Lakshmi
Everyone loves a big fat lie.
As nossas válvulas de escape, como dito no artigo, são necessárias ao ser humano, pois é através delas que encontramos forças para enfrentar o nosso mundo. Seja pela leitura, pela música, pelo cinema, pelo teatro ou qualquer outra forma de extravazar e encontrar forças, sempre são importantes.
Mas é como eu digo: não ficar preso ao escape é fundamental, senão é mentira... escape mesmo!
Concordo com a minha saitorë!!!
Válvula de escape pode ser definido como qq atividade que tenha um caráter lúdico-recreativo que desvie o foco de problemas iminentes que possam causar perigo de colapso emocional. Mas não podemos esquecer que qualquer coisa em excesso faz mal, mesmo que de início servisse para nosso benefício.
As obras de Tolkien são ótimas válvulas de escape por serem tão complexas, tão verossímeis que convidam qq um (não só os adolescentes, como no artigo) a mergulhar numa realidade paralela, num universo mágico que alimenta as crenças mais lúdicas de todos nós. Quem nunca torceu, qdo criança, que existissem magos superpoderosos?
Quem ao ler SdA, ou até mesmo ao ver os filmes, não sonhou em morar em um lugar tão maravilhoso ou poder ter a possibilidade de abandonar sua vida para um destino onde a vida seria repleta de paz e harmonia?
Acredito que outro fator que ajude na influência de SdA para todos, como uma lição de como viver melhor, são as características nobres que existem em cada uma das raças. Cada raça tem seu traço específico e mesmo em todas as suas diferenças, demonstram como ser reais e viver ao máximo.
Os ents com sua sabedoria, os hobbits com sua alegria de viver, os elfos com sua plenitude... e até mesmo os humanos, com suas emoções voláteis.
Mas não podemos esquecer que antes de SdA havia outras obras que serviam como válvula de escape e depois dele vieram outras... Oq é mais impressionante e digno de admiração é que SdA é uma obra que entra geração, sai geração, continua encantando a muitos e como podemos ver, servindo de válvula de escape para cada vez mais gente, de todas as idades.