@Indu, entendi o ponto de vista. Antes, já achava que seria antiético usar comercialmente, agora vou considerar que o autor deveria estar de acordo - e já explico o porquê, mas sem querer causar uma discussão já que pelo visto você esgotou a paciência sobre o assunto rs.
Discordo Sr. Miyazaki em muito do que ele disse. Mas acho que a vontade do artista no que diz respeito à sua arte tem que ser respeitada independentemente de qualquer outra coisa, pois o estilo é do artista.
No caso das fotinhas, eu acho que nenhum desenhista do estúdio poderia desenhar para as pessoas que estão pedindo, então entendo que é uma forma do público geral obter um desenho do estúdio que gosta e prestigiar o estilo, sendo que as imagens geradas por IA nunca vão ter o fator humano que a torna realmente a arte dos desenhistas. Porém, como disse, se o artista não está de acordo, não deve ser usado e pronto.
Tendo isso em mente, como o sr. da foto não gosta da IA gerando sua arte, não vou utilizar o estilo deles.
E por fim agradeço por ter me informado, era ignorante sobre a vontade desse artista, agora antes de usar IA com esse fim irei pesquisar.
@Fúria da cidade, em certos pontos concordo com você, eu acho que para usar profissionalmente a pessoa deveria saber fazer tudo manualmente antes de começar a utilizar a ferramenta. Ainda mais no caso de profissões críticas, como engenharia. Mas se bem utilizada, acho o poder da IA fantástico e um excelente complemento à qualquer trabalho. Digo isso com certa propriedade, meu TCC (Anexo) em 2012 foi referente ao uso de IA para identificação de pessoas.
Só adicionando um ponto importante aqui, estamos falando de IA Generativas, pois a IA, de uma forma ou de outra, é utilizada em praticamente tudo que fazemos atualmente - tanto para o bem quanto para o mal.