• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2023

Achei bem legal. Não sou muito fã de discurso indireto livre, ainda mais misturado com diálogo rs. Sou apolíneo demais para essa bagunça. Mas curti; tô achando o Mishima menos bom que a Lygia. :hihihi:

Análise:

Achei bem legal (escudo anti-block do Mercúcio). Só achei uma merda isso e isso (Taca-lhe pau!). Mas curti! (reforço do escudo anti-block do Mercúcio). Comentário sobre o Mishima (Não sei o que isso significa, porque nunca li). Zoas. :lol:

É que o Abylos me deu dois livros dentre os que estavam na minha wishlist:
O seminário dos ratos, da Lygia, e O pavilhão dourado, do Yukio Mishima.
E estou lendo-os em sequência, para cumprir a meta de privilegiar os livros ganhos de presente.
:P :P :P

JANEIRO
1 -Harry Potter and the Goblet of Fire - J.K. Rowling 734 pp. (releitura)
2 - O Livro dos Contos Perdidos 1 - J.R.R. Tolkien. 329 pp. (releitura)
3 - O Caminho das Adagas - Robert Jordan. 580 pp. (releitura)
4 - O Livro dos Contos Perdidos 2 - J.R.R. Tolkien. 401 pp. (releitura)

Ficção
01. Contemplação; e O foguista - Franz Kafka

Não ficção
01. Marx, Zola e a prosa realista - Salete de Almeida Cara

Janeiro-Abril
1. D. Pedro II - José Murilo de Carvalho
2. Deus, um Delírio - Richard Dawkins

Refutando com racionalidade e honestidade argumentativa o que não pode ser racional e que com frequência é desonesto, e pernicioso. Minha trajetória ao ceticismo é inexorável, desde a primeira leitura nesse estilo, com Sagan, e me traz um bem-estar indescritível.

Janeiro
01 - Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J. K. Rowling (471 pag.) (releitura)
02 - Harry Potter e as Relíquias da Morte - J. K. Rowling (590 pag.) (releitura)
03 - Minha versão da história (Branca de neve/Rainha) - Daphne Skinner (64 pag.)
04 - A Aldeia Sagrada - Francisco Martins (120 pag.)
05 - O resto é silencio - Érico Verissimo(492 pag.)

JANEIRO
5 - Harry Potter and the Order of the Phoenix - J.K. Rowling. 565 pp. (releitura)

JANEIRO
1. A louca de Maigret (Georges Simenon), 160 p.
2. Homem comum (Phillip Roth), 136 p.
3. Milênio (Manuel Vázquez Montalbán), 672 p.

Montalbán é um escritor bastante peculiar e desinteressado da trama. Nesse, que foi o último livro da série, o detetive Pepe Carvalho se vê acusado de assassinato e decide fugir, acompanhado do ajudante Biscuter. Acabam dando a volta ao mundo, sob as alcunhas de Bouvard e Pécuchet, e o livro é mais um apanhado de apontamentos de viagem do que qualquer outra coisa. Quando passam pelo Brasil, no final de 2002, fala-se com esperança da eleição do Lula. Todas as subtramas que vão surgindo vão sendo abandonadas sem resolução e o livro termina de maneira meio bizarra, que parece não ter chegado a lugar nenhum. Como romance é um fracasso. Ainda assim, gostei do livro.

Janeiro
01 - Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J. K. Rowling (471 pag.) (releitura)
02 - Harry Potter e as Relíquias da Morte - J. K. Rowling (590 pag.) (releitura)
03 - Minha versão da história (Branca de neve/Rainha) - Daphne Skinner (64 pag.)
04 - A Aldeia Sagrada - Francisco Martins (120 pag.)
05 - O resto é silencio - Érico Verissimo(492 pag.)
06 - Twilight - Stephenie Meyer(434 pag.) (releitura)

Era pra ser os dragões de Éter, mas agora descobri que estou sem o caçadores de bruxas :dente:

Última edição:
01. Coração subterrâneo - Olga Savary.
02. Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós - Lori Gottlieb.

Que livro soberbo! Sou fascinada por psicoterapia e, geralmente, interesso-me por livros que costumam colocá-la em pauta, mas o que o livro da Lori Gottlieb faz é mais do que isso: ele é um livro-espelho e nos coloca diante de nós, para o bem e para o mal. Nisso, sorrimos e choramos com a narradora, com seus pacientes e, claro, com nossas verdades; muitas cuja existência desconhecíamos. Talvez você deva conversar com alguém é um livraço, e não estou falando do fato de ele ter 448 páginas (li no notebook, mas olhei na Amazon quantas páginas o livro tinha, para colocar aqui, porque não me importei com isso durante a leitura, eu queria que ele tivesse mais umas mil páginas hahahaha).​

JANEIRO
5 - Harry Potter and the Order of the Phoenix - J.K. Rowling. 565 pp. (releitura)
6 - O Caminho dos Reis - Brandon Sanderson. 1238 pp.

Ficção
02. Ubu rei - Alfred Jarry

Não ficção

JANEIRO
7 - Violino - Anne Rice. 286 pp.

Janeiro-Março
1. D. Pedro II - José Murilo de Carvalho
2. Deus, um Delírio - Richard Dawkins
3. A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig

Em geral, eu gosto muito de um livro pelo conforto OU agitação mental que ele me proporciona. Quando ele me provoca raciocínio ou reflexões profundas, raramente é também uma história deliciosa de se ler, e vice-versa. Este foi uma valiosa exceção. Um dos melhores que já li.

Ela não queria morrer. E não queria viver nenhuma outra vida que não fosse aquela que era sua. Aquela que podia ser uma luta diária muito confusa, mas era sua luta diária muito confusa. Uma bela luta diária muito confusa.

JANEIRO

1. O Leilão do Lote 49 - Thomas Pynchon, pp. 179, Companhia das Letras.

2. Os Buddenbrook: Decadência de uma família - Thomas Mann, pp. 709, Companhia das Letras.

3. Seis Passeios pelos Bosques da Ficção - Umberto Eco, pp. 158, Companhia das Letras.

JANEIRO
7 - Violino - Anne Rice. 286 pp.
8 - La Belle Sauvage - Phillip Pullman. 398 pp. (releitura)

Livros de ficção
02. Ubu rei - Alfred Jarry
03. Um médico rural - Franz Kafka

Outras leituras:

Livros de não ficção

Ensaios avulsos
01. Narrar ou descrever? Contribuição para uma discussão sobre o naturalismo e o formalismo - Lukács

Contos avulsos
01. A história de uma hora - Kate Chopin
02. Uma meia de seda - Kate Chopin

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back