Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Gwen disse:Imagino mais ou menos Ingwë como um grande sábio, que já tinha alcançado um estágio muito parecido com Manwë (um género de Homem Santo, ou Elfo Santo); não era o seu domínio a guerra, mas sim um guia espiritual para os Elfos
Elrond Meio-elfo disse:Tanto parece que está escrito: "Thus at last the Teleri were overcome, and a great part of their mariners that dwelt in Alqualondë were wickedly slain. For the Noldor were become fierce and desperate, and the Teleri had less strength, and were armed for the most part but with slender bows". Os teleri estavam em menor número, com menos armas e eram mais fracos. Mesmo assim eles foram violentamente mortos (wickedly slain) pelos Noldor que se tornaram ferozes e deseperados (fierce and desperate).
Elrond Meio-elfo disse:Não, leia atentamente. Finarfin especificamente se arrependeu quando ele ficou sabendo do Fratricídio já que nem ele nem nenhum de seu povo participou da matança. E está escrito que ele se arrependeu porque tinha ligação com aquele povo, sendo ele casado com uma Teleri. Mesmo assim os membros de sua casa não se arrependeram, dentre eles Finrod e Galadriel, e muitos de sua hoste. Agora muitos também se arrependeram e retornaram junto com Finarfin, não por palavra de Vala, Maia ou elfo, mas por suas próprias consciências.
Turkáno Erutur disse:Gwen disse:Imagino mais ou menos Ingwë como um grande sábio, que já tinha alcançado um estágio muito parecido com Manwë (um género de Homem Santo, ou Elfo Santo); não era o seu domínio a guerra, mas sim um guia espiritual para os Elfos
Então... é neste papel de "guia espiritual" que eu defenderia a intervenção de Ingwë na rebelião dos Noldor. Muitos dizem que é achismo dizer que ele não se manifestou. Mas a história se desenvolve como se isso não tivesse acontecido. Por mais tacanha que seja a compreensão de alguns, é bem difícil pensar que a opinião dele não merecesse ao menos um "vá-se-lascar-que-isso-não-é-da-sua-conta".
Turkáno Erutur disse:Claro que os teleri foram chacinados. Pelo povo de Fëanor. O pessoal de Fingolfin, que era o "x" da questão, entrou com outra intenção, como já citei.
Ele se arrependeu depois da Profecia de Mandos, não depois de saber do fratricídio.
Elrond Meio-Elfo disse:A intenção de todos os Noldor era a defesa da honra seja essa guiada pela loucura de Fëanor seja essa guiada pela cegueira de Fingolfin. Então eles entraram com a mesma intenção e com violência e maldade mataram pessoas indefesas. Finarfin foi o único que deixou a honra de lado e humildimente retornou para casa.
Elrond Meio-elfo disse:Ele abandonou a marcha depois da Profecia mas seu arrependimento foi devido à sua amargura com a Casa de Fëanor e com o Fratricídio.
"Thus at last the Teleri were overcome, and a great part of their mariners that dwelt in Alqualondë were wickedly slain. For the Noldor were become fierce and desperate, and the Teleri had less strength, and were armed for the most part but with slender bows". Os teleri estavam em menor número, com menos armas e eram mais fracos. Mesmo assim eles foram violentamente mortos (wickedly slain) pelos Noldor que se tornaram ferozes e deseperados (fierce and desperate).
Turkáno Erutur disse:[...] povo de Fingolfin, que foi defender seus irmãos que morriam, isso sem o menor conhecimento da causa [...]
e eles atacaram primeiro, com razão, que fique bem claro [...]
Você está julgando todos os Noldor por esta descrição. Como se eles fossem todos iguais.
Porque este seu post parece que você pensa que eles pegaram os teleri, mandaram ajoelhar e deram uma flechada na nuca de cada um. Não foi assim, evidentemente.
Elrond Meio-Elfo disse:E é exatamente aí que se encontra a crueldade e a corrupção. Corrupção espalhada por Morgoth no coração do povo noldorin. Eles acharam que os teleri atacaram seus "irmãos" e foram defender seus "irmãos". Sem antes querer saber o porque de seus "irmãos" estarem sendo atacados em primeiro lugar. A justiça poética disso tudo é que esses mesmos "irmãos" traíram Fingolfin e seu povo logo depois.
Elrond Meio-Elfo disse:Com razão ou sem razão os teleri não atacaram primeiro, pois tudo o que eles fizeram foi jogar os ladrões no mar. Ou seja, eles se defenderam. Então a não ser que os noldor não soubessem nadar, pra mim isso me pareceu uma decisão muito sábia da parte dos teleri. Para acalmar os nervos de todos.
Elrond Meio-Elfo disse:Sim, todos os Noldor eram da mesma laia. Arrogantes, prepotentes, com o rei na barriga e que achavam que possuiam o poder único para mudar o mundo. Um ou outro daquele povo se salvava. Por isso que os grandes príncipes dentre eles foram quase todos aniquilados, só restando mesmo Galadriel e seu pai Finarfin. O último porque se arrependeu a tempo e a primeira porque nem mais tempo tinha.
Elrond Meio-Elfo disse:E sim, os Noldor chacinaram cruelmente um povo indefeso (porque "arcos finos" dos teleri não se comparam "a espadas" dos noldor). Seja na loucura ou no desespero pra mim bater em mais fraco é covardia e crueldade
Turkáno Erutur disse:Aí é que está a nobreza do povo de Fingolfin e a desonra de Fëanor.
Existe até um texto de Tolkien que diz que Galadriel lutou contra os noldor em defesa da família da mãe dela [...]
Pense o que quiser, mas jogar alguém no mar contra a vontade deste é atacar e se não fosse esta atitude dos Teleri, a batalha jamais teria acontecido.
Não estou culpando os teleri, mas mostrando que a atitude deles não foi tão inocente assim
não acho que eles tenham tornado quase discípulos de Melkor em malignidade. Apenas Fëanor, afetado pela perda das Silmarils e morte de seu pai. Eu diria que eles se comportaram como adolescentes: muita energia, inconseqüentes e facilmente influenciáveis.
Nenhum morto pelos defeitos citados.
Lembro-lhe que em todo o relato isso é chamado de batalha, e não massacre. O armamento pode até não se comparar, mas eles tinham como se defender e o próprio O Silmarillion diz que "muitos morreram de ambos os lados". Porque a princípio os Teleri estavam em maior número.
Elrond Meio-Elfo disse:O que você chama de nobreza eu chamo de orgulho. Porque Fingolfin entrou na batalha às cegas para defender seus parentes corruptos. Ao invés de parar a batalha e tentar descobrir a razão porque elfo estava matando elfo, ele mergulhou na briga e massacrou aquele povo. Eu não estou cobrando extrema sabedoria, eu estou condenando Fingolfin e seu povo por ter seguido a hoste de Fëanor na loucura e crueldade.
Elrond Meio-Elfo disse:Isso sim é uma atitude de nobre e não o que Fingolfin fez.
Elrond Meio-Elfo disse:Ou seja, você está culpando os teleri. Certo... Os teleri são inocentes por definição simplesmente porque eles estavam defendendo o que era seu. Mesmo que eles tivessem pegado em armas ao invés de jogado os ladrões no mar eles ainda seriam inocentes pois ainda estariam em seu total direito
Elrond Meio-Elfo disse:Nenhum deles se tornou discípulo de Melkor mas todos eles se deixaram corromper, em um grau ou outro, pelo mal daquele ser. Já que os Noldor foram os únicos dentre os elfos que deram ouvidos ao Inimigo do Mundo (tirando casos como o de Maeglin), o potencial para a maldade era maior neles. Ah, e como eles colocaram isso em prática.
Comparar os Noldor com adolescentes (ou aborrescentes) é uma comparação injusta. Por que? Porque adolescentes não conhecem a vida, eles são jovens, ingênuos e inexperientes. Um noldo como Fëanor e Fingolfin já àquela época tinha alguns bons milhares de anos de idade e grande sabedoria e conhecimento. De nada lhes serviu para colocar um pouco de razão em suas ações.
Elrond Meio-Elfo disse:Todos eles foram mortos pelo orgulho. Defendendo cidades ocultas quando poderiam ter fugido para bem longe (como Turgon) ou cavalgando para a morte quando poderiam ter recuado com seu povo (como Fingolfin). Todos eles poderiam ter simplesmente voltado como Finarfin fez e permanecido em Aman, engolindo o orgulho e evitando muita destruição. Mas ao invés disso partiram achando que poderiam sozinhos curar os males do mundo quando na verdade seria necessário todos os povos livres unidos. O orgulho, a arrogância e a prepotência foi a ruina dos noldor.
Elrond Meio-Elfo disse:Quando em uma batalha o resultado é que a maior parte de um dos lados é morta e a maior parte do outro lado sobrevive, então essa é definição de um massacre.
Turkáno Erutur disse:E se eles ficassem de fora? Ganhariam a pecha de traidores e morreriam muito mais elfos dos dois lados.
Quanto a seguir a loucura e crueldade de Fëanor, cf. estes trechos d'O Silmarillion:
Qual a nobreza na atitude de Galadriel? Lutar contra seu próprio irmão?
Apesar das minhas inúmeras citações, você continua achando que os teleri foram impunemente massacrados.
[...] eles não foram tão puros quanto você deseja.
Bom, "potencial para maldade" é invenção. Maldade, ou crueldade, ou seja lá o que for, é uma característica inata (como Melkor) ou derivada do meio em que se vive (como os filhos de Fëanor).
Só os noldor deram ouvidos a ele porque ele só tentou contato com os noldor. Os vanyar viviam satisfeitos à luz das árvores, e eram difíceis de conquistar, e Melkor considerava os teleri instrumentos fracos demais para seus desígnios - isso está n'O Silmarillion.
Se você não entendeu minha comparação, eu explico. Comparei os adolescentes com os noldor não em idade (isso é óbvio) mas sim nos sentimentos experimentados.
Bom, os casos citados não são de orgulho, porque Turgon tinha algumas razões em permanecer em Gondolin [...]
E Fingolfin estava em cólera e desespero, como diz O Silmarillion, por acreditar que o fim irremediável dos noldor havia chegado, e não orgulhoso.
Os motivos para a partida de Fingolfin, ligados à essa intenção, já foram listados na minha primeira citação.
Nas mesmas Nirnaeth Arnoediad, por exemplo, os eldar e edain foram dizimados e nem por isso se chama "Massacre das Lágrimas sem Conta".
Minha definição de massacre é: ataque onde um dos lados não têm chance de defesa.
Elrond Meio-Elfo disse:Cara, se o povo de Fingolfin não tivesse entrado na batalha a hoste de Fëanor nunca teria saído vitoriosa. Os marinheiros de Alqualondë estavam em número suficiente para enfrentar os ladrões. Mas aí veio o Fingon precipitado e o boboca do Fingolfin e entraram na batalha com tudo virando a sorte da luta para os Noldor e massacrando os Teleri.
Elrond Meio-Elfo disse:O que me perturba é o fato de que você acha que os teleri NÃO foram impunemente massacrados. Isso é se com isso você quer dizer que eles mereceram aquela punição ou castigo.... Para mim isso é uma deturpação dos fatos tremenda. Os teleri não tiveram culpa nenhuma. Não mereceram o castigo. Não tinham nada a ver com o pato. Capice?
Se uma mulher para se defender de um estuprador consegue feri-lo ou matá-lo, ela deve por isso ser punida?
Elrond Meio-Elfo disse:Não, a maldade não é uma característica inata. Melkor era bondoso no início e somente depois ficou mal. A maldade é, como eu disse, um pontecial. Tudo depende das escolhas daquele ser para exercitar esse potencial e transformá-lo em atos e sentimentos reais de "maldade". Ninguém nasce mal.
Elrond Meio-Elfo disse:Ele era orgulhoso demais para aceitar a derrota e recuar com o resto de seu próprio povo. Então ele cavalgou para a morte. Ele se suicidou. Foi um fraco. Passará muitas eras em Mandos.
Elrond Meio-Elfo disse:O próprio Silmarillion diz que turgon ficou em sua cidade porque ele se tornara orgulhoso: But Turgon was become proud, and Gondolin as beautiful as a memory of Elven Tirion, and he trusted still in its secret and impregnable strength, though even a Vala should gainsay it; [...]
Elrond Meio-Elfo disse:Não, Melkor espalhou suas mentiras por toda Eldamar. O problema é que somente os Noldor deram ouvidos exatamente porque eles eram o que eles eram enquanto os Teleri e os Vanyar eram muitos mais sábios.
Elrond Meio-Elfo disse:E exatamente pelo fato de que os sentimentos dos adolescentes serem provenientes de sua inexperiência e os sentimentos dos Noldor serem provenientes de sua arrogância, prepotência e orgulho, que a comparação que você fez é injusta.
Elrond Meio-Elfo disse:Fingolfin não estava preocupado em ser tachado de traidor e não estava preocupado com os Fëanorianos. O próprio Silmarillion diz que o único motivo de Fingolfin ter ido à Terra-média após ter sido traído por Fëanor foi para reencontrar o próprio Fëanor e acertar as contas. Ele estava pouco se fudendo para os Fëanorianos que estavam naquelas terras.
Elrond Meio-Elfo disse:Não se chama de "Massacre das Lágrimas sem Conta" primeiro porque ficaria muito ridículo e segundo porque os Noldor não iriam colocar um nome ridículo em uma de suas maiores derrotas. Entretanto a batalha não deixa de ser um massacre.
Elrond Meio-Elfo disse:Que definição louca... E quando um dos lados não tem chance de defesa? Quando eles estão dormindo ou hipnotizados. Mesmo desarmados ainda existe chance de defesa. Quer dizer que em um jogo de futebol quando falam que o outro time foi massacrado querem dizer que os jogadores estavam com os pés amarrados ou com os olhos vendados????
Turkáno Erutur disse:Se você pressupõe que os Teleri poderiam ter vencido e chama isso de luta, então não foi um massacre.
Melkor nunca foi bondoso, sua maldade foi estabelecida por Ilúvatar.
Não se recua diante de Morgoth. Se aceitam a vitória dele, não tem para onde fugir.
Sim, ele teve orgulho da magnífica cidade que criou. E daí?
Mas com base em quê você chama os teleri de muito mais sábios?
Crianças são mais inexperientes que adolescentes e nem por isso manifestam tais sentimentos.
Os noldor em geral não são prepotentes nem orgulhosos e nem eram durante a rebelião, à exceção de Fëanor e seus seguidores. Justifico-o com este trecho d'O Silmarillion:
Obviamente ele não ia sair caçando Fëanor pela T-m, só detestou o que ele fez.