• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

André Vianco

Então... O problema ñ é dizer Gajo, mas gajo ser praticamente a única palavra lusitana que os vampiros portugueses usam. Quando falo em sotaque, falo da maneira como ele escreve as falas dele, as construções das frases, como se quisesse caricaturar uma fala de português. O problema é que é uma caricatura muito mal feita, muito pobre, onde ele usa (e usa mal),pouquíssimas palavras usadas por portugueses. Ficou carente de pesquisa de língua. Na verdade nem sei se na época em que foram confinados na caixa de prata, em portugal se usava a palavra "Gajo", entende? O melhor no caso, então, seria que ele não tivesse modificado a maneira de falar dos vampiros e escrevesse normalmente. Afinal, se os vampiros fossem ingleses, ele não escreveria o livro todo em inglês... Não havia a real necessidade de transformação da língua, mas já q ele optou por fazer, que faça direito então!

Mas como eu disse, como posso esperar de uma pessoa que tem um português brasileiro tão pobre, tenha um português arcaico de portugal, vasto??? Acabei de entrar aqui novamente pq fiquei passada com uma frase que acabei de ler... Então vi os comentários e resolvi me explicar sobre o post anterior tb.

Concordo novamente com a Anica... o "algo mais" infelizmente não precisa ser literário. Como eu disse no post anterior, a idéia é realmente boa. A história é boa... É interessante... Na verdade acho que isso é o que mais me irrita. O cara ter boas idéias e realizá-la nas coxas... Se tivesse sido bem escrito, o livro ia ser realmente muito bom!

Quanto a frase que me fez vir até aqui: "Inverno largou o ferimento do braço decapitado..." - Alguém por favor me responde: Não é a cabeça que costuma ser decapitada? O braço não deveria ter sido decepado????



Cabal disse:
Pois é, Vianco é igual a todos os outros escritores, alguns gostam e outros não, o único fato a aceitar é que o cara conseguiu, escrevendo bem ou mal conseguiu. Tem que ter algo a mais do que só escrever bem, caso o contrário o que não faltaria no mundo seriam escritores de sucesso.

Quando ao caso do Gajo, tem gente aqui no Brasil que fala truta, mano, meu, broder, rei, cara, cumpadre e por aí vai, não tem como afirmar que usou isso por ser limitado em vocabulário portugues, podemos escrever um livro sobre personagem do Brasil que só se chamam de Meu ou Mano caso se passo em São Paulo e isso não significaria pouco conhecimento de vocabulário. Agora fico a pensar, como foi possível ouvir o sotaque deles pelo livro ?
 
Confesso que ao decorrer da história, a narrativa melhora. Não chega a ser boa, mas melhora... Pena que ainda tropeço em alguns equívocos...

"Uma garoa fina e interrupta caí do céu, agora cinza e sem vestígio de lua."

Acho que ele quis dizer "ininterrupta".
 
Liz disse:
Confesso que ao decorrer da história, a narrativa melhora. Não chega a ser boa, mas melhora... Pena que ainda tropeço em alguns equívocos...

"Uma garoa fina e interrupta caí do céu, agora cinza e sem vestígio de lua."

Acho que ele quis dizer "ininterrupta".

Concordo que em certas partes não é perfeito mesmo.

Mas nesse erro em questão, isso não teria que ser tratado antes de publicar o livro? não tem que trabalha como revisora? ou eu estou errado?

Erros assim vejo em muitos livros, fico sem saber se foi apenas erro de digitação ou se foi falha mesmo.
 
Cabal disse:
Liz disse:
Confesso que ao decorrer da história, a narrativa melhora. Não chega a ser boa, mas melhora... Pena que ainda tropeço em alguns equívocos...

"Uma garoa fina e interrupta caí do céu, agora cinza e sem vestígio de lua."

Acho que ele quis dizer "ininterrupta".

Concordo que em certas partes não é perfeito mesmo.

Mas nesse erro em questão, isso não teria que ser tratado antes de publicar o livro? não tem que trabalha como revisora? ou eu estou errado?

Erros assim vejo em muitos livros, fico sem saber se foi apenas erro de digitação ou se foi falha mesmo.

Sim, existem diversos revisores para tratar de problemas com concordância e afins. Só que passa desapercebido muitas vezes. Imagine ter que ler várias vezes o mesmo livro.
 
Concordo que erros como esse deveriam ter sido corrigidos na revisão... Acho mesmo que o revisor desse livro era muito distraído pq aff... Os erros nunca foram tão gritantes!!!
 
o que eu penso: ninguém está salvo de cometer erros. mas o que diferencia um bom escritor de um mau escritor é (entre vários aspectos) o domínio da língua, o que em outras coisas quer dizer dar menos trabalho possível para a revisão. :dente:

acho que talvez vianco possa ser um bom contador de história (ou seja, cria um enredo empolgante para quem curte esse tipo de livro), mas bom escritor, hum, nopz.
 
Ao contrário de muitos aqui, eu achei André Vianco um bom autor. Ok, ele não é do tipo de escritor que ganhará o prêmio Nobel de literatura, mas achei as histórias dele interessantes; me entreteram bastante.
O primeiro livro que li foi "Sementes no Gelo", que admito que o enredo é bem fraquinho, mas gostei da maneira que Vianco escreveu a história. Como eu comprei esse livro juntamente com "Os Sete" e "Sétimo", iniciei minha leitura da saga dos vampiros do rio D'ouro.
"Os Sete" eu achei um bom livro, apesar de alguns capítulos serem meio chatos, e pelo fato de a historia começar calma e so começa a ação a partir de mais ou menos o cap 4.
"Sétimo" eu ainda estou lendo, estou no meio do livro. E, pessoalmente, achei o livro até melhor que o seu antecessor, pois o autor resolveu multiplicar a quantidade de capítulos. "Os Sete" tem 35 capitulos, e "Sétimo" é um livro do mesmo tamanho, mas com 79 capitulos. Essa foi uma boa decisão do autor, pois com capitulos mais curtos, fica mais fácil revezar entre os cenários da historia, evitando que a historia se torne monótona. Também gostei mais pois o livro possui mais ação que o antecessor, e dá um aprofundamento maior aos personagens.

Eu tenho em minha posse a maioria dos livros do Vianco que comprei no saldão do site Submarino e ainda estou lendo-os, mas conforme for terminando vou dando minhas opiniões aqui. :rofl:
 
Ok, o Vianco pode não ser o mestre do vocabulário ou o senhor da narração mas já li histórias ruins e de ideias fracas muito bem escritas que não valem a metade do pior livro dele.
A questão é quanto a gente valoriza "estética" em detrimento de bom conteúdo e originalidade.
 
Cabal disse:
Rahmati disse:
O Caso Laura?

Alguém tem algo a dizer?

Não sei do que se trata.

Cabal, esse é o novo livro do Vianco, mas pela sinopse que vi não dá pra saber direito sobre o que é. A verdade é que não me animou. Uma hora dessas passo na livraria para dar uma espiada.
 
Então turma, O Caso Laura é diferente dos outros livros do André, ele fez um contrato com a Rocco, então romances que não tenham a ver com o sobrenatural ele lança com eles. Parece que é um livro policial e pela parte dos fãs a crítica está boa. Eu quero ler!
 
Perdi o lançamento em Curitiba, vou esperar ele aparecer por aqui de novo. Comprar livro do Vianco sem dedicatória nem tem mais graça... XD
 
Cabal disse:
Sobre o caminho do poço das lágrimas, qual a opinião de quem leu ?

Comprei, mas não lí ainda.
página 3 do tópico. ;)

Lana Lane disse:
Eu já li O Caminho do Poço das Lágrimas. É bonitinho, meio triste. Tem algo de espiritismo, como A Casa. Acho que era para ser uma história meio que para crianças, ou sei lá, adolescentes. Gostei das ilustrações.
 
Bom, eu me registrei no forum só pra contribuir pra discussao.

Eu escrevo e acho que posso dar um insight diferente pra essa história.

André Vianco foi um dos autores que me incentivaram a escrever. Ele, aquele garoto do Eragon...

Não porque eu seja fã deles, mas porque eu vejo que qualquer bobagem hoje em dia é publicada.
O que disseram sobre o cara é a mais pura verdade. É uma fanfic/redação de menino de quinta série.

Mas não é ruim pelos motivos que vocês pensam. Erros de português e concordância acontecem. Eu mesmo cometo vários... Não porque eu não domine a língua; mas quando você está compenetrado no desenrolar da narrativa, às vezes você não lê o que escreveu na ânsia de botar no mundo aquele filho parindo na sua cabeça.

O problema do André Vianco, que é o mesmo do rapaz que escreveu Eragon, e o mesmo desse cara que escreveu A Batalha do Apocalipse, é a falta de finesse. Não tem qualidade artística. Os diálogos são bobos, o humor é fraco, a descrição é pobre, é uma leitura "óbvia".

Meu autor favorito é Bernard Cornwell e Aaron Sorkin. (Esse último é um roteirista)
Você nota que não é uma mera questão de estética... E sim uma questão de qualidade. É um texto inteligente... E isso que eu acho importante. Dialogos bons, humor inteligente, profundidade emocional, temas.

Não quero dizer que as pessoas não deveriam gostar dele ou que ele não deveria ser publicado. A história dele é passável.
Eu só fico triste em ver que ele tem tantos fãs. Mas eu acho que o problema real é a carência de literatura do gênero no Brasil.
 
petermaneta disse:
Eu só fico triste em ver que ele tem tantos fãs. Mas eu acho que o problema real é a carência de literatura do gênero no Brasil.

É sério mesmo????
Fala sério.

Pode não ser a melhor coisa do mundo, mas consegue entreter, mas é assim mesmo, gosto é que nem cotovelo, cada um tem o seu.
 
Cabal disse:
petermaneta disse:
Eu só fico triste em ver que ele tem tantos fãs. Mas eu acho que o problema real é a carência de literatura do gênero no Brasil.

É sério mesmo????
Fala sério.

Pode não ser a melhor coisa do mundo, mas consegue entreter, mas é assim mesmo, gosto é que nem cotovelo, cada um tem o seu.

Não quis dizer que as pessoas não deveriam gostar. Gosto é assim...

Quis dizer que acho incrível que esse cara tenha fãs ardentes. Defendem o livro dele com unhas e dentes. Fico triste não porque elas gostem de ler o cara. Mas é porque elas não amam outros autores melhores com o mesmo fervor.
 
petermaneta disse:
Cabal disse:
petermaneta disse:
Eu só fico triste em ver que ele tem tantos fãs. Mas eu acho que o problema real é a carência de literatura do gênero no Brasil.

É sério mesmo????
Fala sério.

Pode não ser a melhor coisa do mundo, mas consegue entreter, mas é assim mesmo, gosto é que nem cotovelo, cada um tem o seu.

Não quis dizer que as pessoas não deveriam gostar. Gosto é assim...

Quis dizer que acho incrível que esse cara tenha fãs ardentes. Defendem o livro dele com unhas e dentes. Fico triste não porque elas gostem de ler o cara. Mas é porque elas não amam outros autores melhores com o mesmo fervor.

Melhores na sua concepção.

Tem gente que detesta enghaw e gente como eu que defende fervorosamente. A vida é assim.

O São Paulo é o melhor time do mundo pra mim, para outros não.

Relativo essa questão de autores melhores, eu acho crepusculo uma bosta e fico enojado só de lembrar do livro, mas não fico triste com quem gosta, ama, etc..., pra mim não presta e pronto, mas isso é só para mim, acho aquela leitura podre, mas para muitos é maravilhosa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo