Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
No caso da situação de medo, nervosismo e outros fatores psicológicos, nada melhor e mais eficiente que um bom roleplay.
CONCLUSÃO: Bom, acho que deu pra mostrar porquê seus 3 pontos são falhos. D&D é um sistema excelente para o que se propõe, e seu sistemas de magia é muito adequado para essa mesma proposta. Mas daí a dizer que ele é "Flexível" mecanicamente ( !!!) é duro de ouvir, e dizer que o que ele não cobre é de "Responsabilidade do jogador", é forçar a barra.
CONCLUSÃO: Bom, acho que deu pra mostrar porquê seus 3 pontos são falhos. D&D é um sistema excelente para o que se propõe, e seu sistemas de magia é muito adequado para essa mesma proposta. Mas daí a dizer que ele é "Flexível" mecanicamente ( !!!) é duro de ouvir, e dizer que o que ele não cobre é de "Responsabilidade do jogador", é forçar a barra.
E, sim, o D&D é hiper flexível mecanicamente. Tu pode, com extrema facilidade, mudar sistema de magia, sistema de combate, progressão de feats e continuar sendo D&D.
Vide o próprio SdA d20, que tem sistema de combate e de magias totalmente diferentes do do D&D.
Então seu problema não é com o sistema de magia e sim com a falta de regras pra medo
No caso da situação de medo, nervosismo e outros fatores psicológicos, nada melhor e mais eficiente que um bom roleplay.
Mas o roleplay é sim responsabilidade dos jogadores e do mestre principalmente.
Bom, o cara que disse que o que as regras do D&D não cobrem é responsabilidade dos jogadores é um grande idiota mesmo.
A conclusão ilógica baseada na minha afirmação foi de que tudo que as regras não cobrem é responsabilidade dos jogadores e do mestre. Isso pode ou pode não ser verdadeiro, mas não há base lógica pra afirmar que é verdadeiro, pois existem aspectos do jogos que as regras do D&D não cobrem e que não foram analisados no tópico.
Olha, uma coisa é dizer que o fator humano é o principal fator na atividade do RPG, aí eu concordo com vocês. Mas esse argumento aí de que "Ah, mas X é de resonsabilidade dos jogadores; ou Y é responsabilidade dos jogadores;" eu não concordo, por que se formos por aí chegaremos a conclusão que nenhuma regra é necessária (já que TUDO pode ser responsabilidade dos jogadores), e cairemos na velha máxima de Gygax: "O segredo que nunca devemos deixar os jogadores saberem é que eles não precisam de regra alguma [pra jogar RPG]".
Já assumiu que jogou a culpa nos jogadores em pelo menos um ponto, já estou feliz.