Calma, calma...
Essa questão, apesar de ser "um simples detalhe" é muito mais antiga e complexa do que o SdA.
1) Em primeiro lugar temos o agravante da tradução para o português, logo precisamos pegar as passagens do livro na lingua original.
2)Tolkien criou os Balrogs na obra "The Book of Lost Tales" . isso foi em 1916, e nessa época os Balrogs eram uma cavalaria(!!!) , portanto não tinham asas...
E mais!! Nessa época eles não foram concebidos como Maias "desvirtuados".
3)Ainda nessa época Tolkien começou escrever trechos do que seria hoje o Silmarillion, finalizado pelo seu filho.
4) quando começou a escrever o SdA, ele queria que tivesse alguma relação com o Silmarillion, para que um eventual sucesso do primeiro o ajudasse a publicar o segundo (que era na verdade seu maior interesse).
Assim, resolveu inserir algum personagem do Silmarillion nas aventuras de Frodo e cia.
Quando ele finalmente decidiu que esse personagem seria um Balrog, ele ficou insatisfeito com a aparência que ele mesmo havia criado para eles anos antes. Assim ele começou o processo de "reformulação" dos Balrogs (aí sim como Maias)
Esses Balrogs tinham asas, um poder imenso, e eram quase invencíveis 9o que explica ele não ter preciado voar enquanto caía com Gandalf"!!
5) Nesse ponto vou citar uma passagem em inglês do SdA : "it stepped forward slowly on to the bridge, and suddenly it drew itself up to a great height, and its wings were spread from wall to wall."
6) resumindo, a controvérsia vai existir sempre, mas depois das discussões que eu já presenciei, essa explicação foi a que me pareceu mais óbvia. Existem outras que ajudam nessa análise que eu coloco aqui depois.
7)Finalmente gostaria de dizer que é apenas uma opinião minha, mas se alguém souber de coisas diferentes, vamos compartilhar aqui!!
"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."