Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Drag047 disse:A Defesa questiona de onde tiramos a idéia que Saruman ofereceu ajuda a Gandalf para proteger o Condado, usando esse oferecimento para atrair o Cinzento a Isengard. Nós tiramos essa certeza do próprio testemunho de Gandalf quando da Reunião em Valfenda, onde ele alertou Elfos, Humanos e Anões da traição de Saruman. Foi ele quem disse que o recado de Saruman que Radagast transmitiu falava, claramente, que os Nazgul estavam procurando o Condado e que Saruman alegava poder ajudar Gandalf a defendê-lo, mas que para isso Gandalf deveria ir até Isengard antes do Solstício. Não vemos onde pode estar a dúvida nesse caso.
Drag047 disse:Notem bem: A Defesa admite que Saruman não tinha nenhuma intenção de destruir o UM Anel e sim de usá-lo. Nesse ponto, pelo menos concordamos. Mas não podemos concordar com os argumentos que a Defesa usa para justificar Saruman.
Drag047 disse:A Defesa ainda pergunta como seria possível para o Saruman realizar sua missão, que não tomando para si o Um Anel? Para começar Saruman podia tentar ajudar o Portador do Anel em vez de atrapalhar e tentar se apossar do Um Anel – afinal o plano de Gandalf era arriscado, e Saruman o dificultou quando mandou orcs seqüestrarem os hobbits da Comitiva. Se Saruman ajudasse o Portador do Anel a missão de Frodo Bolseiro poderia ficar mais fácil e ninguém da Sociedade do Anel precisaria se preocupar com um ataque a Rohan, e milhares de mortes seriam evitados. A Defesa ainda pergunta o que o Saruman poderia fazer? Certamente não devia aprisionar Gandalf, seqüestrar os hobbits e por fim se vingar no Condado.
Mas Saruman NUNCA se dispôs a destruir o Um Anel, porque ele o desejava. Então ele não se aliou a Gandalf, não influiu na formação da Comitiva e muitas tragédias se concretizaram.
Drag047 disse:Ora Senhores, certamente Saruman fingiu ser um aliado se Sauron, mas de forma ALGUMA foi com o intuito de completar sua missão. Missão que ele já abandonara. A prova disso? A forma sardônica com que recebeu Gandalf em Isengard, anunciando que Gandalf viera atraído por sua mensagem e que ali ficaria, e identificando-se como Saruman, o Fazedor de Anéis.
Saruman, o Fazedor de Anéis não nos parece o título que alguém que pretenda cumprir a missão que os Istari receberam reivindicaria. Ao contrário. Fazedor de Anéis é uma boa alcunha para alguém que ambiciona assumir o lugar de Sauron. E nem mesmo precisamos SUPOR que esse fosse o desejo de Saruman. Porque levado por sua cobiça e arrogância ele mesmo confessou isso a Gandalf.
Drag047 disse:Confessou como? Primeiro anunciando nas barbas do Cinzento que o atraíra até ali para lhe dar uma escolha. E que escolha era essa? Com os mesmos argumentos que a Defesa agora apresenta ele queria fazer crer a Gandalf que não havia mais esperanças que o único caminho à frente deles era submeterem-se a Sauron e GOVERNAREM a Terra Média com ele.
Drag047 disse:O “Fazedor de Anéis” ainda argumentou que com o tempo, e sabe-se depois de que inúmeras atrocidades, talvez, quem sabe, por um feliz acaso, Saruman pudesse, com paciência, vir finalmente a governar seus rumos, e a controlar o poder de Sauron. E teve o desplante de ainda sugerir que apesar de deplorar algum ato de maldade inicial o final justificaria os meios. E, ignorando todas as vezes que ele, Saruman, desviou o Conselho Branco das pistas sobre o Um Anel, ainda atribuiu o fracasso dos Istari até aquele momento a uma inexistente fraqueza e inutilidade de seus aliados. Aliados que nada mais eram, para Saruman, que peças sacrificáveis no altar de suas ambições, como bem provam suas ações posteriores.
Drag047 disse:E quando Gandalf argumenta que ele fala como um servo de Mordor a máscara de Saruman caiu e ele deixou sua cobiça falar alto, assumindo que queria sim o Um Anel.
Drag047 disse:Diante da recusa de Gandalf em compactuar com ele, Saruman diz textualmente que planeja mantê-lo cativo em Isengard até que Gandalf revelasse onde o Um Anel poderia ser encontrado. E ameaçou procurar meios de persuadir Gandalf a falar, numa clara ameaça de tortura. E ainda avisou que se o Um Anel fosse encontrado sem a ajuda de Gandalf ele se voltaria à tarefa, que ele imaginava ser leve, de punir a falta de colaboração de Gandalf. Outra ameaça de tortura.
Drag047 disse:Saruman planejava ter o anel, usá-lo e tornar-se o novo Senhor do Escuro. E queria a cumplicidade e subserviência de Gandalf para isso. E quando Gandalf se recusou a trair sua missão Saruman o fez prisioneiro. Não numa tentativa, como quer a Defesa, de cumprir sua missão. Mas com o único intuito de acumular poder.
Drag047 disse:A Defesa, no seu afã de argumentar a favor de Saruman, fez algumas confusões.
Anwel disse:Mas, pensemos um pouco: Não foi o “pobre Olórin”, junto com Aragorn que justamente caçaram, prenderam, e com certeza torturaram, se não fisicamente, mentalmente, a criatura Gollum? Podendo até ter contribuído para a desestabilização mental do mesmo? E para que estes dois, considerados heróis da TM (não sem razão), fizeram tudo isso? Para alcançar justamente o que Curumo queria: informações.
Sim senhores, informações, em ambas situações, eram indispensáveis para o sucesso, e, justamente por isso, do mesmo modo que não condenamos as ações de Olórin, ou, mesmo se não concordamos, relevamos perante as outras ações, sem dúvida maiores, devemos fazer o mesmo com Curumo. Mesmo que este tenha seqüestrado “inocentes hobbits”, que sabiam muito bem do perigo que corriam na empreitada do Anel. Pois essas pequenas ações visavam algo maior: a destruição de Sauron!
É interessante ver o jeito como a defesa faz a comparação entre Gollum e Saruman já que os dois são seres bem distintos e o que fizeram foi totalmente diferente. E só porque os dois inocentes hobbits sabiam do perigo que corriam significava que Saruman podia seqüestrá-los?
Devemos considerar que não há nenhum indício de que Gandalf ou Aragorn torturaram Gollum. Eles o interrogaram. É fato. Mas não o torturaram. Além disso, nem Gandalf nem Aragorn estão em julgamento. Mas se a Defesa levantou esse ponto, gostaríamos de responder.
Aragorn e Gandalf capturaram Gollum na luta CONTRA Sauron, e mesmo com um ser já tão, lamentavelmente, corrompido pelo Um Anel, usaram de piedade. Gandalf era um dos seres designados pelos Valar para essa luta e Aragorn agiu a seu pedido. Saruman aprisionou Gandalf depois que traiu sua missão. Por mais que a Defesa tente dizer que seu objetivo era nobre, ele já havia mostrado sua verdadeira ambição quer era se tornar o Senhor do Um Anel.
Drag047 disse:Boromir não está em julgamento, nem dizemos que ele era perfeito ou isento de culpas. Dizemos apenas que ele morreu em decorrência das ações de Saruman.
Drag047 disse:Sauron não poderia ter imposto o uso de orcs por parte de Saruman já que a “raça” de orcs que Saruman usava era diferente da de Sauron. Além disso, os orcs foram comandados por Saruman para destruir Fangorn para ter madeira nas forjas de Isengard isso foi totalmente inaceitável já que Saruman poderia obter madeira de outro jeito.
Não Senhores Jurados, não se iludam. Saruman associou-se aos orcs porque eles eram a ferramenta perfeita para seus planos cruéis. Ao usar as mesmas armas que o Inimigo, Saruman mostrou-se corrompido como ele. Ambicioso como ele. Cruel como ele.
Drag047 disse:Já que não nos fizemos entender vamos tentar explicar melhor. Saruman prendeu Gandalf e o único modo dessa ação de Saruman ser isenta de culpa é se Gandalf fosse culpado de alguma coisa. Já que Saruman prendeu injustamente Gandalf, então o culpado é Saruman.
Drag047 disse:O ataque pode até sido ordenado por Sauron, mas foi praticado por Saruman. Então não faz sentido para a Acusação dizer que Saruman atacou Rohan se não desejava isso. Ninguém que não estivesse corrompido pelo desejo de poder poderia ter, durante anos, minado a mente de um Rei, efetuado ataques com o intuito de desbaratar a força de Rohan, causar a morte do herdeiro do trono, afastar Éomer e no final realizar o grande ataque ao Forte da Trombeta.
Drag047 disse:Anwel disse:(...) Curumo não desejava, inicialmente se vingar de ninguém. Porém, o tempo passou, e o Curumo que conhecíamos definhou sozinho em sua torre vigiada.
Diante desses argumentos, nós nos perguntamos: como que sem o Um Anel não haveria vitória contra Sauron já que justamente a falta do Anel foi que destruiu Sauron? Destruir o Um Anel era na verdade a única forma de derrotar Sauron. Mas não é esse o ponto.
Como a Defesa pode alegar que Saruman inicialmente não queria se vingar de ninguém? Quando repensamos na sua ameaça velada que Saruman fez a Frodo Bolseiro quando cruzou com ele na estrada ANTES de chegar ao Condado vemos o quanto ele realmente pretendia causar dano.
Drag047 disse:Além de tudo a Defesa parece esquecer que os asseclas do Charcote já estavam no Condado muito antes de Saruman ser aprisionado. E estavam lá, destruindo, matando, roubando, prendendo, tiranizando enfim. E faziam isso cumprindo as ordens do Charcote, o que PROVA que Saruman sempre planejou destruir o Condado por puro despeito a Gandalf que amava aquela região e mais tarde por mesquinha vingança contra os hobbits.
Drag047 disse:A Defesa quer nos fazer crer que uma pessoa por ser despojada de suas posses tem o direito de atacar os outros?
Drag047 disse:Os Istari não viera a Terra Média para serem Reis, ou mesmo viverem como Reis. Vieram lutar contra isso. Saruman é que decidiu tornar-se Senhor de Isengard, e não apenas seu guardião. Foi escolha dele construir exércitos de orcs, invadir, destruir, matar, pilhar. E quando se viu privado do que não deveria ser seu, agiu com crueldade e efetivamente cometeu MAIS crimes.
A defesa entende que esta primeira fala, de submeter-se a Sauron, foi um teste realizado pelo mago branco, pra ver o que Gandalf responderia, afinal, como o cinzento descobriu logo depois, essa não era a idéia principal de Curumo. E nem nunca poderia ter sido.
Você diz, Lorde Anwel, que Saruman testou Gandalf quanto a Sauron. Mas baseia-se no quê? Seria realmente um teste, ou seria uma oferta? A linha, neste caso, é tênue, e ficaria contente se elucidasse meu pensamento.
---------
OFF: Bem, quanto à Acusação, não tive dúvidas maiores, portanto, sem perguntas.
Você diz, Lorde Anwel, que Saruman testou Gandalf quanto a Sauron. Mas baseia-se no quê? Seria realmente um teste, ou seria uma oferta? A linha, neste caso, é tênue, e ficaria contente se elucidasse meu pensamento.
Muito bem, Nobre Roger.
Analisarei sua resposta juntamente com sua queixa.
Obrigado!
Agora é aguardar a Defesa se pronunciar.
Ué? Contra Saruman...
Você diz, Lorde Anwel, que Saruman testou Gandalf quanto a Sauron. Mas baseia-se no quê? Seria realmente um teste, ou seria uma oferta? A linha, neste caso, é tênue, e ficaria contente se elucidasse meu pensamento.
Nos baseamos no fato de que, logo depois que Curumo faz essa "oferta" a Olórin, o próprio admite que sua real intenção não é se submeter a Sauron, mas sim derrotar o mesmo. Na verdade, achamos que o próprio Olórin sabia que Curumo não planejava tomar o lugar de Sauron como Senhor do Escuro, ou muito menos ser seu aliado. Na verdade, Olórin sabia das reais intenções de Curumo. Mas o mago cinzento, como é sábido, tinha um certo "medo" do Um, e usá-lo era algo para ele totalmente maligno. Foi esse o ponto que causou a discórdia entre os dois.
Acusação:
Se Curumo tivesse se oferecido para acompanhar a Comitiva, juntamente com Olórin, vocês acreditam que a Demanda do Anel teria menos riscos? Se Isengard fosse um território neutro, as coisas seriam mais fáceis? Se dentro de suas pesquisas, Curumo tivesse feito um Anel Rival, seus atos seriam vistos de forma diferente?
Acusação:
Prezado Hurin, Certamente o caminho da comitiva seria mais facil. Afinal, contaria com os conselhos de Saruman! E outra coisa, Gandalf não teria sido preso, e o portador do anel não passaria tantas dificuldades pra chegar em Valfenda.
Quanto a criação de um anel rival, seus atos tambem seriam vistos como são, afinal, tendo um anel poderia ocorrer:
Saruman com o poder do seu anel derrotar Sauron, que estava sem o dele, e depois se apoderar do Um Anel. As consequencias seriam as mesmas.
Saruman enfrentaria Sauron com o Um anel. Causaria destruição na TM, alem do que, o vencedor seria o senhor da mesma, e pelo que Curuno demostrou, esse apego dele ao poder o faria um senhor escuro.