• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2024

Janeiro-Março
1. Eragon - Christopher Paolini
2. The Shadow Over Innsmouth - H.P. Lovecraft
3. Histórias Lindas de Morrer - Ana Cláudia Quintana Arantes
4. O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (releit.)
5. Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (releit.)

Abril-Junho
6. Você não merece ser feliz: Como conseguir mesmo assim - Craque Daniel (Daniel Furlan e Pedro Leite) (releit.)
7. Short Stories from Hogwarts: Of Heroism, Hardship and Dangerous Hobbies - J.K. Rowling
8. Short Stories from Hogwarts: Of Power, Politics and Pesky Poltergeists - J.K. Rowling
9. Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling
10. A Busca do Graal - Livro I: O Arqueiro - Bernard Cornwell
11. Musashi - Vol. 2: O Vento, O Céu - Eiji Yoshikawa

Julho-Setembro
12. Musashi - Vol. 3: As Duas Forças, A Harmonia Final - Eiji Yoshikawa
13. The Beatles Tune In: Todos Esses Anos - Vol. 1 - Mark Lewisohn
14. O Mochileiro das Galáxias - Vol. 5: Praticamente Inofensiva - Douglas Adams

Outubro-Dezembro
15. As Mil e Uma Noites (trad. Alberto Diniz)
16. The Beatles Tune In: Todos Esses Anos - Vol. 2 - Mark Lewisohn

Que delícia de biografia! Para mim, que ando numa fase irritantemente beatlemaníaca desde o ano passado, é um deleite. O autor é super minucioso - o que tem seu lado ruim: o próximo volume tá sendo escrito há mais de 10 anos, e mais tempo que isso foi necessário para o primeiro (os volumes 1 e 2 da edição brasileira são o volume 1 da edição original). Mas pelo menos ele está realmente trabalhando nisso: é que é uma obra monumental mesmo, pesquisa muito robusta. Diferente de certos outros escritores que eu vou evitar martinizar aqui.

Última edição:
Janeiro
01. Oresteia I: Agamêmnon (Ésquilo - trad. Jaa Torrano). Iluminuras, ±160p.
02. Oresteia II: Coéforas (Ésquilo - trad. Jaa Torrano). Iluminuras, ±105p.
03. Oresteia III: Eumênides (Ésquilo - trad. Jaa Torrano). Iluminuras, ±108p.
04. Tempestade e ímpeto (Friedrich Maximilian von Klinger - trad. Rafael D. de Souza). Literatura Clássica, ±150p.
05. Sol dos insones (Lord Byron - org. e trad. Bruno Palavro, Leonardo Antunes e Pedro Mohallem). Zouk, 169p.
06. Rubaiyat (Omar Khayyam - trad. Manuel Bandeira). Ediouro, 149p.
07. Bula para uma vida inadequada (Yuri Al'Hanati). Dublinense, 159p.
08. Vigílias noturnas (August Klingemann - trad. Felipe Vale da Silva). Ex Machina, 160p.
09. O horror de Dunwich (H. P. Lovecraft - trad.
Guilherme da Silva Braga). Hedra, 104p.

Fevereiro
10. Marcovaldo, ou As estações na cidade (Italo Calvino - trad. Nilson Moulin). Companhia das Letras, 143p.

Março
11. Best-seller: a literatura de mercado (Muniz Sodré). Ática, 79p.
12. O perfume (Patrick Süskind - trad. Flavio R. Kothe). Record/Altaya, 255 p.

Abril
13. O Senhor das Moscas (William Golding - trad. Geraldo Galvão Ferraz). Abril Cultural, 201p.
14. Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis). Penguin & Cia., 366p.

Maio
[. . .]

Junho
15. Messior (Guilherme de Almeida). Círculo do Livro, 124p.
16. Beppo: uma história veneziana (Lord Byron - trad. Paulo Henriques Britto). Nova Fronteira, 169p.
17. Homens elegantes (Samir Machado de Machado). Rocco, 574p.

Julho
18. Os números não mentem (Vaclav Smil - trad. George Schlesinger). Intrínseca, 347p.
19. A vegetariana (Han Kang - trad. Jae Hyung Woo). Todavia, 171p.
20. You are not so smart (David McRaney). Gotham Books, ±280p.
21. A árvore que falava aramaico (José Francisco Botelho). Zouk, 168p.
22. Cavalos de Cronos (José Francisco Botelho). Zouk, 191p.

Agosto
23. Ultra carnem (Cesar Bravo). Darkside, 380p.
24. VHS: verdadeiras histórias de sangue (Cesar Bravo). Darkside, 280p.
25. Conservadorismo (Michael Oakeshott - trad. André Bezamat). Âyiné, 169p.

Setembro
26. Tartufo (Molière - trad. Jacy Monteiro). Abril Cultural, 157p.
27. Poesias (Raimundo Correia). Record/Altaya, 176p.

Outubro
28. DVD: devoção verdadeira a D. (Cesar Bravo). Darkside, 384p.
29. Viva a língua brasileira! (Sérgio Rodrigues). Companhia das Letras, 358p.
30. Poemas (Wisława Szymborska - trad. Regina Przybycien). Companhia das Letras, 107p.

Novembro
31. Eu sou o rei do castelo (Susan Hill - trad. Mariana Serpa). Darkside, 233p.
32. O livro dos abraços (Eduardo Galeano - trad. Eric Nepomuceno). L&PM, 270p.

Livraço, hein. É a cara da @Melian
Aposto que ela gostaria do livro.
Se é que já não leu.

:hihihi:

01. The hounds of Tindalos (Frank Belknap Long - narr. Ian Gordon). HorrorBabble, 36 min.
02. The black, dead thing (Frank Belknap Long - narr. Ian Gordon). HorrorBabble, 24 min.
03. A suspicious gift (Algernon Blackwood - narr. Jennifer Gill). HorrorBabble, 27 min.
04. The occupant of the room (Algernon Blackwood - narr. Jennifer Gill). HorrorBabble, 27 min.
05. The uncharted isle (Clark Ashton Smith - narr. Ian Gordon). HorrorBabble, 28 min.
06. The rime of the ancient mariner (Samuel Taylor Coleridge -- narr. Ian McKellen). Wordsworth Trust, 30 min.
07. Goblin market (Christina Rossetti -- narr. Elizabeth Klett et al.). The Online Stage, 24 min.

32. O livro dos abraços (Eduardo Galeano - trad. Eric Nepomuceno). L&PM, 270p.

Livraço, hein. É a cara da @Melian
Aposto que ela gostaria do livro.
Se é que já não leu.

:hihihi:
Livraço, mesmo! Mas aí vai uma revelação bombástica: não terminei a leitura, acredita? Eu estava lendo numa edição emprestada, mas eu tava lendo em doses controladas, porque eu tinha as minhas reações (quem assistiu ao vídeo de hoje do canal, vai entender: suspiros, elogios à escrita, 'sas coisas hahahaha). Aí a dona do livro pediu o exemplar, e eu não concluí a leitura. Tempos depois, peguei uma edição nas internerdz e comecei a ler de novo, mas aí eu misturei outras mil leituras no trem e não continuei. Uma pena, claro.​

Janeiro-Março
1. Eragon - Christopher Paolini
2. The Shadow Over Innsmouth - H.P. Lovecraft
3. Histórias Lindas de Morrer - Ana Cláudia Quintana Arantes
4. O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (releit.)
5. Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (releit.)

Abril-Junho
6. Você não merece ser feliz: Como conseguir mesmo assim - Craque Daniel (Daniel Furlan e Pedro Leite) (releit.)
7. Short Stories from Hogwarts: Of Heroism, Hardship and Dangerous Hobbies - J.K. Rowling
8. Short Stories from Hogwarts: Of Power, Politics and Pesky Poltergeists - J.K. Rowling
9. Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling
10. A Busca do Graal - Livro I: O Arqueiro - Bernard Cornwell
11. Musashi - Vol. 2: O Vento, O Céu - Eiji Yoshikawa

Julho-Setembro
12. Musashi - Vol. 3: As Duas Forças, A Harmonia Final - Eiji Yoshikawa
13. The Beatles Tune In: Todos Esses Anos - Vol. 1 - Mark Lewisohn
14. O Mochileiro das Galáxias - Vol. 5: Praticamente Inofensiva - Douglas Adams

Outubro-Dezembro
15. As Mil e Uma Noites (trad. Alberto Diniz)
16. The Beatles Tune In: Todos Esses Anos - Vol. 2 - Mark Lewisohn
17. Eldest - Christopher Paolini

Inédito eu terminar dois livros num mesmo dia...
Fico dividido na avaliação. Por um lado, é uma história bem divertida, tem ideias legais, boas discussões, assegura um bom entretenimento e eu definitivamente quero ir até o fim; por outro, abusa de alguns clichês, abusa mais ainda das "inspirações" (para ser gentil) em O Senhor dos Anéis e, em algumas passagens, soa meio bobo, refletindo a pouca idade do autor; e, principalmente, tem um padrão narrativo assim: "Eragon voou até os soldados, caminhavam lentamente na direção de...": mudança de sujeito e tempo verbal num mesmo período. Se isso não é gramaticalmente errado (eu suponho que seja), é profundamente irritante! Mentalmente, eu reescrevia quase todos os parágrafos trocando vírgulas por pontos ou conjunções, para o TOC permitir que eu continuasse a leitura.

Mas enfim, o enredo compensa, e ouvi dizer que ele melhora nos livros finais (já ficando mais experiente), então vou contente até o fim! A propósito, @abylos,

eu já tinha sacado, lá no início, que Murtagh ia reaparecer como inimigo no final, mas o autor deu muuuuito mole de voltar a citá-lo perto dos últimos capítulos. Teria surpreendido bem mais leitores se o tivesse deixado esquecido até ali. Eu mesmo não estaria esperando ele ali naquela cena.

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back