Neoghoster Akira
Brandebuque
.
O estudo do caso Maeglin mostra, em um sentido mais amplo, como diria um dos meus grandes heróis, Abraham Lincoln, o imenso erro estratégico cometido por Melkor, quando este capturou e torturou até a morte grande número de elfos, logo após o seu surgimento (E usou seus cadáveres para criar os orcs? Polêmica...), em um ato de claro desacato ao seu pai, como se dissesse: "Papai, veja só o que eu faço com os seus caçulas. Eles não estão lindos, agora?" e mostrou os orcs (polêmica...) a Eru. Ou seja, um ato de ódio cego e niilista. Agindo assim ele fez toda aquela espécie sua inimiga, até os maus entre eles queriam distância, ou vingança, do vala rebelde.
Maeglin, foi a exceção, e a prova maior do erro de Melkor, afinal se ele tivesse seduzido e corrompido os primogênitos, como viria a fazer com os humanos, não digo que ele teria vencido, mas, certamente, teria dado muito mais trabalho aos ainur que o combatiam.
.
Um dos acontecimentos que eu acho mais curiosos da música dos Ainur é quando se descreve que Melkor sentia emoções fortes num raro exemplo do que um Ainur podia sentir ao falar da presença de vergonha diante da interpelação de Eru.
O forte descontrole emocional é citado na narrativa durante a guerra da Ira em que Melkor foi levado pelo orgulho e se projetar como invencível em todos os cenários possíveis e no comportamento de Sauron ao pôr a perder toda a estratégia quando Aragorn se mostrou no Palantir.
Quando Maeglin se mostrou a Melkor o ex-vala deve ter pensado duas coisas. Que poderia dominá-lo/derrotá-lo pela supremacia da força ou se aproveitando de um defeito de caráter (a maneira favorita dele).
Algumas análises consideram que Melkor desejava violar Lúthien durante sua dança, indicando um comportamento extremamente passional, sedutor e voluptuoso, com uma afinidade muito grande com os anseios de Maeglin para com Idril e existem algumas preocupações sérias sobre o fato de que soldados invadindo países inimigos se descontrolem e os de pior caráter tentam violar as mulheres conquistadas. Seria Maeglin portador de alguns sintomas de complexo de Édipo?
Temos aqui a possibilidade de o encontro dos 3 (Tuor, Idril e Maeglin) numa hora extremamente passional da guerra ser descrito como um combate simples poder ser como a dança de Lúthien para Melkor, uma imagem poética para o que Tuor possa ter encontrado durante a guerra diante de si, Maeglin atacando Idril (que já acreditava que havia nele algo de depravado) em que Maeglin pode não ter acreditado na promessa de Melkor pensando que a única oportunidade de ter Idril para si podia ser aquela.
Tanto desejo (a emoção sem controle), uma das razões de ele não querer ir embora de Gondolin apesar de ter herdado por incrível que pareça um espírito livre como o do pai, era uma das piores coisas nas estratégias de Melkor. Ao infundir emoções descontroladas nos comandados abria-se automaticamente o espaço para a vitória de outros Valar.
Última edição: