Fëaruin Alcarintur ¥
Alto-rei de Alcarost
Turkáno disse:Elrond Meio-Elfo disse:O próprio Silmarillion diz que turgon ficou em sua cidade porque ele se tornara orgulhoso: But Turgon was become proud, and Gondolin as beautiful as a memory of Elven Tirion, and he trusted still in its secret and impregnable strength, though even a Vala should gainsay it; [...]
Sim, ele teve orgulho da magnífica cidade que criou. E daí?
É perigoso, é delicado. Turgon se tornou orgulhoso, mas orgulho não é grandeza, é inchaço. Ele ficou cego para os conselhos de Ulmo; o próprio Ulmo que o aconselhou, no passado, a construir um refúgio; e que o guiou, de certo modo, até o local escondido onde surgiu Gondolin; o próprio Turgon que alertou que mandaria um mensageiro. Turgon fechou os ouvidos a Ulmo.
Elrond Meio-Elfo disse:Melkor nunca foi bondoso, sua maldade foi estabelecida por Ilúvatar.
Está escrito em O Silmarillion: "For Manwë was free from evil and could not comprehend it, and he knew that in the beginning, in the thought of Ilúvatar, Melkor had been even as he;[...]"
Melkor era de início tão bom quanto Manwë.
O Elrond tem razão, Turkáno; Melkor tornou-se o que se tornou porque ficou egoísta e invejoso do próprio Ilúvatar; isso levou a um desdém por todas as coisas. Quando viu que queria criar mas não podia, resolveu deturpar a obra alheia. Inicialmente só de pirraça, mas depois por maldade mesmo. Por maldade porque, depois, a queda ao Morgothismo significa a busca pela destruição, como o próprio Tolkien já disse no Mitos Transformados. O Mal nasceu em Melkor, não em Ilúvatar. Ninguém nasce "bom" ou "mal". As pessoas se tornam o que se tornam em virtude das provações e meios a que são submetidos.
E sim, é verdade. Faltou sabedoria a Fingolfin; ele vislumbrou a queda dos Noldor porque assim lhe pareceu, não que isso fosse verdade. Fingolfin foi fraco por ter desistido, e burro, por se atirar à morte certa. Ele podia até estar buscando sua vingança pessoal, mas não deixa de ser burro por isso.
Elrond disse:Turkáno disse:Elrond Meio-Elfo disse:Não, Melkor espalhou suas mentiras por toda Eldamar. O problema é que somente os Noldor deram ouvidos exatamente porque eles eram o que eles eram enquanto os Teleri e os Vanyar eram muitos mais sábios.
Aceito sua correção. Mas com base em quê você chama os teleri de muito mais sábios? A fraqueza dos Noldor foi específica, apenas o amor pelo conhecimento e pela técnica.
Com base no fato de em primeiro lugar os teleri não terem dado ouvidos às mentiras de Melkor quanto aos supostos planos escusos dos Valar e em segundo lugar por terem se recusado em fazerem parte da revolta e loucura dos noldor. Só esses dois pontos já mostram que eles eram mais sensíveis e sábios que os noldor. Porque sabedoria não é a simples capacidade de realizar grandes criações e essa era a única coisa que os noldor sabiam fazer.
Humm; não é bem assim. Melkor "desencanou" dos Vanyar porque eles suspeitavam muito dele, em virtude de viverem junto de Manwë. Os Teleri não fecharam os ouvidos a Melkor não, foi Melkor que nem considerou a possibilidade de influenciá-los. O Silmarillion cita com todas as palavras que Melkor considerava os Teleri fracos, e por isso nem buscou nada com eles. Ou seja, os Vanyar não foram necessariamente sábios; foram só desconfiados, usaram do benefício da dúvida, como diria Descartes. Os Teleri não foram sábios simplesmente porque Melkor nem tentou nada com eles. Como Melkor não ficou insistindo neles, eles não foram influenciados, e só por isso ficaram como os bonzinhos da história. Ora, se eles eram tão sábios, deveriam eles ter aconselhado os noldor. E não me venham dizer que "os noldor não iriam ouvir porque eram orgulhosos" porque até minha vó sabe que no começo nem Fëanor era assim; e distribuía suas obras a torto e a direito por Valinor.
Eu acho que a gente não pode generalizar os noldor como "não-sábios"; seus líderes é que não tinham discernimento; leia-se Fëanor, Fingolfin, Fingon, Maedhros e etc... Generalizar os noldor como não-sábios é uma visão um tanto simplista. Finarfin é a prova viva do contrário. Existem tantos exemplos de sabedoria nos noldor quanto nos Vanyar ou nos Teleri. Os não tinham era paciência; eles eram inconformistas. Isso não é falta de sabedoria, é falta de paciência mesmo, só isso.
Elrond Meio-Elfo disse:Os noldor em geral não são prepotentes nem orgulhosos e nem eram durante a rebelião, à exceção de Fëanor e seus seguidores. Justifico-o com este trecho d'O Silmarillion:
Não entendi porque você citou esse trecho, já que ele mostra exatamente que os filhos de Finarfin e o povo de Fingolfin não tiveram humildade o suficiente para fazer como Finarfin, engolir o orgulho, e retornar para pedir o perdão dos Valar. Pedir desculpas era o tipo de coisa que noldo não sabia fazer.
E sim, os Noldor eram todos, TODOS, orgulhosos. Em O Silmarillion:
"Now the unrest of the Noldor was not indeed hidden from the Valar, but its seed had been sown in the dark; and therefore, since Fëanor first spoke openly against them, they judged that he was the mover of discontent, being eminent in self-will and arrogance, though all the Noldor had become proud."
Calma lá; esse trecho não significa que tudo quanto é noldozinho era orgulhoso. É uma generalização muito da indevida; o trecho inteiro trata os noldor como um povo só desde o começo, e por isso se manteve a afirmação. Houve muitos noldor que nem partiram nem desde o começo, nem mesmo com Finarfin. Houve muitos noldor que não chegaram nem a por os pés na estrada; o Silmarillion cita isso.
Logo, usar esse argumento para defender que todos os Noldor sem excessão eram orgulhosos é bastante falho.
Além do mais, o orgulho era comum a praticamente todos os elfos; inclusive o protagonista deste mesmo tópico, que "nunca mais voltou os olhos para a Terra-média" depois que chegou em Aman.
Elrond Meio-Elfo disse:Obviamente ele não ia sair caçando Fëanor pela T-m, só detestou o que ele fez.
Tambem porque ele nem podia fazer isso. Quando Fingolfin chegou na Terra-média o Fëanor já havia sido morto por Gothmog.
Sinceramente, eu duvido. Eu acho que Fingolfin ia atrás de Fëanor sim; os dois povos estavam em pé de guerra e se não fosse por Fingon, que salvou Maedhros sozinho das Thangorodrim o ódio entre as duas casas não seria mitigado. Sim, besta como Fingolfin era, ele iria atrás de Fëanor. Os dois eram muito burros, orgulhosos e babacas; não sei porque esse povo não se conforma com isso...
Quem atribui a insistência da ida de Fingolfin por "preocupação com os noldor" está tendo, no mínimo, uma visão ingênua da intenção dele. Fingolfin foi por questão pessoal mesmo. Ele só aparece menos que Fëanor, porque ele certamente deveria ser um pulha também.