• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)

• Criador do tópico Criador do tópico Knolex
  • Data de Criação Data de Criação

Sua nota para o filme:

• Total de votantes
    147
Saíram as estimativas para o fim de semana nos EUA: $155.340.000 (Sexta: $67,85M, Sábado: $48M, Domingo: $39,49M).

Cavaleiro das Trevas conseguiu, assim, bater o recorde de Homem-Aranha 3 para melhor fim de semana de estréia (recorde anterior: $151.116.516); melhores sexta-feira, dia de abertura e dia qualquer (recorde anterior: $59,84M).

Homem-Aranha 3 ainda detém, entretanto, os recordes de melhor sábado e domingo ($51,34M e $39,94M, respectivamente), se as estimativas se confirmarem.
Ele bateu o fim de semana. Agora vamos ver se ele tira o trono do Piratas do Caribe - O Baú da Morte que detém o recorde de arrecadação do mais rápido que chegou aos US$ 200 milhões: oito dias!

No mais, gostaria de comentar algumas coisas do filme que eu achei destaque:

-A participação de todos os personagens influenciando na história de algum modo, com suas decisões, sejam eles secundários e até figurantes;
-A morte da Rachel foi foda. A decepção dela em ouvir o Batman resgatando o Dent pouco antes do prédio explodir, foi inesquecível;
-O efeito especial no rosto do Duas-Caras ficou extremamente natural. Eu confesso que estava com receio de a coisa toda ficar estranha. E aqui eu abro espaço pro comentário de uma cena estranha como exemplo: a moto ter virado daquele jeito na parede obteve um resultado bizarro.
-Coringa = Anton Chigurh³
-A ótima atuação do Aaron Eckhart. As atenções se voltam tanto pro Ledger que acabam nem se falando dele.

Enfim, pretendo rever e tal.

Sir Vëon disse:
Fui comprar ingresso pra ver em IMAX mas só tem pra quarta-feira.
As salas do IMAX aqui em Sampa já estão passando o filme? Eu tinha visto no Guia da Folha na sexta e elas não estavam listadas :eh:

Dei 9...acho o que Christian Bale sem graça...
Aaron tava muito bom como duas-caras!!
ledger...nem se fala...
enfim...entenderam né...

Alguém pode me dizer onde tem sala em IMAX aqui em sampa? quero ver *_*

Não entendo seu ponto, Lyvio. Você usa um avatar tirado de um filme com 3 horas de duração e critica esse por ser longo demais?

Eu dei 10 para o filme, e só porque não tinha nota superior. Aaquilo é o Batman. Violento, inteligente e sombrio como nas melhores histórias do personagem. Até mesmo o lado detetive, que foi negligenciado ou ridicularizado nos anteriores, aparece.

É verdade que o Bale foi rebaixado a mero coadjuvante, mas surpreedentemente o próprio Ledger o foi. Ao contrário do que se imaginava, o filme não é do Coringa, nem do Batman (apesar de terem sido muito bem interpretados). É a história da queda de Harvey Dent. Ele é o protagonista, com seu idealismo contrastante tanto com o morcego quanto com o palhaço. E quanto ao promotor, não se preocupe camarada de nossë, dará as caras (:sacou:) num terceiro filme, sim.

Ação está lá em todas as formas. Indiscutível, mas não carrega o filme nas costas como um Transformers. O que faz a história de Dark Knight funcionar é, vejam só, A HISTÓRIA! Pode soar estranho, mas não vejo isso num filme de super-herói há tempos.

Sem querer estragar para quem não viu (na verdade, isso tudo é medo da minha saitorë) vou fazer uns comentários bem simples.

-O romance transcende o que já foi visto em filmes do gênero.
-Os diálogos estão muito bem feitos. Principalmente os do Michael Caine e do Morgan Freeman.
-Ledger é O Coringa. Visceral, anárquico, uma mistura de Jiggsaw com Lecter e Jack Sparrow.
-Bale aprofunda mais ainda o seu homem morcego. Fica completamente inteligível que ele possui não duas, mas três personalidades: uma o Batman, o eterno vigilante de Gothan; outra: Bruce Wayne tal qual se mostra perante Alfred; e outra completamente diferente das anteriores: Bruce Wayne, o playboy da cidade.
-Eckhart é competente. Qualquer outra coisa que se diga sobre esse cara é spoiler.

Bom, eu queria dizer mais, mas vou esperar um pouco e postar todas as considerações quando mais pessoas tiverem visto o filme.

Bem, primeiro eu percebi que a enrrolação todinha do filme foi para mostrar a queda do dent, apesar de se concentrar em Batman e Coringa..
Quanto ao tempo, teve alguns momentos que me cançava e se tornava até chato e monotono o filme, para mim, e por isso na minha otica 2 horas e meia foi muito, além disso o avatar que eu uso na minha opnião é o avatar de dois dos melhores filmes que assisti e que até hoje não vi igual, A sociedade do Anel e o Retorno do rei, só a eles eu atribuo dez até que apareça um melhor que até agora não vi, todos os filmes que assisto eu levo como Base SDA, que consegue unir história, ação e suspense em tres horas e meia sem se tornar chato e monotono em nennhum momento, deixando agente constantemente na espectativa, o filme de batman foi previsivel em muitos pontos e eu não gosto muito disso.

Mas é minha opnião, cada um tem a sua e gosto é gosto, dificilmente o que agrad um vai agradar a a outro e vice versa.:yep:

-Coringa = Anton Chigurh³

Você quis dizer Duas-Caras né? Diz a wikipedia que a alegoria de sortear vida/morte na moeda veio de Scarface do Howard Hawks (1932). Eu gostei da coincidência. Bom pra lembrar que Nolan bros > Coen bros. Nigga please Nolan bros é que são os ultimate badass.

Pois é, fiquei surpreso quando vi isso hoje de madrugada. Até comentei em outro lugar que eu achava que nem O Retorno do Rei tinha conseguido tal feito. De qualquer forma, isso mostra claramente o quão popular o filme é neste momento. E sim, concordo que o filme deve ficar um bom tempo no top 10.

É, O Retorno do Rei só conseguiu chegar a #2. Achei um site com histórico do top250 e aparece lá que Star Wars, The Shawshank Redemption, O Poderoso Chefão e A Sociedade do Anel foram, nessa ordem, os filmes que chegaram a ocupar o #1.

Eu tava explorando na net e encontrei esse sait aqui o:

http://www.metacritic.com

Nele você pode ver as notas dos criticos de sei lá quantos mil filmes, além de musicas, games, livros e por ai vai é muito bom, com as notas de todos que avaliaram e a media juntamente com a média do publico, e comentarios em inglês claro, mas nada que não se possa traduzir é muito bom.

As salas do IMAX aqui em Sampa já estão passando o filme? Eu tinha visto no Guia da Folha na sexta e elas não estavam listadas :eh:

Alguém pode me dizer onde tem sala em IMAX aqui em sampa? quero ver *_*

A primeira e única sala IMAX do Brasil ainda não estreou, pelo que eu sei. A sala tinha previsão de inauguração para este segundo semestre de 2008, no Bourbon Shopping Pompéia, mas parece que vai atrasar.

Ah, e Tisf, o Sir Vëon parece estar em Nova York, pelo que está escrito na localização dele. A procura pelos ingressos para assistir TDK em IMAX é tanta por lá, que já li notícia de gente os vendendo pelo eBay.

Saiu uma nota sobre o resultado de uma pesquisa do Fandango (venda de ingressos de cinema on-line/telefone nos EUA) dizendo que 64% dos entrevistados planeja assistir ao filme de novo.

Um breve comentário (acho que só alguns vão saber do que eu to falando):

*um ser para na escada, abre o sobretudo e fala:*
'Eu sou o Batman'
*fecha o sobretudo e volta*

Adorei!
Sou muito fã do batman! \o/
Coringa e Duas Caras, meus vilões amados!
Mais emocionante que Begins, muito legal mesmo.

Mais alguns números...

Foi divulgada a arrecadação oficial nos EUA: US$158.411.483 em três dias, quantia superior à estimativa de ontem. Além disso, caiu também o recorde de Aranha 3 para melhor domingo ($39,94M), pois Cavaleiro das Trevas faturou $43,6M ontem.

Aqui no Brasil, foi a melhor estréia do ano até agora, 18% superior ao líder anterior, Indiana Jones 4. Foram vendidos 775 mil ingressos em 547 salas (por volta de US$3,5 milhões). O mais provável (pra não dizer certeza absoluta) é que o filme perca a liderança no fim de ano, com a estréia de Harry Potter 5.

Bom, eu não gostei do filme pra ser sincera, eu o achei longo demais, e por isso acabou ficando chato. E creio que a crítica só é boa porque rola aquele misticismo em cima da morte do Ledger. Na realidade eu só assisti o filme por causa disso, se o Ledger estivesse vivo, ninguém falaria tanto assim. A única coisa boa no filme é ele, o Coringa, que foi a única pessoa decidida e com um objetivo, que era o de destruir todos os bons costumes e provar que todo mundo, por mais bom que seja, tem um lado que pode ser bem mais macabro que o próprio Coringa dentro de si. Enfim, o filme em si não é muito bom. Mas a atuação de Ledger é incrível. E vale a pena assistir o filme só por causa dele.

Bom, eu não gostei do filme pra ser sincera, eu o achei longo demais, e por isso acabou ficando chato. E creio que a crítica só é boa porque rola aquele misticismo em cima da morte do Ledger. Na realidade eu só assisti o filme por causa disso, se o Ledger estivesse vivo, ninguém falaria tanto assim. A única coisa boa no filme é ele, o Coringa, que foi a única pessoa decidida e com um objetivo, que era o de destruir todos os bons costumes e provar que todo mundo, por mais bom que seja, tem um lado que pode ser bem mais macabro que o próprio Coringa dentro de si. Enfim, o filme em si não é muito bom. Mas a atuação de Ledger é incrível. E vale a pena assistir o filme só por causa dele.

claro q a atuação dele conta muito
mas nao é tudo
e nao vejo problema em ser longo, na verdade nem axei tão longo assim

Pois eu não fui pelo Ledger, aliás sempre fui contra o Ledger no papel. Depois que eu assistí até que eu pude repensar e dizer: "ele até que soube fazer um Coringa legalzinho", embora eu prefira até o Jack Nicholson...

Eu fui porque sou louca por HQ e sempre gostei do Batman. E pra falar a verdade nem estava entusiasmada com o filme, porque como eu já relatei aqui, não gosto do Bale como Batman. Mas tudo bem, I believe in Harvey Dent. :obiggraz:

E eu não fui por que o Ledger morreu (isso nem chamaria minha atenção, todo mundo morre um dia...), eu fui pra ver o carro e a cena em que ele vira o caminhão. :hihihi:

Gostar do resto foi só conseqüencia...

A primeira e única sala IMAX do Brasil ainda não estreou, pelo que eu sei. A sala tinha previsão de inauguração para este segundo semestre de 2008, no Bourbon Shopping Pompéia, mas parece que vai atrasar.

Vai estrear uma em Curitiba também! Acho até que antes desta do Bourbon! :obiggraz:

Última edição:

Sobre Ledger: Sua morte pode ter chamado atenção sim, mas creio que um dos grandes resposáveis pelo sucesso foi o marketing pesado da Warner na net (principalmente), utilizado desde ano passado.

Olha, eu gostei do filme e dei 10 sim, pq a para mim, pelo menos até agora, não vi nenhum grande defeito que pudesse diminuir o filme em meu conceito. Pode acontecer com o tempo como aconteceu comigo com o Episódio 3 de SW, no qual eu estava cego de empolgação no começo, mas creio que estou melhor pra julgar o filme que na época.

Então, pra mim, ele não é apenas um dos melhores filme baseado em um personagem de quadrinhos (talvez o melhor) como também é um dos melhores filme que vi esse ano.

Bem, primeiro eu percebi que a enrrolação todinha do filme foi para mostrar a queda do dent, apesar de se concentrar em Batman e Coringa..
Quanto ao tempo, teve alguns momentos que me cançava e se tornava até chato e monotono o filme, para mim, e por isso na minha otica 2 horas e meia foi muito(...) o filme de batman foi previsivel em muitos pontos e eu não gosto muito disso.

Sobre a "enrolação" e Dent: Discordo e explico pq. De maneira simples, se fosse diferente, mais curto, iria ficar mto corrido e sem profundidade. Como "narrador de histórias" (seja no rpg ou em protótipo de livros), não consigo ver isso como enrolação. Creio que a história de Dent é "demorada" não apenas para mostrar a construir a profundidade necessária ao personagem, mas também para conseguir conquistar a simpatia e o "coração" de quem está vendo o filme, de modo que sua queda fique trágica e longe de ser vazia.

Falando em Dent, gostei mesmo do trabalho do Eckhart, ele foi realmente uma surpresa no filme, tanto personagem quanto ator. Se eu fosse apontar o que mais chama atenção no filme para mim foi a tragédia de Dent e obviamente o Coringa de Ledger.

Aliás, achei mto interessante o filme ter mostrado a Rachel como sustentação de Dent. Podem até reclamar de "emo", mas gostei da construção do Duas Caras na perda de seu pilar de sustentação emocional, fazendo ruir assim toda sua moral e crença no mundo justo.

É verdade que o Bale foi rebaixado a mero coadjuvante, mas surpreedentemente o próprio Ledger o foi. Ao contrário do que se imaginava, o filme não é do Coringa, nem do Batman (apesar de terem sido muito bem interpretados). É a história da queda de Harvey Dent. Ele é o protagonista, com seu idealismo contrastante tanto com o morcego quanto com o palhaço.(...)

Ação está lá em todas as formas. Indiscutível, mas não carrega o filme nas costas como um Transformers. O que faz a história de Dark Knight funcionar é, vejam só, A HISTÓRIA! Pode soar estranho, mas não vejo isso num filme de super-herói há tempos.

Citei esse comentário pq tb traduz mto bem oq achei do filme. Embora o Bale esteja bem, em minha opinião, como Batman (gostei da diferença entre os "três Bales": Batman, Bruce Wayne "Público" e Bruce Wayne "Particular"), ele foi completamente ofuscado pela atuação e pelo personagem do Ledger como Coringa e também do Eckhart como o Harvey Dent.

Em detalhes mais técnicos terei que rever para avaliar melhor e em mais coisas, mas vai lá: curti a trilha sonora, foi bem colocada e ajuda a constuir aquele clima tenso ao longo do filme, sem ser cansativa; e a fotografia até onde vi também estava boa, na medida certa e sem exageros.

=3

Outra coisa, para terminar: Embora eu tenha ido ao cinema esperando ver um filme foda, eu não esperava que fosse tanto e realmente não esperava que fosse possível sequer igualar ao Coringa de Nicholson, mas, pqp, o filme realmente me surpreendeu até nisso e precisei de mto tempo pra poder me recuperar do choque. O Coringa do Ledger creio que se iguala ou até pode superar o do Nicholson, só que tem um detalhe:

A possível superação do Coringa do Ledger em relação ao do Nicholson não apenas se deve ao próprio Ledger (perfeito no papel, como todo mundo já falou), mas também a proposta de personagem. A proposta de caracterização para o novo Coringa ajudou mto a criar um personagem mais marcante e mais detalhado por parte do ator. Não vou diminuir o Nicholson com comparações, pois acredito que se proposta parecida tivesse caido nas mãos dele ele teria feito tão bem quanto ou até melhor, pq sei que ele é um excelente e experiente ator. Ou seja, vamos aplaudir o Ledger sim, ele merece, mas ele não é o único a levar créditos para que o Coringa possa ter saído daquele jeito.

Sobre a "enrolação" e Dent: Discordo e explico pq. De maneira simples, se fosse diferente, mais curto, iria ficar mto corrido e sem profundidade. Como "narrador de histórias" (seja no rpg ou em protótipo de livros), não consigo ver isso como enrolação. Creio que a história de Dent é "demorada" não apenas para mostrar a construir a profundidade necessária ao personagem, mas também para conseguir conquistar a simpatia e o "coração" de quem está vendo o filme, de modo que sua queda fique trágica e longe de ser vazia.

bem se foi essa a idéia do filme, não surtiu efeito em mim, não senti nenhuma simpatia pelo dent e nenhuma pena por sua morte, achei ele meio seco, no filme todos diziam que ele era herói fazia atos semelhantes, mas não consegui passar para mim esse herói tão entitulado no filme, foi apenas um promotor esforçado nada mais... ou os roteirista ou produtores sei lá, qual fica responsavel pela caracterização do personagem não souberam passar isso para mim pelo menos.

Última edição:
Você quis dizer Duas-Caras né? Diz a wikipedia que a alegoria de sortear vida/morte na moeda veio de Scarface do Howard Hawks (1932). Eu gostei da coincidência. Bom pra lembrar que Nolan bros > Coen bros. Nigga please Nolan bros é que são os ultimate badass.
Não! Eu quis dizer exatamente o que eu escrevi lá :mrgreen:

Quando falei sobre Onde os Fracos Não Têm Vez, havia comentado sobre a dinâmica dos três personagens principais, onde cada um representaria alguma coisa. O Bardem personificaria a violência em si, sem explicação e por aí vai. Eu vejo o Coringa do filme mais ou menos como o Bardem: ele representa a violência e o caos personificado, sem grandes explicações. Aqui posso até sublinhar uma diferença (além de um querer dinheiro e o outro sem aí pra isso): enquanto para o Bardem não há nenhuma explicação mesmo, o Coringa tenta se explicar umas 3 vezes no filme e nós nunca sabemos se uma das versões é verdadeira ou ele mentiu em todas, o que torna a coisa toda mais interessante pelo simbologismo e pela infindável tentativa de sempre explicarem do por quê de tanta violência e barbárie do mundo real.

Um breve comentário (acho que só alguns vão saber do que eu to falando):

*um ser para na escada, abre o sobretudo e fala:*
'Eu sou o Batman'
*fecha o sobretudo e volta*
:rofl:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back