ambos podem ter a opinião que quiserem, mas por favor, a arte é NINJ
UTSU.
O ninjutsu no brasil pode ser dividido em basicamente três grandes categorias:
-
Bujinkan - o miojo dos ninjutsu. Desnecessário dizer mais que isso, quem quiser que procure nas páginas velhas deste tópico
-
Genbukan - Organização quase que "rival" da bujinkan, e portanto existem muitas controvérsias entre as duas. Chegou ao Brasil em 2002 mas até este ano só teve senpai (monitores), nenhum sensei nem nenhuma academia oficial no brasil. Muita, muita briga entre os que queriam ser o primeiro. Apesar do primeiro senpai ser Paulo Roberto em Curitiba (o que trouxe a organização em 2002), aparentemente quem ganhou a briga pra trazer a primeira academia oficial foi um tal de Bill Sensei, em São Paulo (
http://www.genbukan.com.br/ ). Antes da genbukan, a academia desse Bill pertencia ao terceiro grupo, ver abaixo.
-
Outros - nesta categoria, cada professor inventa sua organização e diz se tratar de um ninjutsu tradicional e confiável, o eumesmojutsu. Foi mais ou menos como surgiu o jiujitsu, parece que os ninja resolveram copiar a idéia... tem em todo lugar. Tem essa hosho ruy citada acima, tem a fujiyama aqui em curitiba, sho kumo ruy não lembro onde, e por aí vai. Tem até o eumesmojutsu internacional, a Budokan Ninjutsu, que eu até cheguei a me afiliar, logo antes de parar de treinar. Uma boa paorte desses professores realmente conhece arte marcial, e desse grupo, uma parte realmente sabe ensinar boas técnicas. Mas devemos ter em mente que não se trata de nenhuma organização tradicional, é apenas defesa pessoal.
Fazia tempo que não postava por aqui... se alguém quiser jogar lenha no ninjutsu eu posto mais.