• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

André Vianco

É a velha história de pegar um crítico de cinema e falar que ele não gostou de determinado filme porque tem gosto ruim. Quem estuda literatura, aprende cada detalhe de estrutura, de enredo, de estilo, de época, então quando muitos dizem que o livro não tem nada demais, não acrescenta ou mesmo que não é bom, tem uma base para falar disso.

Para identificar uma história mal-conduzida ou ruim, basta ter uma bagagem grande, você começa a perceber maneirismo, falta de fluxo de consciência, etc. Não é coisa de outro mundo.
 
Com certeza não é coisa de outro mundo, mas creio que a maioria das pessoas que falam mal de Vianco ou do PC com certeza não tem essa bagagem toda, fora que onde é possível ter essa bagagem? um cara de letras mesmo lendo pouco vai ser sempre melhor que outro que faz geografia e lê 4X mais? acho isso complicado mesmo, claro que também não é um oba-oba generalizado, mas garanto que pelo menos 90% de quem fala mal não tem essa bagagem, fora que tudo são regras, e as regras nasceram para ser quebradas.

ps: esse é meu último post sobre esse assunto, independente das respostas, pois o tópico da desvirtuando demais. :sim:
inté mais. :tchauzim:

ps2: "minha cabeça só pensa aquilo que ela aprendeu, por isso mesmo eu não confio nela eusou mais eu"
 
Quando eu citei bagagem quis citar qualquer pessoa que leia acima da média.

Outra coisa, uma coisa é quebrar as regras, outra é querer respeitá-las, não quebrá-las e ainda por cima fazer caca sem querer. E o tópico não desvirtou, estamos falando sobre o estilo do André Vianco, desde a criação dos personagens, ambientes e acima de tudo a escrita. Mesmo que alguém seja formado em letras não quer dizer que a pessoa saiba tudo, às vezes ela tem um olhar crítico apurado, às vezes é cego a certas coisas (sem levar em consideração: méritos de estudante ou profissionalizando).

Finalizando, esse negócio de bagagem também pode ser questionado. Eu posso ter lido Guimarães Rosa toda a vida, mas será que escrevo que nem ele e tenho um olhar crítico para falar mal sobre outras obras? Creio que não. A bagagem pode ser tanto de quem lê diversos estilos literários, diversos gêneros e também para quem se concentra em apenas um. Muita gente pode falar mal de coisas que não lê, mas te garanto que tem muito mais gente que se vangloria, inflando o próprio ego, pelo que lê, o que também é feio.
 
Na verdade eu falei que le tem problemas sim no texto abseado na minah "bagagem". Saramago (pra chutar um extremo) muitas vezes é criticado porque dizem ser "difícil" ler o texto, qdo na verdade a dificuldade é sobre o ESTILO, sim, alguams pessoas tem dificuldade com ironia.

Vianco tem ótimas idéias, ams desenvolve seus textos muito abaixo de um "grande escritor", porém eu vi evolução... quems abe em Turno da noite 20 ele não esteja do nível do King? :hahano:
 
Com certeza não é coisa de outro mundo, mas creio que a maioria das pessoas que falam mal de Vianco ou do PC com certeza não tem essa bagagem toda, fora que onde é possível ter essa bagagem? um cara de letras mesmo lendo pouco vai ser sempre melhor que outro que faz geografia e lê 4X mais? acho isso complicado mesmo, claro que também não é um oba-oba generalizado, mas garanto que pelo menos 90% de quem fala mal não tem essa bagagem, fora que tudo são regras, e as regras nasceram para ser quebradas.

Eu obviamente não estou falando do sujeito de letras que levou o curso nas coxas. Nem do sujeito de letras com habilitação em licenciatura ou bacharelado em linguística, estou falando de quem estudou literatura. Nesse caso, ele tem mais bagagem que o sujeito que estudou geografia simplesmente porque além de leitura (que qualquer um pode ter) ele também tem conhecimento da teoria (que requer um mínimo de estudo que normalmente o leitor comum não vai atrás).

A diferença básica está no fato de que o leitor comum vê o livro como entretenimento e o crítico literário (por crítico entenda-se quem estuda literatura) vê literatura como arte. Nesse segundo caso não tem essa de "gosto é gosto", há um estudo detalhado e explicações sobre pq uma obra é boa e ruim, não é só um "Achei chato" ou "Achei legal".

Mas eu já tinha dito isso no outro post, então não vou ficar me repetindo aqui.
 
[align=justify]Bom, meus posts aqui não estão nem um pouco relacionados à análise técnica literária, até porque sou engenheiro, risos.

Leio, em média, 7 livros por ano e não acho que isso seja motivo para inflar ego, pelo contrário. Leio bem menos que gostaria, mas aí é por uma questão de tempo e disponibilidade. Hoje eu estou de férias xD

Não sei se vale a pena entrar no mérito, mas já li algumas obras do Saramago (Jangada de Pedra e Memorial do Convento - Levantado do Chão e O Evangelho Segundo Jesus Cristo estão aguardando meu bom humor) e gostei muito, apesar do texto conservar as características do português de Portugal e ser, em função disto, "meio pesado".

Chegando onde eu queria, leio porque gosto, ou não leio porque desgosto e não pela crítica literária em si. Portanto, se o livro me distrai, me envolve e me diverte, tá valendo. E nesse aspecto, o André Vianco não deixou a desejar (meu ponto de vista).

Um abraço.
[/align]
 
Ramalokion disse:
Vianco tem ótimas idéias, ams desenvolve seus textos muito abaixo de um "grande escritor", porém eu vi evolução... quems abe em Turno da noite 20 ele não esteja do nível do King? :hahano:

Rama,

Pô, aí com certeza ele já esgotou o tema. :hahano:
 
Stubborn disse:
Chegando onde eu queria, leio porque gosto, ou não leio porque desgosto e não pela crítica literária em si. Portanto, se o livro me distrai, me envolve e me diverte, tá valendo. E nesse aspecto, o André Vianco não deixou a desejar (meu ponto de vista).

sim stu, é bem o que estava querendo colocar. quem não estuda literatura, lê só para se divertir. se o livro não diverte, é ruim e pronto. :sim:
 
O André Vianco escreve muito mal cara (li dois livros dele), muita gente acha que nós brasileiros temos que defender o cara etc etc etc

Mas sinceramente não têm como, O Senhor Da Chuva é ruim de doer, eu passei três meses para conseguir ler e publicar uma resenha no Ambrosia :/ No meio tempo li outros livros muito melhores.
 
salvadorcamino disse:
O André Vianco escreve muito mal cara (li dois livros dele), muita gente acha que nós brasileiros temos que defender o cara etc etc etc

Mas sinceramente não têm como, O Senhor Da Chuva é ruim de doer, eu passei três meses para conseguir ler e publicar uma resenha no Ambrosia :/ No meio tempo li outros livros muito melhores.

então quando vc precisar falar dele me procura, não defendo ele de nada, mas acho os livro ducara*#@
 
Eu amo André Vianco, de seus livros sobrenaturais só falta p/ eu ler Sementes do Gelo. Ouvi dizer que ele está escrevendo alguns livros espirituais agora como A Casa, alguém já leu esse? É bom?
 
Rafaela Bibiano disse:
Eu amo André Vianco, de seus livros sobrenaturais só falta p/ eu ler Sementes do Gelo. Ouvi dizer que ele está escrevendo alguns livros espirituais agora como A Casa, alguém já leu esse? É bom?

A casa já existe Rafa, eu simplesmente adorei o livro, achei forte, gostei demais mesmo, muito bom, ele escreveu recentemente um livro com ilustrações chamado o caminho dopocço das lágrimas, não é um livro de ilustrações, mas possui algumas, eu não comprei ainda. Sementes no gelopodia virar filme fácil, é foda a história, pode ir em frente.
 
Eu já li O Caminho do Poço das Lágrimas. É bonitinho, meio triste. Tem algo de espiritismo, como A Casa. Acho que era para ser uma história meio que para crianças, ou sei lá, adolescentes. Gostei das ilustrações.
Sabe, eu gosto muito das histórias que o Vianco cria e é por isso que eu continuo lendo os livros dele, mas tenho que concordar com o que o pessoal que não o curte diz, pois ele não escreve muito bem. Eu fico doida com erros crassos de português em livros impressos e os dele tem muitos! Eu já escrevi para ele mais de uma vez falando isso. Ele é muito legal e responde os e-mails que a gente manda, me explicou sobre uns problemas na revisão dos dos dois primeiros (Os Sete e Sétimo - meus dois preferidos, apesar do horror de tantos erros). Sei lá, gosto muito dele, então continuo comprando os livros. Quem sabe se mais pessoas que gostam dos livros dele mandarem e-mails falando acerca dos probleminhas, eles possam ser contornados e os livros fiquem melhores. :)
 
Cabel e Lana, o André é meu autor brasileiro favorito no momento mas ñ to gostando dele abandonar os vampiros e ir pelos caminhos do espirítismo. Espero que ele volte a escrever esses livros que tanto gosto pois p/ mim só falta Sementes do Gelo e gosto de todos os outros, principalmente Bento.
 
Pois é Lane, concordo que em certos pontos o texto fica fraco mesmo, falando até de vocabulário, mas seria algo em torno de menos de 10% do livro, por isso abstraio essas partes e foco mais nas outras, a idéia de escrever pra ele é muito boa mesmo, até pra avisar sobre possíveis erros.

Rafa, não digo que A casa seja algo espírita, na verdade na minha concepção ta mais pra algo relacionado a magia, xamanisno do que ao espiritísmo mesmo, pode ler sem preocupação, eu achei ele bem forte pra falar a verdade, um dos meus preferidos, embora também tenha sido pego pelo Os Sete, tô com Bento e Vampiro Rei, mas ainda não parei pra ler nenhum dos dois, certos livros eu acho que precisa de um clima para que eu leia, e eles estão nesse meio.

O caminho do poço das lágrimas tem um vídeo no youtube de divulgação, eu achei bala, vcs já viram ?
 
Pessoal,

Eu terminei de ler o terceiro volume do Turno da Noite e odiei o final, mas continuo gostando das obras do autor. Parece que foi corrido, com diálogos meio desconexos do tipo "Powlz! Parece que tô no meio de Final Fantasy..." e por aí vai.

Quanto ao Sementes no Gelo, em minha opinião, é a obra que menos gostei.

A Casa é emocionante. Vale a pena.

Estou no sétimo romance de clã do Vampiros: A Máscara. Ela foca em um clã por obra, mas é tudo uma história só. Espetacular. Bizarro. Empolgante. Pena que a publisher é a Devir e tem "n" erros de digitação/português/tradução. Ao todo, são 13 volumes. Os outros ainda não foram publicados em português. A história gira entre uma disputa entre as facções Camarilla e Sabá na América do Norte, bem como um artefato antigo que dizem estar ligado à noite em que os Antediluvianos sairão do torpor.
 
Stubborn disse:
Pessoal,

Eu terminei de ler o terceiro volume do Turno da Noite e odiei o final, mas continuo gostando das obras do autor. Parece que foi corrido, com diálogos meio desconexos do tipo "Powlz! Parece que tô no meio de Final Fantasy..." e por aí vai.

Quanto ao Sementes no Gelo, em minha opinião, é a obra que menos gostei.

A Casa é emocionante. Vale a pena.

Estou no sétimo romance de clã do Vampiros: A Máscara. Ela foca em um clã por obra, mas é tudo uma história só. Espetacular. Bizarro. Empolgante. Pena que a publisher é a Devir e tem "n" erros de digitação/português/tradução. Ao todo, são 13 volumes. Os outros ainda não foram publicados em português. A história gira entre uma disputa entre as facções Camarilla e Sabá na América do Norte, bem como um artefato antigo que dizem estar ligado à noite em que os Antediluvianos sairão do torpor.

Eu tb odiei o final do turno da noite. Mandei até um e-mail p/ o André Vianco dizendo
que p/ mim a história ñ acabou, eu ñ concordo c o final, os vampiros escravisaram os seres humanos? Os humanos irão deixar isso como tá? Eu acredito que ñ,. pq somos uma raça q enquanto existir um sobre a Terra iremos lutar por liberdade. O ser humano ñ nasceu p ser preciso ou subjugado. Odiei o final!
 
Cabal, eu já li o Bento e o Vampiro Rei I. O Bento é bem legal, mas já o Vampiro Rei I eu não curti muito. Tanto que ainda não comprei o VR II. Comprei o terceiro volume de o Turno da Noite, mas ainda não me animei a ler.
Rafaela, Sementes no Gelo também tem esse mesmo esquema que puxa um pouco pro lado do espiritismo. Eu digo espiritimsmo pois são estórias que tratam de remissão de erros passados, alguma coisa de reencarnação e vida após a morte. Tudo isso faz parte da doutrina espírita, por isso eu digo que ele puxa um pouco pro lado do espiritismo.
O Senhor da Chuva eu gostei bastante, achei bem legal a forma como que ele enfocou uma batalha entre anjos e demônios.
 
Lana Lane disse:
O Senhor da Chuva eu gostei bastante, achei bem legal a forma como que ele enfocou uma batalha entre anjos e demônios.

Eu tb gostei bastante desse. O André sabe colocar vários personagens em suas história que se imaginássemos ficaria ridículo mas quando ele escreve parece a coisa mais natural do mundo! Leia o VR II que vc vai entender melhor do que estou falando.
 
Gostei bastante dos livros do André até agora. Já li Os sete, Sétimo, O senhor da Chuva e Turno da noite 1 e 2....Só esses últimos não me cativaram muito. Achei o enrendo legal, mas as informações ficaram muito jogadas. Não me lembro de nenhum dos Sete falando de Ignácio ou Jó nas duas obras anteriores e no I volume do Turno da Noite nem em Jó se fala, o que deixou Revelações com a missão de dar todas essas informações sobre a trama, o que não aconteceu de forma legal. Para quem ler o livro parece claramente que ele teve as idéias depois de escrever Os Sete e Sétimo e tentou juntar tudo da melhor maneira possível, mas o lance de Cabral, bruxas, guardiães de Jó ficou completamente sem noção e me fez não simpatizar muito com o livro em si. Vou começar e terminar de ler O livro de Jó para poder dar novas opiniões, mas até agora essa triologia pra mim foi totalmente decepcionante....
Bom, claro que há toda uma postura meio hollywoodiana dele ao descrever os fatos, mas só em escrever sobre esse tipo de assunto em português, já tem q se valorizar....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo