Em D&D, você joga magias à vontade, sem nenhuma chance de errar (à menos que sofra um ataque, ou use armadura muito pesada).
Magias também podem falhar se precisarem de uma jogada de ataque, se o alvo passar na jogada de saving throws, se o alvo tiver spell resistance, se a magia for de dano e o alvo tiver energy resistance, se estiver em uma zona de anti-magia, se o mago estiver em grapple, se o mago estiver sobe o efeito de alguma magia, se outro mago usar counter-spell, etc...
Como assim, magia é algo simples, que você estuda um pouco e depois usa à vontade?
O mago não pode usar à vontade, ele tem um limite diário.
Não existe a possibilidade do seu personagem ficar nervoso, esquecer as palavras ou gestos mágicos (que no D&D existem para a maioria das magias), ou se distrair na hora H?
Não. Mas ele pode ser distraído. Se existissem regras para nervosismo e distração, ela deveria afetar todos os personagens, tanto magos como guerreiros e ladrões, em todas as suas atividades.
Não requer nenhum esforço?
Requer sim, quase sempre uma standard action. E lançar uma magia significa uma magia a menos para ser lançada até o próximo dia.
Até para dar um chute na porta o guerreiro tem uma chance de falhar (no mínimo 5%, falha crítica), mas para usar uma magia que o mago acabou de aprender não!
Um guerreiro acerta um chute automaticamente numa porta se ele usar uma full-round para atacar. Magias podem falhar, ver 1ª observação.
Acabaram-se as magias diárias: o mago não está cansado nem nada, faz tudo da mesma forma que antes, mas mesmo assim não pode fazer um esforço supremo e lançar uma única magia em uma emergência.
Spellcasters não se cansam ao lançarem magias. O desgaste é apenas mental. Se fosse assim, um mago ao correr a maratona ficaria sem magias o que não acontece. Não existem regras de cansaço, o mago não perde magias por estar cansado. O cansaço não limita o número de magias que o mago pode lançar. O limite é o seu nível de experiência e poder. Se existirem regras de cansaço, ela deve se aplicar aos magos mas também aos guerreiros e outras classes, em qualquer atividade cansativa.
O mago tem que descansar para recuperar slots de magia, mas ele não se cansa ao lançá-las, e se descansar mais não ganha mais magias.
Ele se cansa sim, mentalmente; se ele descansar ganha magias sim, no próximo dia.
Um mago pode preparar todas suas magias diárias em uma hora, sejam elas 2 magias de nível 0 ou 20 de nível 9!
Ao subir de nível, o mago demora menos tempo para preparar as magias de nível mais baixo e mais tempo para preparar as magias de alto nível, porque ele vai se tornando um mago melhor
. Por isso tanto no nível 1 como no nível 15, o mago demora 1 hora para preparar magias. Ex: no nível 17, podemos inferir que o mago demore 45 minutos para preparar as magias de nível 9, e 10 para preparar as de nível 8, e 5 para preparar todas as outras, já que são de nível inferior e não tomam muito do seu tempo. Já um mago de nível 3, demoraria 45 minutos pra preparar uma magia de nível 2, o que demonstra que ele é um mago bem menos experiente que o anterior... óbvio.
Ou seja, as magias de determinado nível não demoram sempre o mesmo tempo para serem preparadas, isso depende do nível do mago também.
Ah, se o mago de nível 17 quiser preparar menos magias, o tempo de preparo diminui proporcionalmente.
O parâmetro é: magias não são usadas por todo mundo, logo são difíceis; o mago tem magias limitadas, logo não tem controle absoluto sobre seus poderes; um mago precisa se esforçar para lançar (pelo menos suas magias mais fortes).
Mas que coisa né?
Eu nunca conheci um mago de verdade pra me dizer qual é o parâmetro.
Se alguém conhecer algum me mande o email para contato por favor.