A galera pensa só na saúde terciária (mastectomia radical à Jolie), mas não quer fazer a prevenção básica (mamografia e autoexame) que, com grande sensibilidade, diagnosticaria um câncer de mama em etapa inicial, onde só seria preciso tirar um pedacinho do seio (quadrantectomia). Isso serve até pro caso da Jolie.
Não, são métodos diagnósticos.
![Sorriso =] =]](/forum/styles/default/xenforo/smilies/happy.gif)
Fazendo mamografia e autoexame você não evita o câncer, você encontra ele antes, é diferente.
Eu acho que cada caso é um caso. Vou dar o meu exemplo:
Minha mãe fazia tudo direitinho, mamografias, autoexame, "a reza toda" como dizem.. Um dia ela descobriu o câncer em estágio inicial em um dos seios. E o médico disse a mesma coisa que você, Pim, que bastava só tirar o pedaço do seio.
Minha mãe , sempre com o pé atrás, perguntou para ele: Dr. Fulano, se fosse a sua filha o que você faria? Ele riu meio sem graça e respondeu: Eu tiraria todo o seio. E foi o que ela fez.
Depois da cirurgia, minha mãe ficou no hospital por alguns dias. Como eu era muito pequena, tinha uns 6 anos, fiquei em casa com minhas tias.
Eu sempre fui muito apegada a minha mãe, ela me criou sozinha e até aquela idade eu dormia na cama dela todos os dias. Então imaginem como foi para mim ficar sem a minha mãe e sabendo que ela estava no hospital por causa de um câncer, que naquela época era muito mais assustador do que hoje.... Não lembro de muitas coisas nessa idade mas lembro das noites que eu ficava chorando de saudade...

Quando ela voltou do hospital, ela ficou de cama por vários dias, pois não só tiraram o seio mas boa parte da musculatura ao redor dele.. Ela ficou com uma bolsinha de sangue presa ao seio (que não estava mais lá...) Até hoje ela sente dores quando o tempo muda, dores quando carrega muito peso, coceiras sem motivo...
Para um criança ver a única pessoa realmente importante pra ela daquele jeito foi terrível. Me desculpem os detalhes e os sentimentos mas não estou fazendo draminha estou apenas mostrando um ponto de vista.
Então , depois dessa, eu acho maravilhoso poder ter essa escolha, de "jogar com as cartas da vida" ou ajudar a eliminar um possibilidade. Eu escolheria tirar o seio antes de algo acontecesse. Para não ter que passar por algo parecido. E pode ter certeza que vou falar com minha gineco sobre isso na próxima consulta!

Não preciso de seios de verdade quando temos o "bom silicone" preciso é de paz.