambas, penso que a menos 'senso-comum' é a armadura.

Em SdA fica muito claro quem é o antagonista, e em obras clássicas o senso comum nos guia a arquétipos que as pessoas fiquem 'confortáveis' odiando ou tendo medo... Com a tendência de tentar ao menos sair um pouco da bem conhecida (e desgastada) 'jornada do herói', estamos topando com vilões cada vez mais carismáticos, fisicamente belos e cheios de dilemas, que nos colocam em situações de desconforto moral. "E não é que ele pode estar certo?" pode ser uma forma de ensinar essa geração o que empatia realmente significa.

Mas isso é uma preferência pessoal minha, ter plots e mais dificuldades em enxergar os antagonistas logo de cara. Nada contra os arquétipos clássicos, eles também são muito legais.

Claro que aí em cima eu estou me referindo à forma já "definitiva, maldosa e "habitual" de Sauron não suas variantes "Annatar".

Mas fica aqui o registro de qual era o template em cima do qual todas essas variantes oitentistas se basearam:

A capa da edição pirata de Retorno do Rei da Ace da década de 60.

1662941314200.png

O fazãço Paul Levitz da Legião dos Superherois até pediu um monumental rift em cima do padrão aí em uma das capas de Legião dos Superheróis:

1662941680333.png

Visualmente falando, eu gosto dessa coisa do terror de armadura, uma sombra cujo ódio se cristaliza e junta partes de armaduras de guerreiros mortos, e tal. Devo estar jogando RPG demais, hahaha.
Eu posso até gostar ou ter tolerância pela idéia do colosso de armadura do PJ e Howe mas eu DETESTEI a execução do conceito tal como eles a fizeram no filme e nas capas de alguns dos livros.

Tenho total ojeriza pelo fato de que tudo que John Howe sabe fazer ao pensar em Melkor-Morgoth é fazer dele um "Sauron" blindado de tamanho maior. Acho o cúmulo da falta de imaginação..

Torço pra ver o dia em que vão dar o "reboot" na aparência dos dois na mídia audiovisual. Mas isso, é claro, sou eu. O lance é que a "armored form" de Sauron e Melkor versão Howe não é feita para interagir com personagens em mídia audiovisual...Até no Shadow of Mordor toda vez que vai falar o Sauron reverte pra sua forma "Annatar".....E eu GOSTO de vilões "tagarelas", coisa que o Melkor e o Sauron dos livros são bastante quando recebem "screen time".

Última edição:
Sorria ...é SOMMMMBRIA!!!!

Dreamworks She-Ra GIF by DreamWorks Animation

Aquele Sauron de armadura é uma solução muito preguiçosa. Fora que tem a desenvoltura pior que a de um boneco de posto.

No meio da batalha até vai imaginar ele de armadura, faz sentido (o que não faz nenhum sentido é o Um Anel ficar pra fora da armadura, mas ok). Agora, o cara lá dentro da montanha, forjando o Anel todo de armadura, é muita preguiça de tentar imaginar uma aparência pra ele.

Aquele Sauron de armadura é uma solução muito preguiçosa. Fora que tem a desenvoltura pior que a de um boneco de posto.

No meio da batalha até vai imaginar ele de armadura, faz sentido (o que não faz nenhum sentido é o Um Anel ficar pra fora da armadura, mas ok). Agora, o cara lá dentro da montanha, forjando o Anel todo de armadura, é muita preguiça de tentar imaginar uma aparência pra ele.

exactly GIF

Última edição:

Se levarmos em conta a funcionalidade das aparências/formas físicas que Sauron assumiu desde que é citado no Silmarillion, eu o imaginei se incorporando de acordo com os objetivos escolhidos pelo personagem:

Feiticeiro com uma aura medonha de medo e "armadurado" para evitar danos ao seu corpo:

jerry-vanderstelt-sauron.jpg

Como um (pseudo) Prometeu-andarilho disfarçado e misterioso (pré Um Anel) gerando a engenharia religiosa/teocrática na Terra-média:

NazgulBowing.jpg

O Sauron-deus exibindo uma imagem de adoração e temor como uma divindade solar/deus do fogo aos adoradores mundo a fora:

images (29).jpeg

O Sauron-ferreiro criando seu Magnus Opus numa vibe do deus romano Vulcano ou o grego Hefestos:

images (1) (5).jpeg

Em termos de aparência, eu sempre imaginei Annatar numa visão "tranquilizadora" élfica para seduzir Celebrimbor e CIA como alguém com "motivos élficos" para introduzir a criação dos anéis:

images (53).jpeg

Essas formas de Sauron podiam seguir um conceito muito legal do Sandman do Neil Gaiman. Morfeus/Sonho se apresentava fisicamente de acordo com o referencial do seu observador:

Sandman para um humano:

images (1) (6).webp

Sandman para um marciano:

images (1) (7).webp

Sandman para um gato:

images (1) (8).webp

Minha teoria sobre Theo: Não revelaram muito sobre o pai do garoto, apenas que foi embora e nunca mais voltou, então podemos especular o que quisermos por enquanto. Após ver a cena do sangue na espada do Sauron, acredito que ele seja filho do Sauron, que disfarçado de homem seduziu Bronwyn, teve um descendente e foi embora. E provavelmente Sauron fez isso como parte de seu plano e utilizará isso de vantagem, para levar o garoto para o lado negro da força.

A capa da edição pirata de Retorno do Rei da Ace da década de 60.

Muito legal esse Sauron ciclopesco, nunca tinha visto uma concepção dessas. Bem diferentona!

Se formos pensar pela forma-função, você tem razão. Poderiam fazer um híbrido dos dois, armadura em batalha, manto enquanto trama nas sombras... Essa ideia de Sauron 'plasmar' a forma que for mais conveniente ao momento e ao oponente é realmente boa (já te peço permissão pra rouba-la para motivos escusos, hehehe).

Mas infelizmente nem pai nem filho tiveram tempo de tela suficiente. Uma pena.

Sempre achei o Sauron de P.J. um ponto baixo dos filmes, tanto o Sauron-gigante de armadura como o Sauron-farol. Do Sauron-névoa sombria no H até gostei no aspecto estético, mas estragou quando explodiu em chamas para recuperar o Sauron-gigante de armadura. 😅
Sob a forma de Annatar, a Amazon teve uma grande oportunidade de entregar um construto mais consistente. Vamos ver.

Muito legal esse Sauron ciclopesco, nunca tinha visto uma concepção dessas. Bem diferentona!

Se formos pensar pela forma-função, você tem razão. Poderiam fazer um híbrido dos dois, armadura em batalha, manto enquanto trama nas sombras... Essa ideia de Sauron 'plasmar' a forma que for mais conveniente ao momento e ao oponente é realmente boa (já te peço permissão pra rouba-la para motivos escusos, hehehe).

Mas infelizmente nem pai nem filho tiveram tempo de tela suficiente. Uma pena.
É provavelmente daí que vieram as capas da trilogia Illuminatus de 10 anos depois dessa edição, no final dos setenta:

1662987390630.png

Trabalho altamente influente em cima do Invisibles do Grant Morrison e até de trabalhos de Alan Moore;

Última edição:
Minha teoria sobre Theo: Não revelaram muito sobre o pai do garoto, apenas que foi embora e nunca mais voltou, então podemos especular o que quisermos por enquanto. Após ver a cena do sangue na espada do Sauron, acredito que ele seja filho do Sauron, que disfarçado de homem seduziu Bronwyn, teve um descendente e foi embora. E provavelmente Sauron fez isso como parte de seu plano e utilizará isso de vantagem, para levar o garoto para o lado negro da força.
Olha q perigo. É um possibilidade bem plausível mesmo. Um filho de Sauron, que medo dessa ideia.

Só por não ter os belos elfos descritos por Tolkien, a série já caiu no meu conceito.

Me senti vendo um filme sobre a Antiguidade: Elfos = Romanos, Anãos = Vikings, Númenor = Gregos.
Ai de mim, que que achei o Elrond da trilogia original o elfo mais feio já visto em Arda :lol: E olha que acho Hugo Weaving atraente 'à maneira dele...

A Amazon ou está com uma dificuldade absurda de achar elfos minimamente belos, ou o orçamento deve estar apertado.

Ai de mim, que que achei o Elrond da trilogia original o elfo mais feio já visto em Arda :lol: E olha que acho Hugo Weaving atraente 'à maneira dele...

A Amazon ou está com uma dificuldade absurda de achar elfos minimamente belos, ou o orçamento deve estar apertado.
Os elfos de Tolkien nortearam muito a minha imaginação da figura de um elfo. Tamanha foi a minha empolgação quando soube que trariam novamente o universo Tolkien para as telas e tamanho foi o balde de água fria ao ver esses elfos feiosos que mais parecem homens a seres de aspecto celestial.

Expectativa:
1663032148976.png
Realidade:
1663032173148.png
Expectativa:
1663034943234.png
Realidade:
1663034448341.png1663035001220.png

Os elfos de Tolkien nortearam muito a minha imaginação da figura de um elfo. Tamanha foi a minha empolgação quando soube que trariam novamente o universo Tolkien para as telas e tamanho foi o balde de água fria ao ver esses elfos feiosos que mais parecem homens a seres de aspecto celestial.

Expectativa:
Ver anexo 94104
Realidade:
Ver anexo 94105
Expectativa:
Ver anexo 94113
Realidade:
Ver anexo 94112Ver anexo 94114
No caso, os elfos de P.J. Não tenho apego a eles, mas que os da Amazon são "desabonitados", são. 😅 Tirando o Arondir, que é um elfozão da p... 😏

O Finrod também ficou galã demais.
Ele e o Arondir fazem jus às descrições dos livros. Mas alguns, de fato, estão meio velhos.
Sobre beleza, sei lá, sempre tem quem goste. Aposto a a mãe do Elrond acha ele lindão. O bonito e o feio é muito subjetivo. A Edith está muito longe do que eu imaginaria ser uma elfa, muito menos a Luthien.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back